Está aqui

Almada acolhe demonstração de Judo para Cegos

por Lerparaver

A Taça do Mundo Feminina de Judo, que irá ter lugar no próximo fim-de-semana, no Complexo Municipal de Almada, irá contar com uma demonstração da modalidade, para atletas cegos e amblíopes, dinamizada pelo Judo Clube de Sintra, a decorrer no domingo, pelas 14h30m.

A demonstração irá ter a duração de nove minutos e a presença de 16 judocas, 7 cegos ou amblíopes e 9 normovisuais.

O Mestre Fernando Seabra, treinador da classe de judo adaptado no Judo Clube de Sintra e um dos grandes dinamizadores desta vertente da modalidade, realçou a importância desta demonstração, afirmando que "Para além desta ser uma forma de divulgar a modalidade para cidadãos com deficiência, temos como objectivo demonstrar a sua capacidade de inclusão plena nas classes de judo e proporcionar um espectáculo agradável para os espectadores, contribuindo para mais um sucesso desportivo da Federação Portuguesa de Judo na presente Taça do Mundo Feminina".

O Mestre Fernando Seabra salientou, igualmente, os benefícios que a modalidade poderá trazer a estes atletas. "O judo encerra grandes potencialidades para a prática por atletas cegos e amblíopes, em virtude do contacto físico quase permanente, em que o tacto, a audição e, sobretudo, a percepção do movimento, das acções e reacções, esbatem de sobremaneira a falta do sentido da visão", acrescentando também que "Queremos demonstrar a segurança e a autonomia que a prática do judo inculca nos cidadãos cegos e amblíopes e fazer notar o prazer e o divertimento que se pode retirar da prática do desporto em geral e do judo em particular, comungando simultaneamente dos princípios que enformam a modalidade: amizade, auto-controlo, cortesia, coragem, honra, modéstia e sinceridade".

Judocas presentes na Demonstração:

Judocas cegos ou amblíopes Judocas normovisuais

1. Carlos Diniz 2. Rui Aparício 3. António Pessoa 4. Pedro Gonçalves 5. Elisabete Nunes 6. Miguel Silva 7. Ulisses Silva 8. Ricardo Valentim 9. Sérgio Eleutério 10. Ricardo Marques 11. Sérgio Neves 12. Pedro Fonseca 13. Luís David 14. Jerónimo Ferreira 15. Manuel Costa e Oliveira 16. Fernando Seabra

Fonte: http://www.ojogo.pt/Directo/NoticiaHora_judoalmadademonstracao_040609_14...