Está aqui

Exposição para cegos, "Tocar, Sentir e Imaginar..." no IPJ em Coimbra

por nunogaspar

Coimbra, 22 de Maio de 2009

Venham comemorar o Dia da Criança, 1 de Junho, com uma visita a uma exposição onde é obrigatório fechar os olhos, Tocar as telas, Sentir os desenhos e Imaginar o que representam…”

A Exposição “Tocar, Sentir e Imaginar…” voltou para Coimbra, nomeadamente para o Instituto Português da Juventude (IPJ) de 1 a 18 de Junho, depois de ter passado pelo Centro de Congressos de Lisboa a convite do Lions Clube da Cova da Beira e do Clube de Coimbra para acompanhar a XL CONVENÇÃO LIONS. Este projecto já esteve igualmente patente no CoimbraShopping e Serra Shopping de 16 a 26 de Abril
Podem visitar-nos de 2ª a 6ª feira, das 09h00 às 20h00, na Rua Pedro Monteiro, Coimbra .

Os trabalhos expostos resultaram do esforço partilhado entre o Departamento de Educação Visual do Colégio de São José da cidade de Coimbra, na pessoa do Professor Nuno Gaspar, e a Disciplina de Educação Visual e Tecnológica do Agrupamento de Escolas Pêro de Covilhã, na pessoa da Professora Fernanda Marques. As turmas envolvidas foram o 8.º ano do Colégio de São José e o 5.º ano (5º03, 5º04, 5º05, 5º06) da Pêro de Covilhã.

O tema do projecto intitula-se “Tocar, Sentir e Imaginar…”, sendo que a proposta de trabalho feita aos alunos passou pela criação de telas com texturas, para serem apreciadas por todas as pessoas, visuais ou invisuais e desta forma permitir uma igualdade entre indivíduos e o despertar de consciências para a aceitação da diferença. Assim, colocaram-se os intervenientes em contacto com uma realidade diferente, com sensações e limitações que desconhecem, possibilitando, desta forma, uma melhor formação com vista a uma igualdade entre todos.
Para os que ainda não conseguiram ver o projecto, poderão visualizar informações adicionais no blog: http://tocarsentirimaginar.blogspot.com/

Os Professores dinamizadores agradecem toda a disponibilidade vinda da alma dos mais variados elementos e instituições que nos ajudaram neste projecto.

Devido ao valor inerente dos trabalhos expostos e da causa que se defende, os alunos e professores agradecem o muito honrado convite e consequente possibilidade de expor no IPJ da mesma forma que agradecemos todas as visitas e divulgações possíveis deste projecto.

Para poder “apreciar” é pois imperativo que:
“TOQUE, SINTA E IMAGINE…”

A Todos O Nosso Bem-haja!

Coimbra, 22 de Maio de 2009
Docentes responsáveis
Nuno Gaspar 916789263
(Colégio de São José)
Fernanda Marques
(Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã)

AnexoTamanho
IPJ convite.JPG23.48 KB