Está aqui

VAMOS CONVERSAR SOBRE LIVROS?

por Jorge Teixeira
Forums:

Gostaria de convidar todos a conversar sobre as suas experiências de leitura. Gostaria de ir trocando ideias sobre os livros que tenho lido _ e sobre os que vocês tenham lido _ a fim de recolher sujestões sobre leituras que pudessem ser interessantes. Também me parece importante conversarmos sobre como obter livros de que tenhamos necessidade, seja para estudo, seja para lazer. Acho ainda muito útil podermos partilhar experiências que nos levem a ler de forma mais prática, em cada vez mais ambientes, e de forma cada vez mais autónoma. A leitura é uma importantíssima ferramenta de educação. Mesmo sendo deficientes visuais, a informática fornece-nos enormes possibilidades de escolha de livros e de formas de os lermos em qualquer lugar. No telefone móvel, no mp3, no computador, no pda... temos o mundo ao nosso alcance e não deveremos deixá-lo escapar entre os dedos!...

Olá Jorge Teixeira e demais.
Meu nome é Aparício, sou brasileiro e moro em Avaré, interior do estado de São
Paulo. Sou portador de DMRI e, portanto, possuo baixa visão. Gostaria de compar
tilhar com vocês a minha experiência (está no início), da técnica de tratamento para deficientes visuais (miopia, vista cansada, baixa visão, patologias como a DMRI), bem como problemas posturais, articulares, neurológicos e degenerativos.
Esse método de trabalho corporal (exercícios, alongamentos, etc) foi iniciado por
William Bates, oftalmologista norte-americano e, posteriormente, desenvolvido por Meir Schneider, optometrista. Chama-se Método Self-Healing (Auto-cura). E o livro dele, que atualmente estou lendo, chama-se "Movimento para Autocura". Ele advoga o conceito de que a visão pode, em certo casos, ser melhorada, através de
exercícios específicos. A evolução de certas patologias visuais, pode ser estabilizada, ou mesmo, regredir, segundo Schneider. Os oftalmologistas que consultei, disseram-me que a Degeneração Macular não tem cura e a cegueira é quase certa. No entanto, o Meir Schneider devolveu-me a esperança, a vontade de lutar. O tempo dirá quem está com a razão.

Olá Aparício:

Gostaria de ler o livro que você está lendo sobre o assunto em análise. Se estiver em suporte informático, diga, por favor, como posso obtê-lo. Moro em Portugal e não creio que a obra de que fala esteja editada aqui. Um abraço.

Jorge Teixeira

Jorge Teixeira

Boa noite a todos.
Respondendo a você, Jorge, aqui vão alguns livros do Meir Schneider, versão na lingua portuguesa, que eu conheço:
"Movimento para Autocura" - Editora Cultrix-Pensamento
"Manual de Autocura"- Vol.I e II - Editora Triom
"Uma lição de vida" - Editora Cultrix
Além desses livros, existem, em português, alguns CDs, descrevendo
alguns exercícios para os olhos, como você poderá ver nos links abaixo:
http://www.self-healing.org/ -site do Meir Schneider
http://www.self-healing.org.br/shintro.htm - site da Associação Brasileira
de Self-healing
http://www.lakelandsylvia.com.br/PT/index_pt.html - site da Sylvia
Lakeland, que emprega a técnica do Meir Schneider em seus cursos
aqui em São Paulo e, parece-me, aí em Portugal.
Quanto a compra do(s) livro(s), se não encontrar aí em Portugal, sugiro
entrar em contato com as Editoras acima, o site da Sylvia Lakeland ou,
ainda, a Livraria Cultura, via internet. Bem, é isso aí. Qualquer dúvida,
estamos às ordens. Saudações a todos. Aparício

Jorge TeixeiraObrigado, Aparício, vou ouvir os cds e logo decidirei sobre os livros. Valeu!

Jorge Teixeira

Ao ler esse blog, fiquei conhecendo outras forma de ler online e pelo celular, obrigada pela ajuda de vocês!

Bom-dia, das várias ferramentas que dispomos para ler prefiro o telemóvel, tenho nele instalado o quick office e o y edit que dão muito jeito na leitura dos formatos .doc e .txt; sinto-me mais confortável ao ouvir através do telemóvel; quanto às minhas leituras enumero aqui as desta última semana; a sultana que relata a vida das mulheres na Arábia Saudita, os dados estão lançados de jean-paul sartre, a náusea do mesmo autor e a peste de albert camus, também leio muitos artigos que recolho através de pesquisas que faço na net e depois meto no tele, principalmente de cariz histórico, filosófico e da área das emoções: neurologia psiquiatria e psicologia etc. e assim vão as minhas leituras! quanto à forma de adquirir os livros, existem várias listas de partilha de livros como as listas : leia e livraria virtual, as duas dos grupos do google, e se accionar-mos o motor de busca e digitarmos o nome da obra juntamente com a palavra download aparecem links para fazer o respectivo download, algumas obras já nem têm os direitos de autor.

Olá Helder:

Realmente, o telemóvel é óptimo para ler. Não conhecia esse programa "y edit" de que você fala. Ele é melhor do que o quick office? Gostaria também de saber que telefone você usa e que software de leitura tem instalado. Eu uso o Nokia 6630 com a versão 3.0 do talks e tem funcionado bem. Mas, mais tarde ou mais cedo terei de trocar de telefone e gostaria de saber da experiência de outras pessoas com modelos mais recentes. Um abraço a todos, e neste momento, um agradecimento especial ao Helder pelo seu comentário.

Jorge Teixeira

Olá e bom dia à todos, gostaria de saber se é válida a idéia de montar uma biblioteca virtual para agregar livros nos formatos DOC, RTF e TXT, sou cego e particularmente sinto falta de um recurso dessa espécie. Por favor, deixem suas opiniões aqui, ou mande-me um email para acodogao@hotmail.com
Abraços!

oi, os audibooks do Max lucado são muito bons, o "3;16" e o "sem medo de viver" eu conheço, sei que neste formato voce encontra também o livro "dias melhores virão", mas este não conheço.
Max Lucado é um excelente escritor, ja tem mais de 70 livros publicados, vale a pena
boa leitura

OI!!!!! eu particularmente adoro ler/ escrever. e graças ao pc, consegui ler vários exemplares de livros que jamais encontrei em braille. estes, foram substituídos pelos aldio livros, e pelos digitalisados. eu adoro ler em braille, mais sinto q é um costume que os cegos estão perdendo. gostaria que me indicassem sits para baixar livros. beijos.

Olá Dorinha!
Não conhece a tifloteca?
Lá pode baixar livros e de todos os gostos. Basta registar-se e enviar para lá o seu atestado de incapacidade multiusos!
Eu também já baixei alguns e estou satisfeitíssima!

Cumprimentos, Céu