Meu nome é Luciana e sou estudante da Universidade de Brasília do curso de Desenho Industrial e juntamente com uma colega estamos desenvolvendo um projeto voltado a deficientes visuais.
Diferentemente de adaptações de aparelhos existentes, na verdade o projeto visa desenvolver um aparelho que apresente além da funcionalidade uma aparência diferenciada, que a utilização do produto não cause desconforto ao usuário e muito pelo contrário que na realidade seja um produto que represente como indivíduo, para que o deficiente como uma pessoa qualquer da sociedade, visando dessa maneira incluir esses indivíduos.
Motivada inclusive por um artigo publicado no site que cita situações como essa:
" As pessoas cegas costumam despertar atenção, curiosidade e estranheza, ao fazer compras, combinar peças do vestuário, lidar com talheres, dinheiro ou realizar tarefas igualmente prosaicas. " por Elizabet Dias de Sá em 24 de setembro de 2000.
O projeto não tem fins de comercialização, mas é um material de pesquisa importante para iniciativas como essa sejam visualizadas e incentivadas.
Depois de tantas considerações gostaria de saber se realmente iniciativas no sentido de adaptar os produtos as necessidades específicas dos deficientes sem tornar o produto um motivo de exclusão é realmente interessante para o público.
Muito obrigada pela atenção e gostaria da colaboração de todos que possuam interesse opinassem para que o produto atinja o seu objetivo e expectativas com relação aos usuários.



sugestão para celular
Submetido em Terça, 17/06/2008 - 20:50 por valdo rodrigues (Utilizador não registado)sendo deficiente visual (possuo só 5% na visão direita), não conheço um celular que tenha teclas afastadas uma da outra uns 3mm, pelo menos, e que a tecla contraste com o aparelho. Por exemplo base preta, tecla branca.
Um abraço,
Valdo
Sistema/Programa para os celulares
Submetido em Quarta, 25/06/2008 - 22:48 por Robson Campos (Utilizador não registado)Oi Pessoal,
Sei que já se passou algum tempo então não sei se alguém responderá.
Eu estou concluindo o curso de informática na Cândido Mendes no Rio de Janeiro e meu trabalho final foi um programa de informações para celulares, já alguns anos acompanho o assunto e já tive uma namorada DV e lembro os problemas que ela tinha. Por isso e por acreditar que o futuro da informação é que ela esteja onde você estiver (sendo ou não portador de DV/DA) estou querendo criar um programa que permita um melhor uso dos celulares existentes (seja na linguagem J2ME por ser mais difundida) dessa forma ajudar com tarefas simples como: data/hora, contatos, sms, mp3 e se possível a questão da identificação de onibus, moro perto de uma União dos Cegos e vejo os problemas que tem para atravessar os sinais e identificar os onibus.
Para solucionar esses dois últimos (onibus e sinais de transito) pensei em algo que envolva os celulares (pois são acessíveis) e um equipamento barato (pois se for caro as empresas não vão usar) e poderia ser algo como um cartão como os usados nos pedágios, para isso bastava criar um programa e talvez um receptor/emissor.
No caso dos onibus um leitor tipo os dos pedágios leria o sinal do celular e saberia que existe um passageiro no ponto. (ou algo assim so que no onibus) nao sei ainda.
O programa pra fazer isso eu faço sem problemas...so preciso pensar na tecnologia.
Se quiserem trocar ideia sobre o assunto
T+
Robson
OI!EU TENHO VISÃO
Submetido em Sexta, 20/04/2007 - 00:56 por Rebeca (Utilizador não registado)Oi!
eu tenho visão subnormal, e uma das coisas mais chatas é depender de outras pessoas para utilizar coisas como o celular. já pensei várias vezes sobre o porquê de não termos aparelhos com uma melhor funcionalidade para portadores de necessidade.
alguem falou bem, as mensagens são bem complicadas para ler, além disso o acesso a internet para se baixar algum download!
espero que seu projeto seja um sucesso!
Sugestão de mais recursos para o celular.
