Está aqui

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos. - blog de Céu

Jogo de computador ajuda pessoas com problemas oculares

por Céu

Jogo de computador ajuda pessoas com problemas oculares

Um jogo de computador criado pela Universidade de McGill, no Canadá, promete ajudar aqueles que sofrem de problemas oculares, como a ambliopia, também conhecida como 'olho perguiçoso' .

De acordo com o comunicado da Ubisoft, empresa especializada no desenvolvimento e comercialização de jogos de computador e parceira da Universidade de McGill, o 'Dig Rush' "submete os olhos a vários níveis de contraste que surgem no jogo".

Estes exercícios ajudam a treinar o cérebro e melhorar a perceção visual, através de uns óculos 3D e um tablet. O médico pessoal de cada paciente/jogador pode recomendar um ajustamento das definições de acordo com as necessidades de cada um.

"Esta terapia foi testada clinicamente e permite aumentar, significativamente, a acuidade visual das crianças e adultos que sofrem deste problema. Com a autorização da Ubisoft, estamos capazes de ajudar os médicos a apoiar e acompanhar o progresso dos seus doentes", explica Joseph Koziak, CEO da Amblyotech, outra empresa parceira do projeto, citado pelo mesmo comunicado.

Durante os testes do jogo, desenvolvido na Universidade McGill, no Canadá, conseguiu ver-se uma "grande melhoria na visão de crianças e adultos".

Brevemente, o 'Dig Rush', ainda na fase experimental, vai começar a ser vendido nos Estados Unidos, embora a Amblyotech preveja que o produto chegue em breve a mais países do mundo.

A ambliopia é uma doença que afeta cerca de três por cento das crianças em todo o mundo, sendo uma das principais causas que levam à cegueira.

Comentários

Quando tinha baixa-visão era um viciado em jogos de computador e em consolas, e confesso que de muito que abusei acabei por "lixar" a vista...

Apesar de os vídeo jogos entreterem e estimularem o raciocínio e outras capacidades cognitivas, podem também viciar e ser nocivos para a visão, isto se não forem utilizados com parcimónia.

Apesar de ser muito crítico, não levem à letra o que disse! rsrsrs Pois não dispenso os audiogames que são fantásticos, especialmemte aqueles que são desafiantes e que nos põem a pensar. O simples facto de ter voltado a poder jogar jogos de computador foi uma alegria sem palavras! E o mais fixe de tudo é que são completamente acessíveis. Não, não estou a falar do playroom, mas dos audiogames da Blind Games Brazil. Nesse site tem um pouco de tudo, desde jogos de estratégia até jogos de carros de corrida. A única coisa que acho que não está bem é não ser jogável entre um cego e um normovisual, o que é uma pena, pois devia dar para todos.

Tudo de bom!