Está aqui

Encontro Nacional reúne cerca de 200 invisuais

por Lerparaver

por Vera Batista Martins

No próximo fim-de-semana, o ISAVE acolhe o encontro promovido pela Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga.

“Os olhos não se turvam se a razão os guiar”.

O primeiro Encontro Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, que vai decorrer entre os dias 5 e 6 de Maio, aguarda a presença de 200 pessoas, na sua grande maioria, invisuais. Os números foram apontontados, ontem, por Domingos Silva, presidente da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga (AADVDB), a entidade promotora do evento.

Esta é a primeira iniciativa do género levada a efeito pela AADVDB no concelho da Póvoa de Lanhoso, um evento que é esperado “com grande expectativa”, reve-lou ao Correio do Minho Domingos Silva. O encontro que arranca oficialmente no sábado vai contar com a presença de Idália Moniz, Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação. O I Encontro Nacional integra vários painéis, dos quais se destacam ‘Os Direitos e Deveres das Pessoas Cegas’, ‘A Nova Lei do Arrendamento’ e a Empregabilidade’.

Relativamente a esta temática, o presidente da associação realçou que, “há dificuldades no país e no distrito mas, temos que louvar o trabalho de algumas entidades”, que deram uma oportunidade aos cegos. O próximo passo da associação de apoio aos invisuais “é integrar as pessoas no mundo do trabalho”.

O Encontro Nacional da Pessoa com Deficiência Visual pretende “discutir oportunidades para os invisuais”, uma “integração” que será feita “através do acesso a novas participações cívicas”, destacou Rui Rebelo, vice-presidente da Assembleia-geral da AADVDB. “A Câmara está disposta a dar apoio”, disse o autarca Manuel Baptista. A iniciativa é apoiada pelo Banco de Voluntariado, ISAVE, Residência Universitária, Câmara da Póvoa de Lanhoso, Cruz Vermelha de Braga, Santa Casa da Misericórdia e pela Casa de Trabalho da Fontarcada.

Fonte: http://www.correiodominho.com/noticias.php?&IDTema=8&IDNoticia=27864