Submetido em Quinta, 17/05/2007 - 21:08 por CristianaCristiana M. C. Olá a todos os envolvidos nessa discussão. Lembrei-me de mais duas dificuldades que tenho com o LGE mx500: não consigo registrar mais de um número de telefone por contato, nem selecionar contatos na lista. Se esqueço o nome que digitei, o bicho pega. Tenho sempre de inventar nomes fáceis de lembrar. Exemplos: Luciana, Luciana cel, Luciana casa, Luciana facúl, etc.
Abraço,
Meus parabéns!
Submetido em Sábado, 07/04/2007 - 19:14 por José Eduardoanónimo (Utilizador não registado)Meus parabéns pela iniciativa Luciana, com certeza seu projeto é da maior importância para nós cegos, de importância incalculável! meus parabéns e sucesso! tudo de bom!
MUITO BEM, LUCIANA! É DE PESSOA COMO VOCÊ QUE NÓS PRECISAMOS!
Submetido em Domingo, 08/04/2007 - 00:34 por TIAO OLY (Utilizador não registado)LUCIANA, FICO MUITO FELIZ COM A SUA INICIATIVA. NÓS CEGOS ESTAMOS CONQUISTANDO DIA A DIA NOSSO ESPAÇO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO ATRAVÉS DE INICIATIVA DE PESSOA COMO VOCÊ. MAS MUITA COISA PRECISA SER FEITA, COMO POR EXEMPLO, CRIAR UM EQUIPAMENTO QUE NOS POCIBILITA DETECTAR QUAL O ÔNIBUS QUE VEM. QUANDO TEM GENTE NO PONTO PARA DAR SINAL PARA NÓS, TUDO BEM, MAS QUANDO NÃO TEM NINGUÉM, HÁ, MEU DEUS! SÓ DEUS! ABRAÇOS TIAO OLY DE BELO HORIZ
Autonomia
Submetido em Domingo, 08/04/2007 - 09:12 por Luciana OliveiraOlá, como vão? Mais uma vez obrigada pelos comentários, pois são extremamente úteis para a pesquisa.
Uma das coisas que tenho notado no comentário de cada um, no que diz respeito a autonomia, a independência que possuem e almejam, apesar de muita gente ainda pensar o oposto.
O mais importante para o projeto de um produto é conhecer o usuário, saber quem vocês são: se trabalham, estudam, que lugares que freqüentam, mas como estamos na internet par segurança de todos gostaria de respostas genéricas por exemplo: trabalho, estudo, pego ônibus, vou ao shopping, quanto a idade pode ser dos 15 aos 20, 20 aos 30, 30 aos 40 anos e assim por diante.
Esse tipo de informação é muito importante principalmente para saber em que tipos de ambientes que será usado, quem usará.
Bem, se puderem colaborar mais uma vez ficaria extremamente agradecida.
Um ótimo final de semana e Páscoa a todos
Luciana Oliveira
Estudante de Desenho Industrial - Universidade de Brasília
resposta portuguesa de Portugal
Submetido em Segunda, 21/05/2007 - 15:12 por Madalena RibeiroOlá Luciana, fico muito contente por saber que tal projecto está a ser desenvolvido do outro lado do Atlântico. Posso dizer-lhe que sou cega, tenho 21 anos, sou estudante universitária, faço uma vida autónoma, uso selular, apanho onibus, vivo sozinha e uso a informática todos os dias na faculdade.
Faço faculdade de línguas e a minha amior dificuldade é encontrar dicionários adaptados, quer de inglês, quer de alemão, sejam eles bilingues ou monolingues.
Espero que este meu comentário seja útil, para mais esclarecimentos, pergunte directamente para o meu mail: madalena-ribeiro@hotmail.com.
Estou disposta a ajudar no que for necessário.
Parabéns e muito obrigada pelo seu trabalho e pela sua dedicação a este tema.Madalena Ribeiro
Meu Perfil (especialmente para a Luciana).
Submetido em Segunda, 21/05/2007 - 15:29 por CristianaCristiana M. C. Olá, Luciana e todos. Tenho 32 anos, trabalho fora o dia todo e estou estudando para entrar na pós-graduação. Geralmente uso o celular em ambientes barulhentos.
Atualmente tenho que descarregar umas fotos do celular para o computador, mas dependo de alguém para isso. Se eu tivesse autonomia, já o teria feito.
