Está aqui

I Encontro Nacional da Pessoa com deficiência visual

por Lerparaver

A Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, adiante designada por AADVDB, vem, por este meio, solicitar a divulgação possível para o seguinte:

Estamos empenhados na realização, nos dias 4,5 e 6 de Maio, do “I Encontro Nacional da Pessoa com Deficiência Visual”, no norte do País, um evento que se reveste de importância crucial dada a solidão e exclusão a que muitos deficientes visuais se encontram votados.

A deficiência visual remete para uma condição de vida geradora de profundas e extensas problemáticas afectando aqueles que dela são portadores e suas famílias.

Complexidade e problemática são consequências directas da multiplicidade de causas, de ocorrência ou aparecimento da deficiência visual. A estes factores somam-se vários efeitos e repercussões motoras, cognitivas, psicológicas e sociais, muitas vezes emergentes das conexões entre o défice sensorial e as Circunstâncias e situações psicológicas, culturais e ambientais vivenciadas por estas pessoas.

O “I Encontro Nacional da Pessoa com Deficiência Visual” pretende constituir-se como uma oportunidade de debate, partilha e análise de temas de profundo interesse e responsabilidade social e pragmática.

Programa

4 Maio de 2007, Sexta–Feira

22:00 – Recepção aos Participantes

5 Maio de 2007, Sábado

10:00 – Sessão de Abertura
10:45 – Intervalo
11:00 – 1º Painel
Moderador: Dra. Carla Fernandes – (Directora Técnica da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga)
- “Direitos e Deveres das Pessoas Cegas”– Dr. Rui Rebelo (Secretário da União das Misericórdias)
- “A Nova Lei do Arrendamento” – Alfredo Cardoso (Chefe de Gabinete da Câmara Municipal de Braga)
- “Empregabilidade” – Dr. António Ribeiro (Director do Centro de Emprego de Fafe)

12:30 – Debate

13:00 – Almoço

15:30 – 2º Painel

Moderador: Dra. Sandra Vieira – (Técnica Superior de Educação/ Animadora Sócio - Cultural)
- “As Acessibilidades e a Pessoa com Deficiência Visual “– Dr. João Costa (Técnico Superior de Motricidade Humana/ Educação
Especial e Reabilitação)
- “Ajudas Técnicas e Mecanismos de Apoio Social” – Eng. Cristina Crisóstomo (Centro de Reabilitação Profissional de Vila Nova de Gaia)
- “ Politicas de Habilitação, Reabilitação, Integração e Participação das pessoas com Deficiência e o Ano Europeu para a Igualdade de Oportunidades para Todos” – Dr.ª Luísa Portugal (Secretária Nacional da Reabilitação)

17:30 – Debate

20.00 – Jantar Convívio

6 Maio de 2007, Domingo

09:00 – 10:30 - Jogos de Goalball
10:30 – 11:30 – Missa

12:30 – Almoço

14.30 – Sessão de Encerramento

Observação: as individualidades que estarão presentes nas sessões solenes de abertura e de encerramento ainda não confirmaram as suas disponibilidades.

Deixamos contacto para esclarecimentos adicionais (Dr.ª Sandra Vieira – 964726660 ou Dr.ª Raquel Silva – 966748414).
Atempadamente enviaremos convite.

Agradecemos toda a atenção que este nosso pedido vos possa merecer.

Respeitosamente,
A psicóloga,
(Dr.ª Raquel Silva)