Está aqui

Conceito de película permitiria usar a linguagem braille no iPad

por Lerparaver

A tendência dos gadgets eletrônicos é que todas as telas sejam sensíveis ao toque e, por mais que ela seja sensacional para a maioria dos usuários, há uma parcela significativa dos consumidores que acaba ficando de fora. Os deficientes visuais podem recorrer ao Voice Over se quiserem usar os produtos da Apple, mas seria muito bom se tivessem mais opções.

O iSense é um conceito de película divulgada pelo site Dvice (http://dvice.com/archives/2011/05/isense.php) e tornaria o iPad em uma grande tela sensível ao toque literalmente.

Segundo o vídeo explicativo, o iSense seria colocado sobre o tablet e feito de material que responde à luz, criando texturas físicas na película. Dessa forma, seria possível converter textos em braille ou gráficos em relevos.

Quem sabe alguma empresa não se inspira e comece a fabricar um produto semelhante? Um vídeo mostrando como a película funcionaria pode ser visto no Vimeo, pela URL encurtada http://bit.ly/iZTRE5.

fonte: http://bianca.geek.com.br/posts/15976-conceito-de-pelicula-permitiria-us...

Comentários

Olá!

Não percebi lá muito bem como funcionava o dispositivo, mas deve ser outro grande avanço na autonomia das pessoas cegas e amblíopes, e não esquecendo as que são surdocegas! Pois se o Isense converte a informação em Braille, será, sem dúvida, um aparelho pensado para todos, bastante útil para quem só tem o sentido das mãos.

Eu sou surdocego e a minha companheira é amblíope e, quando vamos às compras, esbarramos com algumas dificuldades. Quase não há produtos com Braille, mas já era de esperar. Depois há aquela lacuna de os preços e a validade dos produtos não estarem em relevo nem em ampliado. Mas, enfim, desenrascamo-nos bem, pois formamos uma dupla perfeita. Eu sou capaz de reconhecer muitos dos produtos, não só pelo toque, mas também pelo odor que deles emana. E dou graças a Deus por isso, e sobretudo porque sou muito feliz com a Céu e ela faz-me olhar para o lado positivo da vida.

No entanto, todas as iniciativas tecnológicas são bem-vindas, pois aumentam a esperança de termos uma melhor qualidade de vida e dignidade.

O mais triste é que este aparelho pode ser muito caro, e num tempo de crise como este, só quem é um privilegiado poderá usufruir de tal tecnologia...