Está aqui

Brasil - Feira facilita contratação de deficientes

por Lerparaver

Banco Real, Unibanco, IBM, HSBC, HP, EDS e Proativa RH são algumas das empresas que participarão da VI Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, com o intuito de contratar profissionais com deficiências. A Reatech, uma parceria entre o Grupo Cipa Feiras & Congressos e a Revista Nacional da Reabilitação, ocorre entre os dias 12 e 15 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Muitas empresas procuram profissionais com deficiência para atender às exigências impostas pela Lei 8.213/91, cujo texto trata dos Planos de Benefícios da Previdência Social e estabelece que empresas com mais de 100 funcionários empreguem 2% de pessoas com deficiência ou beneficiários da previdência reabilitados; 3% em empresas de 200 a 500 funcionários; 4% em empresas entre 500 até 1.000 funcionários e 5% acima de 1.000.

No ano passado, as companhias participantes da feira reuniram mais de dois mil cadastros de profissionais interessados nas vagas oferecidas. “A chance de ingressar no mercado de trabalho é fundamental para a inclusão social da pessoa com deficiência. Este ano a feira irá oferecer cerca de cinco mil vagas”, explica José Roberto Sevieri, presidente do Grupo CIPA.

Algumas oportunidades

Participando pela primeira vez do evento, a IBM espera contratar profissionais com deficiência para todas as regiões do País, especialmente São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. As vagas são para estagiários e profissionais das áreas administrativas, técnicas e gerenciais, no entanto, a empresa não oferece vagas exclusivas para esse público. Os candidatos são selecionados de acordo com o perfil e devem concorrer exatamente segundo os mesmos critérios que todos os outros. A empresa já conta com profissionais portadores de deficiências auditivas, visuais e motoras e mantém estrutura acessível nos prédios para garantir a locomoção e o bem-estar dos empregados.

O HSBC seleciona 300 pessoas com deficiência, com experiência ou não, e oferece treinamento durante oito meses, sendo cinco meses de aulas teóricas e mais três meses de prática, no local de trabalho. Durante o treinamento os profissionais recebem salários e benefícios, cerca de metade deles são efetivados pela empresa, enquanto a outra parte segue com qualificação e treinamento para ocupar seu espaço no mercado de trabalho.

A Consultoria Proativa RH funciona como representante de outras empresas e busca na Reatech funcionários para preencher vagas em diversos cargos, inclusive em multinacionais. “A intenção é conseguir profissionais qualificados para os processos já abertos e também cadastrar pessoas para futuros contatos, já que a busca das empresas por elas é constante”, comenta Luiz Felipe Angulo Filho, responsável pelo marketing da empresa.

A feira terá entrada e transporte gratuitos, de ida e volta, saindo do Metrô Jabaquara, na Rua Nelson Fernandes.

Serviço:

Evento: VI Reatech

Local: Centro de Exposições Imigrantes - Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 - São Paulo (SP)

Data: de 12 a 15 de Abril

Horário: quinta das 13h às 21h; sábado e domingo das 10h às 19h

Informações:
www.reatech.tmp.br ou pelo telefone (11) 5585-4355

Fonte: http://www.consumidormoderno.com.br