Está aqui

Brasil amplia conquistas no Mundial Paraolímpico de Atletismo

por Lerparaver

No penúltimo dia de competições do Mundial Paraolímpico de Atletismo, na Holanda, mais medalhas foram conquistadas para o Brasil. Agora são 22, no total.

Foram duas de ouro, com Odair Santos e Terezinha Guilhermino, três de prata, com Antonio Delfino, Pedro César e o revezamento 4X100, e mais três bronzes, com Ádria Santos, Carlos Bartô e Pedro César novamente.

Odair Santos ganhou os 1500m da classe T12 para atletas com baixa visão. A vitória teve um gosto especial, com recorde mundial. O brasileiro completou a prova em 3m50s66, quebrando o recorde anterior do tunisiano Maher Bouallegue, de 3m51s09.

"Foi maravilhoso, não tenho palavras para descrever a emoção de ganhar uma medalha no Mundial, ainda mais na primeira vez em que eu participo. Foi uma prova difícil, os espanhóis ditaram o ritmo, saíram muito forte, mas eu consegui acompanhar", comemorou Odair, que deixou para trás os irmãos espanhóis Abel e Ignacio Ávila, 3m52s49 e 3m56s38, respectivamente.

A segunda medalha de ouro veio dos 200m para cegas. Foram precisos 26s32 para Terezinha Guilhermino vencer a prova. Na outra raia, a brasileira Ádria Santos garantiu o bronze com o tempo de 26s46. A chinesa Wu Chunmiao ficou com a prata, a apenas alguns milésimos de segundos da primeira colocada.

"É o meu sonho, desde que eu pisei na pista eu queria ser a melhor do mundo. Depois de seis anos aconteceu: hoje eu sou a melhor do mundo", disse Terezinha.

E emoção também não faltou no revezamento 4x100 para deficientes visuais. Felipe Gomes, André Garcia, Lucas Prado e Julio César fizeram uma final disputada contra portugueses, espanhóis e alemães. A vitória apertada dos portugueses, com apenas quatro centésimos de vantagem, não tirou o brilho da prata brasileira.

Pedro César garantiu mais duas medalhas para o Brasil: a prata nos 400m e o bronze nos 100m para atletas com baixa visão. Antonio Delfino correu a última prova do dia e chegou em segundo nos 100m da classe T46, com o tempo de 11s23. O australiano Hetah Francis venceu a prova com 11s15.

Aurélio Guedes, Tito Sena e Alex Mendonça participam amanhã da maratona, prova que encerra o Mundial Paraolímpico de Atletismo. Os atletas vão percorrer 42km pelas ruas de Assen e esperam um bom resultado.

O Brasil conquistou até agora 22 medalhas, três de ouro, dez de prata e nove de bronze, e 16 vagas para a próxima paraolimpíada com o quarto lugar de Suely Guimarães no lançamento de disco, de Emicarlo Souza nos 400m, de Edson Pinheiro nos 100m, de Vanderson Alves no arremesso de peso e de Moisés Vicente Neto nos 5000m para atletas com comprometimento de membro superior.

Fonte: http://esporte.uol.com.br/outros/ultimas/2006/09/09/ult65u2381.jhtm