Está aqui

Utilização de programas de gravação e edição audio com o Jaws

por Jorge Teixeira

Sou produtor de programas de rádio e, recentemente, a minha entidade empregadora decidiu informatizar o meu posto de trabalho. Em conjunto com os meus colegas normovisuais consegui identificar a forma de usar o Jaws com o Soundforge 8. Com ele é possível montar um programa de rádio, inserindo, editando e ordenando as diferentes partes, de modo a construir o produto final a emitir. Ainda não consegui dispensar completamente a mesa de mistura porque não encontrei maneira de fazer, de modo perfeito, a inserção de voz sobre música, subindo e descendo a parte musical em "fade-in e fade out rápidos e parciais" como se faz com o potenciómetro das misturadoras. Gostaria de trocar informações com quem se interesse por este assunto. Jorge, Porto, Portugal.

bom dia jorge eu sou dj e sempre quiz saber utilizar esse programa mas não encontrava niguém que fosse visual também, para trocar informações.
bem se depois for possivel, gostaria qe me desse algumas instruções como utilizar esse editor de música.
desde já agradeço pela atenção.

Olá DJ! Tenho muito gosto em te ajudar no uso do Soundforge. Sugiro que você mesmo vá explorando o programa e escutando as descrições que o próprio jjaws te vai dando sobre ele. É um programa muito intuitivo e fácil de manejar com menus bastante claros. Há também diversos atalhos que facilitam muito os processos. Para começar, proponho que tente abrir uma música, ou outro documento gravado, para experimentar.

Seleccione o programa e prima enter para abrir a tela de trabalho.

Prima alt-control _ logo à direita do espaço _ juntamente com F2, para ter acesso ao menu "abrir".

Agora prima e segure shift e, ao mesmo tempo, prima tab uma só vez.

procure com as setas, para cima e para baixo até descobrir a pasta em que você está e vá dando enter para abrir cada uma das pastas até localizar aquela onde se encontra o ficheiro _ em wave, wma, mp3 ou outro formato audio que queira abrir _ e quando localizar o ficheiro pretendido prima enter sobre ele e aguarde um pouco.

É importante dizzer que, se o programa estiver configurado sem alterações ao modo default, quando você entrar numa pasta com, por exemplo, vários ficheiros wave, o soundforge vai mostrando eles para você antes que dê o enter final sobre aquele que pretende abrir.

Dado esse enter final, o Soundforge ficará uns segundos em silêncio e depois começará dizendo "building peaks for..." seguido do nome do ficheiro que pediu para abrir.

Quando estas indicações cessarem de todo _ o que levará tanto mais tempo quanto maior for o ficheiro em causa _ o registo ficará aberto na tela de trabalho do soundforge.

Para ouvir prima enter.
Para pausa, prima enter novamente.
para voltar ao princípio, prima control mais home.
para andar para a frente no registo aberto prima seta para a esquerda _ e andará devagarinho _ ao premir page down andará mais rapidamente. Seta para a direita e page up fazem os mesmos movimentos _ lento e rápido ´_ na direcção contrária.
Tente esses passos iniciais e me fale o que você conseguiu.

Abraço, Jorge

Jorge Teixeira

bom dia jorge. obrigado pelo retorno e vou tentar utilizar esses comandos usando o virtual vision.
caso não consiga vou instalar o jaws.
bem se depois quizer vamos nos falar também pelo msn.
o endereço que tenho no msn é: djdaniblue@hotmail.com.
valeu e mais uma vez obrigado.