Qualquer esclarecimento novo, meu email é
cristiana.mello@gmail.com.
Abraços,
A ideia do projecto
Submetido em Quinta, 12/04/2007 - 23:33 por Mercês (Utilizador não registado)A ideia do projecto parece-me bastante interessante, e como deficiente visual só posso alegrar-me com este tipo de iniciativas, e felicitar os seus promotores!
Sou deficiente visual, e tenho entre 40 e 50 anos. Trabalho actualmente e tenho de me deslocar de transportes públicos. Apesar de não ser invisual, apresentam-se-me muitas dificuldades, e qualquer tipo de equipamento que possa melhorar a minha mobilidade e indepemdência será utilizado em todos os percursos. Quero com isto dizer que será para me acompanhar diariamente, como acontece com outros equipamentos que utilizo actualmente.
Desejo os maiores sucessos para o projecto!
Cumprimentos
Quem sou eu
Submetido em Domingo, 08/04/2007 - 14:47 por SidartaOlá Luciana! Eu sou estudante, vou a lugares normalmente, como teatros, shoopings, casa de amigos, locais onde fornece cursos, etc...
Só não vou em locais sozinho como: mercado, porque tenho uma mãe superprotetora. Mas futuramente eu irei sozinho...
Eu tenho de 15 a 20 anos. Moro no Brasil.
Acho que só.
Abraços
Grato Sidarta
iniciativa louvável
Submetido em Domingo, 08/04/2007 - 23:00 por Leo Soares (Utilizador não registado)Caríssima Luciana.
Graças a Deus, existem pessoas como você, que com seu talento não mede esforços para melhorar a vida dos deficientes visuais.
Conforme o amigo mineiro muito bem lembrou, uma de nossas maiores dificuldades principalmente nos grandes centros, é conseguir parar um ônibus. Sua iniciativa, poderá ser útil, em DIVERSAS ATIVIDADES. o MAIS IMPORTANTE, É QUE SUA PESQUISA ESTÁ SENDO DESENVOLVIDA COM UMA DEDICAÇÃO, QUE MERECE SER OBSERVADA POR OUTROS AMIGOS COMPETENTES QUE DE IGUAL MODO DESEJAM SERVIR. eVENTUALMENTE, ESCREVEREI SEGUINDO SUAS INSTRUÇÕES, PARA CONTRIBUIR COM SUA PESQUISA. pARABÉNS A VOCÊ E A SUA ESTIMADA AMIGA COMPANHEIRA DE TRABALHO. vários
Mais algumas observações
Submetido em Domingo, 01/04/2007 - 12:11 por SidartaSidartaOlá Luciana! Eu andei pensando esses dias a respeito do que poderia melhorar em um celular.
Eu tive a idéia dos jogos... Muitas vezes eu me deparei com meus amigos jogando no celular.
Essa é uma outra característica que se fosse possível para os deficientes visuais jogarem também, seria mais uma forma de inclusão. É óbvio que não poderemos jogar os mesmos tipos de jogos que os normovisuais jogam, mas poderemos jogar, talvez, um jogo de xadrez, jogo da forca, ou até o jogo da memória em números(Como por exemplo:O celular vai falando os números. Começa falando três números e eu tenho que repeti-los. Depois que eu repeti os três, aumenta a dificuldade...)
Grato
Sidarta
Opinião
Submetido em Sexta, 30/03/2007 - 20:21 por SidartaSidartaOlá Luciana! Sou deficiente visual total, moro no Brasil e tenho um celular da Nokia, este no qual consigo fazer apenas ligações, visto que não é nem um pouco funcional para as pessoas que não enxergam.
Gostaria de citar a tendência dos aparelhos ficarem menores do que ja são. Este detalhe é muito interessante, pois precisamos de um aparelho que supra nossas necessidades e seja portátil. Mas isto tras desconforto para eu, que sou deficiente, pois os botões ficam menores, sendo assim, ficam mais difíceis de manuseá-los.
Outra característica que me tras dificuldade é o fato de poucos celulares virem com a possibilidade de instalar algum programa que o torna acessível, visto que esses celulares são muito caros e não são todos que tem condições financeiras para comprá-los.
