Oi !!
Há uns tempos eu tive umas conversas com um grande amigo meu, cujo nome não vou revelar, e por acaso calhamos de falar sobre a sexualidade e percebi-me que existem bastantes dificuldades por parte dos cegos em relacção à sexualidade ... e isso deixou-me curioso e sensível a esse problema ... !! lol
Encontrei dois videos fixes no youtube sobre sexualidade: o primeiro sobre sexualidade na deficiência e, o segundo sobre perservativos e métodos contraceptivos
http://www.youtube.com/watch?v=DvsiPXVuVYs
http://www.youtube.com/watch?v=6TZAef7-zE0&feature=related
Um trecho do livro "Sexualidade de cegos"
... "Diante dessa realidade, são inúmeras as barreiras a serem ultrapassadas pela pessoa cega, desde a mais tenra idade. O referencial de cognição da pessoa cega centraliza-se, particularmente, na percepção auditiva, tátil, olfativa, fato que não recebeu, ainda, a devida atenção das políticas educacionais, dos meios de comunicação e da sociedade como um todo." ...
http://www.toquefeminino.com.br/artigos/sexo/sexo_62.php
Mais um trecho interessante ...
... "A minha postura ao apresentar este texto sobre o Sentido da Sexualidade Humana é muito parecida com uma antiga história sobre quatro homens cegos colocados ao redor de um elefante, apalpando diferentes partes do animal. Na tentativa de descrever a criatura que eles estavam passando a conhecer pelo sentir de seu tato. “O elefante é como uma parede” declarou o primeiro, que apalpava a lateral do animal. “Não”, exclamou o outro que apalpava uma de suas patas, “o elefante é como uma árvore”. “Negativo”, exclamou o que tocava às orelhas do animal; “o elefante é como um abano”; “o elefante é como uma cobra!”, exclamou aquele que tinha o rabo do elefante em suas mãos." ...
http://viapedagogica.com.br/artigos/o-sentido-da-sexualidade-humana/
Mais uns textos instructivos, q vale a pena ver ....
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/eneas-canhadas/o-que-eh-sexual...
http://www.mundojovem.com.br/artigo-prazer-responsabilidade.php
http://www.saudenainternet.com.br/portal_saude/as-cognicoes-e-a-sexualid...
Agora eu levanto umas questões, sem qq malícia, para reflexão:
Nós os normovisuais vemos a outra pessoa e isso facilita imenso a relacção sexual e dá-nos alguma orientação ... !! lol
E através de filmes eróticos e não só, conseguimos perceber como é q se faz sexo ... ter excitação ... !!
E os cegos ?? Será q sabem fazer sexo ??
Que sentidos é q usam para o fazer ??
Será q os cegos, em geral, precisam de formação sobre a sexualidade (como agir, ...) ??
Mas não nos podemos esqueçer da afectividade ... !! lol
Relação sexual, num casal que se amam é simplesmente normal, é um complemento .. !!
Costuma-se dizer:
"Amor com sexo é normal, e sexo sem amor é animal"
Acham q a sexualidade deve tar sempre aliada ao amor ??
Há quem use a expressão: - vamos fazer amor ??
Concordam com esta expressão ??
Eu pessoalmente não concordo, é misturar as coisas ... !!
Será q os sites eróticos, já são mais acessíveis ??
Bom, acho q já temos um bom leque de perguntas para reflexão ... !! lol



Comentários
A sexualidade e a timidez
Submetido em Sexta, 30/05/2008 - 12:31 por anónimo (Utilizador não registado)Olá Filipe!
Antes de mais, peço desculpa por só agora responder ao teu post tão brilhantemente colocado aqui, e dou também os parabéns pelas respostas que já teve, as quais serviram para reforçar cada vez mais, cá dentro, os pensamentos que tenho em relação a este assunto.
Como disse alguém, cada caso é um caso e, falando um pouco no meu, posso dizer o seguinte:
os meus pais eram muito reservados comigo sobre este assunto e nunca tive ninguém da minha família que se disponibilizasse a conversar sobre o mesmo; nem os professores do São Manuel, escola onde andei, parece que também não! Olhando para trás, chego à conclusão que, talvez devido a esse facto é que, muitas vezes, de forma tímida mas insistente, é que, quando estava ao pé de uma rapariga/mulher sensual me aproximava, encostando-me a ela, como se uma envolvência se tratasse. Só comecei a deixar de ter essa mania quando andei no Centro Nossa Senhora dos Anjos, em Lisboa, onde tive oportunidade de me envolver, ainda que de forma indirecta, com alguém. Com o tempo as coisas mudaram, felizmente, para melhor, e hoje namoro e amo a minha mulher.
