Está aqui

Almada sensibiliza jovens para a inclusão social

por Norberto Sousa

Almada – “Acessibilidade e Mobilidade para Todos” é o tema comum aos quatro concursos – web rádio, spot promocional, fotografia e de ideias – lançados pela Câmara Municipal de Almada, dirigidos aos estudantes do concelho.

Com o objetivo de sensibilizar os alunos do ensino secundário para as dificuldades que se colocam às pessoas com mobilidade condicionada, nas suas autonomias, relações e inserção na comunidade, a Câmara Municipal promove quatro concursos subordinados ao tema “Acessibilidade e Mobilidade para Todos”.

Esta campanha de sensibilização escolar integra o Plano Municipal de Promoção das Acessibilidades do Concelho de Almada, iniciado em 2011.

A iniciativa lançada pela autarquia propõe que os jovens identifiquem nos projetos apresentados alguns exemplos de barreiras arquitetónicas, culturais, comunicacionais, psicológicas, entre outras, e introduzam um pensamento estratégico, quer quanto às condições de circulação e vivência na e da cidade, quer quanto às condições e potencialidades de inclusão.

Os alunos do secundário poderão desenvolver, até 28 de março, um programa de web rádio (rádio via Internet), com uma duração entre 30 e 60 minutos, uma fotografia a cores ou um spot promocional, com 30 a 60 segundos, de acordo com os diferentes concursos criativos.

Há ainda o concurso de ideias “Acessibilidade no Edificado e Espaço Público”, no qual os candidatos deverão realizar, até 30 de abril, uma análise e a proposta de solução dos problemas identificados em relação às Casas Municipais da Juventude de Cacilhas – Ponto de Encontro e Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro – Laranjeiro e respetivo espaço envolvente.

As condições de participação nos concursos estão disponíveis em www.m-almada.pt/cidadeeducadora. Os vencedores e os respetivos trabalhos serão conhecidos até julho, durante a sessão de encerramento do Plano Municipal de Promoção das Acessibilidades.

Fonte:
Por Virginia Galvan - 11 Março 2013
http://local.pt/almada-sensibiliza-jovens-para-a-inclusao-social/