Está aqui

Brasil - Bancos instalam caixas eletrônicos para cegos

por Lerparaver

piso tátil – emborrachado e com saliências – auxilia no caminho até o caixa

Jansle Appel Junior
jansle@gazetadosul.com.br

A acessibilidade é preocupação cada vez maior entre as empresas brasileiras. Em Santa Cruz do Sul, dois bancos já apostaram em investimentos para atrair e garantir o acesso facilitado a deficientes visuais. As agências do Bradesco e Itaú no Centro instalaram caixas eletrônicos com sistema diferenciado para cegos.

As máquinas contam com conexão para fone de ouvido e podem conversar com o cliente por meio de um banco de frases pré-programadas. Com o fone, o cego é guiado por uma voz eletrônica, que o orienta a pressionar os botões de acordo com a operação que necessita e recolher comprovantes e dinheiro.

O sistema tem um controle de segurança para que só o usuário tenha acesso às informações. No momento em que o fone de ouvido é conectado, a tela do caixa eletrônico escurece, protegendo, desta forma, dados sigilosos como número da conta e senhas.

O tato também é um sentido importante para a utilização do equipamento. Da entrada da área de auto-atendimento até o caixa especial o cego é guiado por um piso tátil, emborrachado e com pequenas saliências. Já o teclado possui inscrições em braile.

A deficiente visual Mara Oliveira, uma das fundadoras da Associação Santa-cruzense de Deficientes Visuais (ASDV), foi a primeira a experimentar o sistema. E aprovou. Conta que a adaptação foi fácil e resolveu um dos problemas que encontrava até então, de não poder entrar nas agências após o horário comercial. Agora, o sistema permite que ela utilize os caixas até o fechamento das unidades de auto-atendimento. “Acredito que a iniciativa das duas agências possa estimular outros bancos e demais estabelecimentos comerciais a pensarem mais sobre a acessibilidade”, afirma”.

Fonte: http://www.gazetadosul.com.br/default.php?arquivo=_noticia.php&intIdCont...