Um abraço para ti, deste teu amigo.
obrigado
Submetido em Segunda, 02/06/2008 - 10:28 por jfilipeOlá !!
O teu comentário está anónimo, por isso não faço a menor ideia de quem és, só sei pelo teu post q és rapaz !! looool
De qualquer modo obrigado por teres comentado neste espaço !! loooool
É, de início, quase que era preciso um saca rolhas, ou um saca comentários, pra alguém comentar !! loooool
Mas depois as coisas fluiram naturalmente, e tenho todos estes comentários !! looooool
De facto, há determinados temas mais sensíveis como este, que são muito pouco abordados, porque por vezes não nos sentimos muito à vontade pra falar deles ... !! E ... por vezes torna-se num mito !!
E quando há uma relação de sexualidade as pessoas por vezes pensam: - e agora, o que faço ??
É por isso, que esta abordagem é essencial e interessante ... !! é instructiva ... !! loool
Agora falando um pouco sobre mim ....
Eu continuo a ser, como tu já foste ...
Escosto-me às raparigas, elogio-as, falo com elas, tenho bué d' amigas !! loool
Já namorei várias vezes, mas nunca nenhuma deu certo ... !! :-(
Agora tou numa onda de curtir a vida ... !! loool
Se encontrar a minha cara metade encontrei, mas senão tb não tou preocupado ....
Pra quê ?? Pra casar e divorciar ??
É claro q há excepções !! lool
Desejo-te as maiores Felicidades !!
Abraços
Estudo diz que homens portugueses são os que dizem fazer mais se
Submetido em Quinta, 21/02/2008 - 13:54 por jfilipeOi !!
Esta notícia vem mesmo a calhar e relacionada com este assunto !! lol
Fonte: Destak
Estudo diz que homens portugueses são os que dizem fazer mais sexo mas também são dos que ficam mais insatisfeitos
http://www.destak.pt/artigos.php?art=8236
Ao menos nalguma coisa somos melhores !! loool
Estudo diz q:
«Os portugueses são os primeiros da lista de 20 países no que respeita à alimentação saudável e ao sexo»
... primeiro lugar em «relações sexuais declaradas» e quartos lugares no «número de parceiras sexuais por ano» e «experiência de casos extra-conjugais», na média ponderada entre sexo e relações pessoais Portugal aparece em oitavo lugar ....
«satisfação com a sua vida sexual» os portugueses estão em penúltimo, 19º lugar
Com tudo isto ponderado, Portugal fica em oitavo lugar no ranking Sexo/Relações Pessoais.
os homens mais felizes do mundo são os mexicanos, os filipinos são os que possuem amizades mais significativas, os norte-americanos são os que têm as maiores barrigas, os alemães são os que passam mais tempo de férias e os que mais trabalham são os indianos.
Para mais info, vejam a notícia na íntegra !!
A Sexualidade no Escuro
Submetido em Quinta, 21/02/2008 - 01:35 por SidartaOlá Pessoal!
De fato esse assunto é muito discutido pela grande parte da população que tem o sentido da visão, coisa que eu e alguns, ou a maioria que acessa este site não possui.
Eu acho que, como alguns deficientes visuais ja disseram, não é necessário a visão para ter o afeto e o desejo. E também acho que não precisa do cheiro, visto que não sinto cheiro também e sinto desejo por outrem assim como os normovisuais o sentem.
É claro que não vamos sentir da mesma forma, mas de formas diferentes e com sentidos diverços.
Eu, pessoalmente, gosto muito de mulheres que são inteligentes e tem a voz de uma característica tal que não saberei explicar em palavras.
Muitas vezes senti que mulheres tinham algum preconceito e se aproximavam de mim apenas com o intúito de amizade, achando que eu, por ser cego, não teria um bom desempenho ou daria algum trabalho a mais que um normovisual, ou um não deficiente daria.
Sinto muitas vezes que as mulheres querem ser independentes e não querem alguém que elas tenham que cuidar que não seja filho advindo de seu ventre.
São raras as vezes que alguma mulher chega perto de mim com algum interesse em algo a mais do que amizade, mas o relacionamento entre homem e mulher, se é que me entendem.
