Está aqui

Cães para guias de deficientes visuais vão ser treinados na cidade de Caxito

por Lerparaver

A Associação de Pessoas com Deficiência TCHIWA vai desenvolver, em Maio, na cidade de Caxito, um projecto de treinamento de cães guias para pessoas com deficiência visual, disse ontem, ao Jornal de Angola, o presidente da agremiação.

Valeriano David afirmou que o projecto, primeiro do género em Angola, é de âmbito nacional e vai ter a duração de cinco anos. Numa primeira fase, referiu, dispor de 50 cães importados do Brasil.

Para a concretização do projecto, a associação vai contar com o apoio de uma Organização Não Governamental brasileira que lida com deficientes visuais.
A TCHIWA vai, também, promover a defesa dos direitos e igualdade de oportunidades das crianças com deficiência, criando, na província do Bengo, o Centro de Formação Profissional para Crianças Deficientes.

A associação já promoveu outros projectos, como o registo de crianças com deficiência, doação de sangue numa das unidades hospitalares de Luanda, exposição de artes plásticas de crianças deficientes e o Combwessa, que consiste na revenda de refrigerantes.

Fundada em Setembro de 1997, a TCHIWA que em umbundu significa “bom”, tem também como objectivo promover acções que visam o desenvolvimento das políticas existentes na área de educação, saúde e na plena reabilitação da criança portadora de deficiência.

Promover o desenvolvimento da linguagem gesticulada, actividades culturais e eventos desportivos com crianças portadoras de deficiência são outros objectivos da organização.

Dotar as crianças portadoras de deficiência de formação e meios que possibilitem o seu desenvolvimento no seio da família e da comunidade e a inclusão da deficiência nos Programas Estratégicos de redução da pobreza fazem igualmente parte dos objectivos da TCHIWA. Membro da Organização Mundial dos Deficientes (DPI), da Federação de Deficientes da África Sub-sahariana (SAFOD), a TCHIWA é fundadora do Fórum da Organização de Deficientes da CPLP e da Federação das Associações de Pessoas com Deficiência (FAPED).

Fonte: http://jornaldeangola.sapo.ao/18/0/caes_para_guias_de_deficientes_visuai...

Comentários

Eu Fortunato Dias sou ambliupo, e asserca da noticia sobre os cãins guias em Angola, acho uma iniciativa bastante boua. Pois eu acho que todos taiem direito as oportunidades que o mundo nos oferece. Quero comprimentar e desejar sorte para esta iniciativa, muintos parabens e que concigam levar isto para afrente. sem mais assunto com os maiores comprimentos Fortunato Dias.

parabens a esta associaçao pelo trabalho meritorio que esta a desenvolver com as crianças deficientes em Angola e tambempelo projecto de treino de caes guia para cegos.