Outra coisa que na minha opinião, se os celulares tivessem seria melhor, são os botões de atalho, esses nos quais facilitariam o nosso acesso a áreas do celular mais rápido.
Gostaria também, de comentar a respeito do design. É muito legal a sua proposta de fazer celulares que além de serem funcionais sejam estéticamente bonitos.
Agradeço, desde ja, a você, Luciana, a preocupação de fazer produtos acessíveis para os deficientes.
Qualquer outra dúvida pode postar que, na medida do possível, tentarei responder
Grato
Sidarta
Mais sugestões de recursos.
Submetido em Sábado, 31/03/2007 - 16:42 por CristianaNo caso do meu celular, só consigo registrar um telefone por pessoa. Se aquela pessoa tem um celular e um telefone fixo, tenho que digitar duas entradas: nome da pessoa cel e nome da pessoa fixo. É melhor do que não poder registrar telefone algum, mas pode melhorar.
Outra dica: depender o mínimo possível de gravação de voz no celular. É que em ambientes barulhentos, que são comuns aqui em São Paulo, o celular não consegue identificar facilmente o que está sendo dito pelo usuário.
Os celulares da Teen vêm com um chip, que pode ser tirado e colocado. Talvez seja uma solução viável para instalar softwares de acessibilidade no celular.
Meu aparelho tem menus, todos com números. Claro que seria necessário instalar um leitor de tela para que eu tivesse certeza de estar executando a operação desejada.
Acho que por enquanto é isso.
Cristiana M. C.
Parabéns pelo projecto
Submetido em Quinta, 29/03/2007 - 21:51 por Ana RochaAna Catarina Rocha Rua
Eu gostava de saber mais informações sobre o projecto: Projeto Universitário - Aparelho Celular para deficientes visuais, de poder colaborar no projecto de qualquer forma. alguma coisa escrevam para o meu mail. Este projecto pode assim ajudar muitos cegos, eu sou estudante do curso de engenharia informática na faculdade de ciências, Portugal
Colaborações
Submetido em Sexta, 30/03/2007 - 23:24 por Luciana OliveiraPrimeiramente muito obrigada pelos comentários: Ana, Sidarta e novamente a Cristiana
Cada linha que me escrevem garanto que contém informações preciosas para o andamento do projeto.
Ana Catarina gostaria muito de ter colaboração sim, pois quanto mais informação possuímos será mais fácil entender e nos aproximar ao que poderia está no mercado, afinal a produção de pesquisa dentro de uma universidade é fundamental para a produção de conhecimento que pode ser empregado mais tarde.
O ponto mais importante, desse contato com vocês é acima de tudo formar um perfil. Entender as necessidades de vocês para chegarmos aos problemas e buscar a melhor solução. E também saber um pouco mais de cada um e assim saber: o que gostam, compram, fazem para se divertir e entender um pouco como é enxergar o mundo de uma forma diferente, para que esse produto possua características de algo que comprariam e realmente gostassem de usar.
Mais uma vez muitíssimo obrigada,
Luciana Oliveira
Estudante de Desenho Industrial - Universidade de Brasília
e-mail:luciana.s.o@gmail.com
Celular para deficientes visuais.
Submetido em Quinta, 29/03/2007 - 01:53 por CristianaCristiana M. C. Olá, Luciana. Não entendi quais seriam as desvantagens dos celulares adaptados já existentes. O meu, o LG Mx500, pode ser utilizado por pessoas com ou sem deficiência visual.
Quanto à importância de adaptar produtos às pessoas com necessidades especiais, acho fundamental. Muitos produtos no mercado são específicos para deficientes visuais, o que segrega esse público e o deixa refém dos preços praticados pelos fabricantes desses produtos. É certo que algumas iniciativas desse tipo são necessárias (no caso de máquinas braille, regletes, bengalas e leitores de tela), mas a ´prática de criar produtos exclusivos para os dvs vem se generalizando. Outro dia li a respeito da criação de um leitor de códigos de barra. Mas, afinal, é o produto que deve ter embalagem com inscrições em braille/letra ampliada; o leitor traz custos adicionais ao deficiente, tirando a responsabilidade da empresa.