Agora digo, ha muito para discutir sobre isto, mas garanto que existe algumas mulheres que comprovam o que eu irei dizer. São deficientes as mentes que acham que uma pessoa provida de visão tem maior capacidade de dar prazer a sua ou ao seu parceiro(a), sendo que muitas vezes, pelo deficiente visual não ter um dos sentidos, acaba supervalorisando os restantes, assim, consequentemente estimulando mais seu parceiro, muitas vezes mais do homem para com a mulher, visto que foi cientificamente provado, por pesquisas feitas por psicólogos, onde estes mesmos intrevistaram várias mulheres, chegando a centenas, que a mulher gosta mais do carinho e da estimulação de todos os sentidos do que do ato sexual em si, apesar deste mesmo ser inportante também.
E quem disse que o olho faz carinho? Ele pode transmiti-lo, mas nunca o fará.
Abraços a Todos(as)
Sidarta
Este nome,
Fazendo a alusão à um mestre muito admirado por minha pessoa e a tempos atrás existido chamado Sidarta Gautama
Re: A Sexualidade no escuro
Submetido em Quinta, 21/02/2008 - 11:47 por jfilipeOi Sidarta !!
Antes de mais nada, quero dar-te os meus parabéns pelo teu comentário !! looool
Agora fiquei confuso ... !!!??
Tu és ele ou ela, és homem ou mulher ??
Eu sempre associei o nome SIdarta a uma mulher ... !! lol
Mas como na mensagem, fazes ilusão a palavras que, em príncipio seriam de um homem ("abraços", "por ser cego", ...) !! lool
E já agora, o nome SIdarta, tem algum significado especial ??
Não me leves a mal, mas é pura curiosidade !! loool
Por falar em significados ...
Vocês sabem o que significa o nome Filipe ??
Filipe, significa amigo dos cavalos !! lool
E de facto gosto de cavalos e já andei a cavalo !! lool
Mas tb gosto de amigos (as) e de mulheres !! loool
De facto somos diferentes e pensamos de formas diferentes ... !!
Mal era se não fosse ... !!
Ainda hoje eu vinha com uma amiga que cheirava tão bem ... !! Devia ter posto um perfume suave !! loool
Ela é tão sensual, meiga e voz macia, q me deixou seduzir ... !! lol
Mas ... somos apenas amigos !! loool
O cheiro pode não ser tudo, mas acho q na minha opinião, tb ajuda bastante ... !! loool
Sim, concordo contigo, ainda infelizmente existe alguma falta de sensibilidade nas pessoas ... !! l
Pessoas q se retraem pelo facto de fulano ser cego, e pensam q por isso, não conseguem ter bom desempenho ... !!
Mas enganan-se redondamente, e por vezes é com os cegos, em que se consegue ter maior prazer ... !!
Mas ... as pessoas simplesmente fecham-se e não tão pra ter trabalho, acomodam-se, o q tá mal !!
Eu pessoalmente, respeito todas as opções sexuais, homo e hetero sexuais !! lol
Mas ainda há muitas pessoas q discriminam isso !! :-(
A palavra prazer tem muitos sentidos:
O prazer de saborear uma refeição; muito prazer em conhecer-te; prazer no sentido de acto sexual; prazer no sentido que tamos ser amados; prazer em ajudar as pessoas ...
E concordo contigo, quando dizes q mais importante que o acto sexual, é o carinho e a estimulação de todos os sentidos !! loool
Resposta ao Felipe
Submetido em Quinta, 21/02/2008 - 19:38 por SidartaOlá!
O nick que coloquei aqui é o nome real de um homem que existiu a tempos na terra e é muito conhecido como o Buda, o que quer dizer: O Dispérto. De fato sou homem e a minha opção sexual é por mulheres.
Concordo que o odor de uma pessoa é muito importante. Reconheço isso, pois perdi a visão e o cheiro com 13 anos... E como é bom o cheiro. Mas eu quis dizer, que assim como a visão, o cheiro, ou o odor, assim como quiser chamar, não é necessário, apesar de ser tão útil como os outros sentidos.
Ja me enteressei muito sobre este assunto e procurei muitos artigos a respeito. Não que eu seje alguém que coloque o ato sexual como sendo o principal da minha vida, mas acredito ser importante assim como as outras coisas de nossas vidas, e digo, a maioria dos artigos encinavam como deixar um parceiro(a) mais desejoso(a) na cama. E todas essas maneiras usavam o tato, o ouvido, o cheiro, mas poucos eram os que usavam a visão.
