Está aqui

12 de Junho - às 21h - Audiodescrição da Emissão em directo na RTP das Marchas Populares de Lisboa

por Norberto Sousa

para além das audiodescrições em espectáculos de teatro e espaços museológicos, este mês iremos também fazer a audiodescrição da Emissão em directo na RTP das Marchas Populares de Lisboa, a partir das 21h.
Envio a explicação de como aceder a ela a partir da sua box da televisão. Esta informação foi-me cedida pela RTP e conta no site da Acapo e foi a forma como no passado mês de Março foi disponibilizada a audiodescrição do Festival da Canção.

Passos para conseguir aceder à audiodescrição:
No caso da MEO: Em primeiro lugar pressione no segundo botão da direita para a esquerda da última fila de botões do comando para aceder ao “menu”. Seguidamente prima três vezes no círculo do joystick na seta para baixo entrando em “idiomas”, e depois carregue no botão do centro do joystick, que funciona como “enter” para selecionar a opção. Posteriormente prima uma vez mais na seta para baixo e volte a carregar no botão central do joystick para ativar a funcionalidade “audiodescrição”.
No caso da Vodafone: Prima no botão central da fila de botões que está imediatamente abaixo do joystick do comando selecionando a opção “menu”. Seguidamente pressione no círculo do joystick na seta para baixo quatro vezes até “idiomas”. Posteriormente carregue no botão central do joystick para ativar a opção. Depois prima novamente uma vez para baixo na seta do joystick e pressione o botão central do mesmo para ativar a funcionalidade “audiodescrição”.
No caso da NOS: pressione uma vez no botão central do joystick do comando para ativar o “menu”. Ainda no joystick, prima duas vezes a seta para baixo, para selecionar a opção “Idiomas”, carregando depois no botão central para entrar. Dentro do menu “idiomas”, pressione uma vez na seta para a direita para seleccionar a opção “Audiodescrição”, a qual ficará ativa assim que carregar novamente na tecla central do joystick.
Se estes passos foram todos dados corretamente, acabou de selecionar o canal de som dedicado à audiodescrição na RTP. (Esta informação foi disponibilizada pela RTP e está divulgada no site da Acapo)

Fonte:
Divulgação Ar Produções