Está aqui

Brisa e Peugeot lideram na acessibilidade online em Portugal

por Lerparaver

A Brisa e a Peugeot foram identificadas como as melhores empresas no que diz respeito à acessibilidade Web, num estudo agora divulgado que analisou mais de 800 sites, entre as 1.000 maiores empresas portuguesas.

As páginas Web da Brisa foram eleitas as mais acessíveis, tendo por base as directrizes de acessibilidade 1.0 do World Wide Web Consortium (W3C), denominadas WCAG 1.0.

Neste grupo, o relatório mostra uma evolução positiva face à análise anterior, realizada em 2009, com o número de sites que respeitam o nível de regras de acessibilidade mais baixo (A) a mais que duplicarem, passando de 73 para 155.

Nos restantes níveis de acessibilidade, o número de empresas aumentou de uma em para quatro, e em 2010 foi possível identificar um site com o nível máximo de conformidade (AAA).

A Peugeot, por sua vez, lidera nos critérios de análise relativos à versão mais recente do conjunto de regras instituídas pelo W3C, denominado WCAG 2.0, existente desde 2008.

Com base neste critério, o estudo refere que apenas duas das 808 empresas avaliadas apresentavam um site desenvolvido de forma a cumprir toas as normas WCAG 2.0 de nível A. Verifica-se também que nenhum sítio Web se encontra de acordo com o nível de acessibilidade AA, e que apenas um site cumpre com o nível de acessibilidade AAA.

75% dos sites da AP acessíveis
Tendo por base a acessibilidade Web da Administração Pública Central, um outro estudo, cujos resultados foram apresentados em simultâneo com os dados da APDSI, mostra que 75% dos sites dos organismos governamentais cumpriam com as normas WCAG 1.0 de nível A e 2010.

O relatório, promovido pela UMIC, mostra uma evolução positiva face à análise anterior, relativa a 2008, em que 70% dos sites da AP respeitaria as regras de acessibilidade.

Recorde-se que já esta semana tinha sido divulgado um estudo que coloca Portugal entre os melhores da ONU na acessibilidade aos sites governamentais.

"A situação em Portugal, comparada com outros países é bastante boa. Talvez porque a preocupação com a acessibilidade exista desde o primeiro momento" referiu Luís Magalhães, presidente da UMIC, durante a apresentação dos resultados, acrescentando que é necessário continuar a perseguir esse esforço, "de modo a assegurar a sustentabilidade desses níveis".

Fonte: http://tek.sapo.pt/noticias/internet/brisa_e_peugeot_lideram_na_acessibi...

Comentários

Olá !

Esta notícia está de certo modo relacionada com a minha há pouco tempo
http://www.lerparaver.com/node/10389

Mas será bem assim, como diz na notícia ??

O Website da Brisa até é bem acessível, já o da Peaugeot apresenta graves erros de acessibilidade: as imagens não têm texto alternativo, inexistência de atalhos e teclado ... no total são 13 erros de acessibilidade q acusa no hera
http://www.sidar.org/hera/index.php.pt?id=1428223&pr=3&re=3

Ainda assim acham q é acessível, não, claro q não !
Infelizmente, a grande parte deles, põe o carimbo / simbolo de acessibilidade para dar boa imagem, mas na prática deixa muito a desejar !
Por outro lado, desenvolver págs acessíveis à parte não é de todo a melhor opção !

Cada vez é mais urgente, pensar-se em design acessível ... !
A acessibilidade deve ser encarada como um bem necessário para a empresa, e como um grande benefício, em vez de pensar q a acessibilidade é só prós cegos ... puro disparate, pois a acessibilidade beneficia a todos, inclusivé na indexação nos motores de pesquisa !

Mas, se houve melhorias significativas nesta questão, há ainda um longo caminho a percorrer !
Abraços,
Filipe

Não tenho necessidades especiais nem ninguém das minhas relações próximas o tem, mas o tema da acessibilidade motiva o meu interesse já há algum tempo e assim tenho desenvolvido trabalho (voluntário) na área de acessibilidade na Web.
Tenho utilizado o meu site pessoal sobre voltas de bicicleta (www.bicicletando.com) como laboratório tendo conseguido em 2009 publicar todo site de acordo com o nível 3 da WCAG em todas as páginas do site. Nesse processo de aquisição de conhecimentos e busca de boas práticas infelizmente encontrei sobretudo más práticas tendo no entanto aprendido muito.
Como resultado da conformidade do site foi-me possível verificar que os motores de busca passaram indexa-lo mais frequentemente e assim o site começou a aparecer com maior frequência nas primeiras páginas de resultados das pesquisas. O que para um site temático sem fins lucrativos, sem publicidade e sem campanhas de marketing e com um público muito específico é deveras interessante.
Exemplo: as palavras "acessibilidade conformidade" no Google devolvem o site do bicicletando na primeira página ou mesmo em primeiro, mesmo não sendo esta a temática do site. Outras combinações aparentemente não relacionadas com o tema têm o mesmo efeito.
Entretanto, no final de 2009 foi publicada a versão 2 da WCAG. Reiniciei o processo e ao longo de 2010 consegui atingir AAA da WCAG 2 também para todas as 70 páginas à data.
Tenho no site uma página dedicada à acessibilidade (http://www.bicicletando.com/dica/Acessibilidade.php) onde listo as ferramentas utilizadas para validação da conformidade que podem servir de referência a outros interessados e naturalmente para testar o próprio site.
O site tem todas as funcionalidades e grafismos que se esperaria de um qualquer site mantendo no entanto a conformidade e acessibilidade, o que deita por terra o mito de que um site acessível não pode ser bonito e funcional.
Tenho defendido junto das mais diversas entidades públicas e privadas qual a vantagem de conformidade para além da responsabilidade social. O meu argumento baseia-se na semelhança entre os motores de busca e os cegos, ambos não vêm grafismos nem utilizam rato. Ambos necessitam apenas de uma formatação correcta e conforme para obterem os conteúdos desejados. Naturalmente que a acessibilidade aos conteúdos promove a satisfação (ranking) de quem os visita.
Se visto numa perspectiva de negócio é exactamente isso que se pretende, os motores de busca são o principal modo de encontra qualquer coisa na net e são grátis. Basta assim cumprir as normas e eles fazem o trabalho por nós sem necessidade de recorre a campanhas de milhões de resultados muitas vezes não comprováveis.
Tentando contribuir para uma Web acessível,
Atenciosamente
Paulo da Silva

Olá Paulo !

Parabéns ! loool
Desenvolveste um site bem fixe e bastante acessível, atractivo, interactivo e tudo, gostei ! loool
Ainda bem q tavas sensibilizado para a acessibilidade web ! loool

Pois é, com a acessibilidade todos ganham: as páginas são mais indexadas nos motores de pesquisa, ganha a pessoa normal, o DV, pessoas deficientes com necessidades especiais, maior visibilidade, menor possibilidade de ser bloqueado pelo browser .... !

Eu tenho um blog cá no lerparaver, já com bastantes artigos sobre a acessibilidade, se quiseres podes aceder ao link
http://www.lerparaver.com/blog/680

Abraços