Como a dança do colo, onde se trata de você algemar seu parceiro em uma cadeira e em seguida colocar vendas em seus olhos. Isso, se quiserem pesquisar, é muito disceminado por entre as pessoas hoje em dia e não precisa de visão, visto que colocam vendas em seus parceiros, neste caso, as mulheres colocariam seus parceiros.
Outra coisa é a massagem Tailandesa que também não usa a visão.
De fato são muitas as formas pré-determinadas para fazer o sexo, apesar disso não ser necessário para dar prazer à alguém, mas em nenhuma dessas técnicas eu entenda que seja necessário, como principal a visão. Isso prova que o fato de você ser cego ou não, não afeta seu desempenho na cama.
Abraços A Todos(As)
Sidarta
Para a Sidarta (ou Sidarto) e pro resto do pessoal
Submetido em Sexta, 22/02/2008 - 12:32 por jfilipeOi Sidarta !! loool
Ou se calhar Sidarto, visto q és homem !! looooooooool
Eu tb gosto de ler artigos sobre o assunto em questão, e ainda ontem vi um no destak, o qual tá noutro comentário !! lool
Gostava de ver o ABSexo, pq acho q é bastante pedagógico ... !!
Eu tb de facto, não ponho as relações sexuais, como sendo o mais importante, pelo contrário penso q será acessório !! looool
De facto a visão não é o mais importante numa relação sexual !!
E vejo que já sabes bué sobre relações sexuais e sobre formas de se fazer sexo .. !! loool
É cada fantasia sexual q se ouve falar ... !! looool
E termos sexuais ?? Sabem alguns ??
Eis aqui alguns: looool
BACANAL - Historicamente refere-se a Festa em honra de Baco (Deus do vinho), na antiga Grécia. Em sexologia, é o local de orgia com muita desordem e tumulto.
GDF - Abreviação de gay de fato: indivíduo assumidamente gay.
PSEUDOLISMO - Orgasmo conseguido por meio de atos sexuais imaginários ou
fantasio-sos, geralmente estando a pessoa com plena consciência de sua natureza irreal.
SAIR DO ARMÁRIO - Assumir-se gay ou lésbica.
SWING - É o que se chama popularmente DE TROCA DE CASAIS. Quando os casais que decidem, conscientemente, transar com outros casais.
Vejam este dicionário mto fixe sobre termos sexuais
http://www.professorcharles.com.br/textos/dicionariosexual2006.htm
Orientação sexual e não opção
Submetido em Sexta, 22/02/2008 - 05:34 por TadeuJá por várias vezes se tem falado aqui em opções sexuais, como se tudo não passasse de uma escolha como a roupa que se vai vestir no dia seguinte. Meus amigos, algum de vocês escolheu ser deficiente visual? Eu sofri muito quando me descobri homossexual. Primeiro não entendi o que se passava, pois os esteriótipos nada têm que ver com a realidade: quando se está de fora pensa-se que os homossexuais são homens que gostam de homens, consequentemente gostariam de ser mulheres, de vestir roupa feminina e usar baton. Isso é falso. Um homossexual é uma pessoa que tem o seu desejo sexual dirigido para uma pessoa do mesmo sexo, mas que se sente bem com o facto de ser homem ou mulher (no caso das lésbicas) e não deseja mudar de sexo.
Quando me descobri homossexual, continuei a ser homem, a gostar de ser homem, por isso tudo me parecia estranho. O texto que está na bengala legal http://www.bengalalegal.com/opcao.php explica muito bem toda essa questão. Eu pergunto: algum de vocês escolheu ser cego/amblíope? E se pudesse escolher seria assim? Acham lógico falar-se de opção visual relativamente à cegueira?
Tenho visto muitos cegos incomodados com a ignorância dos normovisuais em relação à deficiência visual e no entanto, vejo nessas mesmas pessoas incomodadas a mesma ignorância em relação à orientação sexual (termo correcto) ou condição sexual. Quem fala de opção sexual nem sonha as dificuldades de se ser homossexual numa sociedade como a nossa. Mas todos vocês, cegos e amblíopes, podem imaginar essas dificuldades se pensarem nas dificuldades por que passa uma pessoa na condição de deficiente visual. Não falo nas dificuldades físicas propriamente, mas nas consequências emocionais e morais que a condição de diferente acarreta.
A ignorância é aquilo que mais incomoda um homossexual, um cego, um paraplégico.
Gostaria de terminar com este pensamento em jeito de pergunta: A deficiência não é opção. a orientação sexual não é opção. E a ignorância será ela uma opção?
Pensem nisso!