Abraço, e boa sorte no projeto.
Olá
Submetido em Quinta, 29/03/2007 - 02:58 por Luciana OliveiraOlá Cristiana,
Primeiramente muito obrigada pela resposta!
Na realidade a questão do desenvolvimento do produto visa adicionar características diferentes ao aparelho além de buscar a agregar funções que facilitem o seu uso, no que diz respeito a textura, segurança que realmente seja um aparelho que além de possibilitar seu acesso a diferentes funções, tivesse outras características estéticas, sonoras e olfativas e que fosse projeto exclusivamente para você e não somente algo que utiliza no sentido de adaptação, por necessidade.
Podendo ser diferente e inovador, sem que se torne um mecanismo de rejeição. Em alguns artigos que li comentaram que por muitas vezes os deficientes abriram mão da estética pela funcionalidade, mas hoje com todo o aparato tecnológico existente isso não é mais necessário.
Gostaria realmente de saber dos usuários: se um aparelho que apresentasse aspectos que além de apresentar um acesso mais rápido e fácil ainda fosse agradável e transmitisse segurança, conforto que realmente sentisse bem ao utilizá-lo, não seria um diferencial que fosse determinante na compra de um aparelho celular?
Se pudessem se pronunciar a fim de que entenda um pouco mais desse universo, para que realmente compreenda as necessidades dos usuários e não fique presa apenas a bibliografia, seria de extrema valia.
Grata,
Luciana Oliveira
Estudante de Desenho Industrial - Universidade de Brasília
Resposta a Luciana.
Submetido em Sexta, 30/03/2007 - 13:47 por CristianaObrigada pelos esclarecimentos, Luciana. Acho bem interessante a iniciativa. Segurança, design e estética são características fundamentais de um produto, além da ludicidade. Meu celular, por exemplo, só lê as funções básicas: data e hora, nível do sinal e da bateria, se há ou não mensagens, alguns itens da agenda ... Mas se quero, por exemplo, ler mensagens sms ou lidar com arquivos mp3, não consigo fazê-lo com autonomia. Preciso do auxílio de alguém que enxergue.
O problema começa pela falta de acessibilidade do manual, que só vem impresso. Por que não vem em cd também
Também estou à disposição para participar da pesquisa "prática".
Cristiana M. C.
Parabéns
Submetido em Terça, 15/05/2007 - 19:32 por Anônimo (Utilizador não registado)Tenho 14 anos e estou visitando esta página pela primeira vez. É importante saber que existem pessoas interessadas em mudar o mundo em relação a isso também. Não sou portadora ddde deficiência visual, mas estou sempre pesquisando a respeito deste assunto, pois sei que existem muitas dificuldades em vista e que nós devemos inverter a situação... No meu colégio estão fazendo um projeto sobre inclusão social, incluindo os portadores de deficiências visuais, se possivel gostaria de saber algumas situações de extrema dificuldade e muito comuns no dia-a-dia de portadores da deficiência visual...
Parabéns à Luciana e obrigada para os que puderem me ajudar!
Resposta
Submetido em Sábado, 19/05/2007 - 16:17 por SidartaOlá! Eu sou deficiente visual e nós podemos conversar via email ou Msn. Se você puder me passar o seu email, Seria melhor para conversarmos...
Grato
Sidarta
Olá!!
Submetido em Sexta, 18/05/2007 - 19:44 por PatyOlá... Eu tenho exactamente a mesma idade que tu e tb sou uma "curiosa" aqui... Se me quiseres dar o teu mail podemos falar sobre isto no msn... Queres??
Bjx,
Paty*
resposta aos curiosos
Submetido em Segunda, 21/05/2007 - 15:22 por Madalena RibeiroOlá a todos. Eu sou portuguesa e estou pronta a ajudar todos os curiosos pela deficiência visual, porque eu digo que, quanto mais se souber, menor será o preconceito. Se quiserem, podem adicionar o meu mail ao msn e podemos falar. Farei o que puder para ajudar todos.
Como já disse noutra resposta, o meu mail é: madalena-ribeiro@hotmail.com.
Beijinhos para todos.
Madalena Ribeiro