Tadeu
MSN/e-mail: tadeubengala@gmail.com
Blog: www.lerparaver.com/tadeu
Re: Orientação sexual e não opção
Submetido em Sexta, 22/02/2008 - 12:40 por jfilipeOi Tadeu !!
Cometi mais uma vez o erro e pronunciar a palavra "opção sexual" ... ooops !! :-(
Perdoa-me sff, pq não fazia intensão de pronunciar essa palavra, mas escapou-me !!
Mil vezes perdão !! :-(
Realmente a orientação sexual não é opção !!
E eu te agradeço imenso, por teres esclarecido mais uma vez sobre isso !! lol
Pq se não entra à primeira, entra à segunda ... !! lol
E é de pessoas como tu que precisamos, pessas q não têm vergonha ou medo de se afirmar !!
E fica tudo mais claro !! loool
Ps: A ignorância não é uma opção: ou se é ignorante ou não se é
Mas tb se pode dar o caso de ser ignorante num assunto e noutro não !! lool
Abraços
engraçado
Submetido em Quinta, 21/02/2008 - 16:42 por AnacristinaOlá! amigo dos cavalos... é engraçado vermos o significado dos nomes... pois olha, não sei se o meu nome é a correspondência ideal para mim...
Ana significa graça
Cristina significa transparência!
Claro que o cheiro é um importante papel no prazer... acredita!
Re: engraçado
Submetido em Sexta, 22/02/2008 - 12:46 por jfilipeOi Ana !!
Que engraçado !! loool
Pensa bem ... !! loool
Graça, tem vários significados:
ter a graça de ...., ou seja, ter o dom de ...
ter graça, ter piada, ou seja bem humorada ... !! lol
Transparência tb é bom, és daquelas pessoas frontais, verdadeiras ...
Juntando os significados, temos:
És uma pessoa com dons, bem humorada, frontal e verdadeira !!
Diz lá se isso não condiz contigo ?? looool
É muito bom !! loool
resposta
Submetido em Sexta, 22/02/2008 - 13:03 por AnacristinaOh, oh! Pois posso ser muito frontal, porque o sou e gosto de ser assim. Odeio dizer as coisas pelas costas e sinceramente acho que muita gente não gosta de mim por causa disso... mas que se lixe!
Sou muito orgulhosa. Não naquele sentido de possuír isto ou aquilo, mas mesmo no meu feitio.
Cristina está mais associado a mim... porque sou mais transparente do que bem humorada... isso te garanto! gosto de brincar com os meus amigos... mas acho que o bom humor não é o meu forte... logo, Ana não deve estar muito bem associado!
a afinidade não depende dos olhos
Submetido em Quarta, 20/02/2008 - 13:41 por Gato SilvestreÉ mais fácil elaborar preconceitos em relação ao que quer que seja que tentar conhecer a realidade das coisas e esta questão muito bem lançada para reflexão por parte do José Filipe não foge à regra.
Eu mesmo fui muitas vezes abordado com perguntas em relação à minha vida sexual mas quase todas transportando uma resposta preconcebida em que eu ou não tinha, ou nunca iria ter, ou teria de ter vida sexual apenas com pessoas também cegas.
O certo é que a realidade dos factos foi bem diferente e posso dizer que nunca senti na pele o facto de ser cego em relação a esse tipo de questões. Muitos colegas normo-visuais me diziam em tom de brincadeira que as melhores mulheres se aproximavam era de mim.
Ao longo da minha vida sempre mantive relações afectivas com pessoas normo-visuais sendo que nelas se inclui um casamento do qual tenho um filho e duas uniões de facto…
Volto a dizer que nunca tive problemas mesmo até nas chamadas relações de circunstância que surgiram naturalmente e nunca o facto de ser cego dissuadiu que as coisas tivessem de acontecer.
Por último deixo aqui a minha opinião sobre uma questão fundamental para qualquer relação até mesmo as tais de momento ou circunstância.
Para que isso aconteça tem de se estabelecer uma afinidade chamem-lhe amor, desejo, etc., mas o certo é que tem de existir e que me perdoem os mais materialistas mas a afinidade vem da alma e não do corpo.
A chamada atracção física, até essa começa na alma. Em resumo se não houver afinidade os corpos podem andar enrolados na maior das loucuras que é rigorosamente a mesma coisa que provar o maior dos manjares sem o tão indispensável sal.
No fundo a fronteira entre a sexualidade de quem vê ou quem não vê está delineada no conhecimento que se tem ou não da realidade tal qual ela é e cada caso é um caso e cada pessoa é uma realidade individual.
Re: a afinidade não depende dos olhos
Submetido em Quinta, 21/02/2008 - 12:16 por jfilipeOi !!
Antes de mais, deixa-me felicitar pela tua mensagem !! loool
Tu, quando eras mais novo devia ser só mulheres atrás de ti, heim ?? loooool
Sortudo !! looooool
Eu, em parte, tb tenho essa sorte de ter muitas mulheres amigas !! looool
Acho q nós homens, enquanto não assentamos, não namoramos ... gostamos de ter imensas mulheres !! loool
Mas depois começamos a gostar mais a uma só mulher, que nos faça companhia pela vida fora !! lol
Não fazia ideia q já és casado, e desejo-te as maiores felicidades do mundo !! loool
Pq como sabes, hoje em dia, são poucos os casais em q o casamento dá certo !!
Muitas vezes, acabam por se divorciarem ... !! lol
Espero q sejais um deses casais raros, mas duradouros !! lool
Parabéns tb teu filho ... !! lool
Qdo vem o próximo(a) ?? Ou não vai haver mais ?? looooool
Eu a esta hora, tb gostava de tar casado com uma mulher q me amasse muito, e ter prá aí uns dois filhos !! loool
Mas ... as circunstâncias da vida não ajudaram !! lol
Namorei várias vezes, mas nehuma deu certo !! :-(
Gostava de ter uma mulher q cuidasse de mim, e que fosse companheira pela vida fora ... !!
Mas hoje em dia, o mundo tá às abeças, casa-se e divorcia-se ... e pra isso mais vale tar solteiro ... !!
E o que vale é q tenho muitos amigos(as) e quem tem amigos nunca tá só !! loool
E tenho uma afilhada de 6 anos, q faz a alegria da casa !! lool
Desculpa lá, este pequeno desabafo !! looool
Concordo contigo, tem-se que estabeler uma afinidade, e começa exatamente na alma !!
E por vezes nos deixam algum tempo, nas nuvens .... !! lol
Deixando-nos mais alegres, com a moral em alta, ... !! lool
Nem q seja por breves instantes ... !! loool
a sexualidade
Submetido em Quarta, 20/02/2008 - 21:23 por Ana RochaAna Catarina Rocha RuaOs meus parabéns a quem escreveu este comentário. Gostava de saber quem foi. Eu também penso que as pessoas cegas não são cegas a respeito desse tipo de questões. Gostava de falar com quem escreveu este comentário. E sim é com afinidade da alma que tudo acontece! Ana Rocha
a falta de visão não é sinónimo de falta de virilidade
Submetido em Terça, 19/02/2008 - 16:27 por FilipecanelasOlá José filipe.
Este assunto tem sido muitas vezes aproveitado por sociólogos e afins.
Já li vários artigos sobre a sexualidade dos cegos, e verifico que nesta, como em outras situações existem grandes tabus, muitas ideias feitas, que convém esclarecer e desmontar.
Sobre aquilo que eu aplidaria de parâmetros de avaliação. Nós os cegos também os temos.
Para os normovisuais, é normal que eles olhem para uma pessoa, e digam se ela é fisicamente bonita ou feia.
bom, mas se é verdade que nós não conseguimos ver a pessoa, temos outros factores nos quais nos baseamos para imitir também a nossa opinião. A simpatia, a sensualidade na voz, o perfume, a inteligência, o discurso etc.
Por exemplo: no meu caso, se estiver perto de uma mulher que utilize um bom perfume, que seja sensual e envolvente na forma como fala, que demonstre ter cultura geral etc. Eu acho que se trata de uma mulher interessante!
Com muita graça um amigo meu normovisual, que é das pessoas mais mulherengas que conheci até hoje, costumava dizer-me.
Quando for hás mulheres tenho de ir contigo. Muitas vezes a gente vê cada uma, que parece muito bonita, mas quando abre a boca, com mil raios! Pernas para que te quero!
Eu dizia-lhe.
Estás haver? Se fosses por mim, não apanhavas essas desilusões!
Isto para dizer que: para mim, e penso que para muitos cegos a beleza física não é uma característica que importe muito. Existem muitos outros factores que nós valorizamos. E é óbvio que, se eu sei que estou perante uma mulher inteligente, sensual, com bom gosto, é normal que sinta o mesmo prazer que sente um normovisual. Até porque, desculpa lá a brincadeira, não creio que a falta de visão, seja sinónimo de falta de virilidade! Risos.
Um abraço para ti.
Filipe
Re: a falta de visão não é sinónimo de falta de virilidade
Submetido em Quarta, 20/02/2008 - 10:55 por jfilipeOi Filipe !!
Claro !! Tens toda a razão !! lol
Lá por ser cego, não quer dizer que não se possa ter sensibilidade para avaliar se uma mulher é boa ou não .... como o milho !! loool
Há sempre outros meios, de avaliar ... e fazer as coisas ... !!
Eu sempre tive essa sensação ... !! lool
E até tem essa vantagem, de se deixar guiar mais pela beleza interior !! lol
Já que nós, os normovisuais nos deixamos por vezes nos deixamos seduzir pela beleza exterior !! loool
Eu detesto q me "façam a folha", que me ponham de parte pq sou fisicamente um bocidinho feio e deficiente !! :.-(
No interior é q tá a verdadeira beleza, q não ilude !!
Eu volorizo muito mais o interior do que a aparência ... !! lol
Abraços
Prazeres e amizades
Submetido em Quarta, 20/02/2008 - 11:01 por AnacristinaOlá, Filipe!
Ainda bem que aprecias mais a beleza interior de cada pessoa. Para te dizer a verdade, tiveste uma óptima ideia em escreveres este post, embora tenha feito um comentário duro.
Mas, como dizes, hoje ainda há muitos tabus... e eu vivo isso muito!
E... deixemo-nos de malandrices! Mas eu também sei perfeitamente perceber quando é o momento certo para... enfim, para o prazer!
Sabes, para te dizer a verdade nesse momento gosto de ser cega. Porque vejo com as mãos a virilidade do meu companheiro!
a sexualidade
Submetido em Segunda, 18/02/2008 - 19:57 por Ana RochaAna Catarina Rocha RuaOlá Filipe, tudo bem? eu concordo plenamente com as tuas palavras. Eu tudo o que sei sobre sexo aprendi lendo, assistindo palestrase falando com amigas da minha idade. Para mim o amor pode ser vivido de muitas formas em que o sexo é só mais uma. Os sites são mais ou menos acessíveis mas podiam ser acessíveis na totalidade. beijinhos Ana Rocha
Re: a sexualidade
Submetido em Terça, 19/02/2008 - 11:33 por jfilipeOlá Ana Rocha !!
Tudo bem ??
Obrigado pelos teus comentários ... !! looooool
Este post / mensagem tinha como finalidade ser pedagógico, onde quer os cegos, quer os normovisuais, pudessem partilhar as suas experiências e/ou opiniões sobre o assunto em questão sem tabus, de modo que pudessemos apreender mais um pouco, uns com os outros, independentemente de sermos cegos ou normovisuais ... e q tb nós os normovisuais possamos ver melhor o mundo dos cegos e vice-versa !! lol
Não sei se me fiz entender ... !!?
Fico contente pelo n.º de leituras q já teve, que ultrapassa as 200 leituras !! looool
a sexualidade
Submetido em Quarta, 20/02/2008 - 21:31 por Ana RochaAna Catarina Rocha RuaOlá Filipe, sim eu concordo contigo, e ainda bem que tem havido vários comentários sobre este tema lol. pois também considero um bom tema a debater e bastante pedagoógico. beijinhos Ana Rocha
resposta
Submetido em Sexta, 15/02/2008 - 12:56 por AnacristinaOlá, Filipe
Sem dúvida que ainda hoje falar nos métodos contraceptivos é tabu, um deficiente ter relações é tabu... uma coisa que ainda se tem de lutar muito para que esta mentalidade tão fechada nos dê a liberdade de falar mais nestes assuntos.
Mas... colocas questões para reflectirmos e penso que também tens essas dúvidas. Lá porque eu sou cega, não quer dizer que não tenha prazer, não achas? Porque é frequente as pessoas virem ter comigo e... quando digo que gosto de alguém ouço logo:
- e como é que tu podes gostar se não vês?
Acredita, fico irritadíssima com a pergunta. E respondo da forma mais frívola! Eu não vejo, mas vejo o interior, enquanto que outros só se interessam pela beleza de fora, enquanto que certas excitações aparecem... e eu já cometi os meus próprios erros e não foi a cegueira que me impediu de os cometer! o meu juízo, sim!
a sexualidade e a deficiência
Submetido em Segunda, 18/02/2008 - 20:05 por Ana RochaAna Catarina Rocha RuaEu concordo que este tipo de assuntos deva ser mais debatido. E sim não é por sermos cegos que não sabemos sentir como os outros a belza interior da pessoa de quem nós gostamos seja pelo cheiro ou pelas palavras meigas e doces ou por outra coisa qualquer! beijinhos
Respostas ...
Submetido em Segunda, 18/02/2008 - 10:53 por jfilipeOlá Ana !!
Isso só prova q essas pessoas q te dizem isso são insensíveis ... !!
E alguma falta de bom senso por parte delas ... !!
Nisso já fui como tu, ficava irritado, agora ignoro essas coisas ... !! lol
Afinal, há tantas coisas tão mais importantes pra nos preocuparnos .... !! lool
Eu acredito que vocês, os cegos possam ter prazer numa relação ... !!
E não é preciso olhar (ver com os olhos), para se gostar de alguém ... !!
Às vezes um perfumezinho q cheira bem, palavras meigas e sauves, ... são o suficiente !! looool
Eu coloquei estas questões para reflectirmos e para ao mesmo tempo encontrar respostas ... !! lool
Beijinhos
Resposta 2
Submetido em Segunda, 18/02/2008 - 14:18 por AnacristinaOlá, Filipe
Concordo contigo. E se quando respondi ao comentário fui demasiado severa na resposta, as minhas sinceras desculpas. É que é tão difícil lutrar com estes sentimentos de total ignorância pela parte dos outros... que depois só digo barbaridades. Pelo menos percebeste-me.
Resposta de volta
Submetido em Terça, 19/02/2008 - 11:36 por jfilipeOlá Ana Cristina !!
Tás perdoada !! loooool
Eu não fiquei ofendido, mas percebi o q tavas a sentir na pele !! lol
Só faz bem desabafar ... !! lol
Beijinhos
Não poderia deixar de comentar
Submetido em Quarta, 13/02/2008 - 06:23 por TadeuOlá Filipe
Muito bom o teu texto e já fiz um link para ele no meu blog.
Eu enquanto cego e homossexual, conheço muitíssimo bem as barreiras de que falas. Muitas pessoas não levarão isto a sério. Pensam que se é homossexual por desporto e que basta querer para mudar a situação. Mas essa forma ignorante de pensar é uma coisa natural. Conheci um aluno cego cuja professora se recusou a dar-lhe aulas por pensar que a cegueira podia ser contagiosa.
Mas o que me preocupa em toda esta situação é que outros cegos homossexuais, vítimas da ignorância alheia e do preconceito social, vivem encurralados no medo, reprimindo a sua sexualidade.
Há dias um amigo dizia-me que me admirava muito pela minha coragem. Trata-se de um rapaz homossexual, não autónomo, cujo único contacto que tem com pessoas com quem pode falar abertamente sobre a sua orientação sexual é através da internet. Lamento por ele e por muitos outros, principalmente por me sentir impotente para ajudar.
E perguntam-me porque falo disto com tanta insistência? Porque através do meu blog já oito cegos de Portugal e mais alguns do Brasil entraram em contacto comigo sem saber o que fazer relativamente à sua orientação sexual. Sim é importante esclarecer que a homossexualidade não é uma opção, tal como ter uma deficiência não é uma opção.
O teu texto chama a atenção para o problema da sexualidade na deficiência. O meu blog procura ir mais longe, focando o problema das variações da sexualidade na deficiência e vice-versa.
Visitem: www.lerparaver.com/tadeu . Deixem comentários e não exitem em contactar-me se sentirem vontade.
Sexualidade: tabus
Submetido em Quarta, 13/02/2008 - 11:56 por jfilipeOlá Tadeu !
Obrigado pelo teu comentário !! looool
Realmente, o tema sexualidade "dá pano pra mamgas" ...
A sexualidade ainda continua a ser um tabu ou preconceito ....
Quase ninguém quer falar sobre isso, As pessoas tentam esconder, E são muitas vezes discriminidas ...
Os filhos, raramente falam abertamente sobre isso com os Pais, e vice versa.
Algumas vezes por vergonha ...
Mas se as coisas fossem diferentes, talvez mta coisa fosse melhor ... !! lol
É preciso quebrar os tabus ou preconceitos sobre a sexualidade !! Foi um dos motivos q tb me levou a escrever este post ... !!
É preciso falar mais abertamente sobre a sexualidade, nem que seja, neste blog ... !! lol
E há coisas q nem nos passam pela cabeça, por exemplo,
nunca me passou pela cabeça pensar q a homosexualidade não é uma opção, sempre pensei o contrário ... !!
É por isso q os comentários neste post podem ser muito enriquecedores e esclarecedores ... !!