Está aqui

Visão Diferente - blog de jfilipe

Como levantar dinheiro no multibanco de modo autónomo ?

por jfilipe

Bom Dia,

Se para nós normovisuais é perfeitamene fácil levantar dinheiro, já para os Deficientes Visuais pode causar a dependência de alguém para o fazer ... !
No entanto as máquinas de MultiBanco estão mais acessíveis, e eu vou dar umas dicas sobre como levantar dinheiro de modo autónomo ! lool

Tipos de teclado do Multibanco:
Existem básicamente 2 tipos de teclados de multibanco, um mais compacto na maiorias das máquinas, e por vezes teclados maiores com mais funções
Passo a decrever as teclas da esquerda para a direita usando espaço, e mudança de linha para indicar que se trata da linha seguinte

Ex: 20EUR quer dizer 20 euros, ok ?

Completo
20EUR 100EUR Saldos 1 2 3 Anular
40EUR 150EUR Consulta_Movimentos 4 5 6 Corrigir
60EUR 200EUR Pagamento_Serviços 7 8 9 Confirmar
80EUR Outros_Levantamentos Carregamento_PMB . 0 00

Compacto (mais utilizado)
1 2 3 cancelar
4 5 6 corrigir
7 8 9
. 0 00 Confirmar

Como podemos observar no teclado completo existem atalhos directos para levantar directamente 40 euros por exemplo, contudo eu vou-vos dar umas dicas como se faz usando a opção Outros levantamentos, mas nada impede que possam levantar as quantias pré-definidas, é só porque nas outras importâncias é mais flexível, e penso eu mais fácil de executar para os Deficientes Visuais

Passos para o fazer:
1. Introduza o cartão MB
2. digite o código de 4 digitos
3. marque 1 para ir ao menu levantamentos
4. marque 9 para seleccionar outras importâncias (ou outros levantamentos)
5. introduza a quantia usando o teclado (exs: 2 + 4 (24 euros), 1 + 00 (100 euros))
6. carregar no botão confirmar
7. escolhe 00 para receber comprovativo
8. retirar cartão, dinheiro e talão

simples não ? loool

Existe um link da ACAPO sobre a SIBS (multibancos) que disponibiliza números de contacto
http://www.acapo.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=580:sib...

Bom, espero com este pequeno contributo, possa contribuir para que os DVs levantem dinheiro de modo totalmente autónomo ! loool

Comentários

Olá Filipe!

Se para muitos cegos estas dicas não são novidade, para mim são luz no meu caminho!

Primeiro porque não sabia que era possível, e segundo porque quanto mais autónomo menos deficiente sou!

Li o teu post com alegria, porque ninguém gosta de se sentir dependente dos outros quando quer ter a sua própria vida. E parece fácil fazer levantamentos por multibanco, isto claro se praticarmos regularmente.

Achei o teclado compacto mais simples de usar, porque posso marcar a quantia que quero bastando marcar o valor.

Li no link que puseste no fim do teu post e achei-o demasiado curto e apenas dizia que existiam espalhadas pelo território nacional 3 mil máquinas multibanco com entrada para auscultadores e com voz incorporada. Bastava introduzir o cartão mb, marcar o código e esperar mais ou menos 10 segundos para marcar o número 5 para ativar a voz.

Achei que para mim é mais fácil com auscultadores e que o local ideal para levantar dinheiro é onde não haja tanto ruído e que seja dentro e só entra quem passar com o cartão.

As minhas irmãs já me ensinaram a introduzir o cartão e a marcar o meu pin, só falta aprender a fazer um levantamento e é melhor levantar pouco dinheiro de cada vez, porque nós não vemos e não sabemos quem está atrás de nós.

Obrigado pela preciosa ajuda!

Abraços

Bom Dia Marco,

Obg pelos elogios loool
Mas de facto não me custou nada postar esta dica loool

Sim, de facto quanto mais autónomos formos melhor, ainda este fim de semana treinei o meu pai, e ele agora com a prática chega lá como tudo lool

Mas isso não quer dizer que sejamos menos deficientes, temos a deficiência que temos, devemos é sim aceitar as nossas limitações, a autonomia ajuda-nos a fazermos as coisas sózinho, pelo menos a maior parte, mas a deficiência há-de permanecer, tudo depende da nossa atitute perante a vida !

De facto o teclado compacto é bem mais simples de usar loool
Olha é o q há, pelos vistos trata-se de uma parceria da SIBS com a ACAPO, se não há melhor paciêcia !

Eu penso q usando estas dicas mesmo sem phones q chegarás lá na mesma loool

Dispõe sempre loool
Abraços

Olá maninho!

Tenho a certeza que o teu pequeno contributo vai ajudar muita gente! E olha que ajudou-me imenso a vencer mais uma barreira. Tenho esperança que consiga mesmo sem som, leve o tempo que levar! Desistir é que não!

Grande abraço

Olá Filipe!

Não existe felicidade maior no mundo do que fazer os outros felizes! E vais ficar satisfeitíssimo ao saberes que me ajudaste imenso com o teu artigo!

Ontem pus em prática todas as tuas dicas e foi uma alegria indiscritível quando consegui mais uma vitória na minha vida. A oportunidade de ir levantar dinheiro ao multibanco surgiu numa tarde amena e soalheira quando estava no Intermachê com as minhas irmãs. Já lhes tinha dito antes que um amigo muito especial tinha-me ensinado umas dicas de como levantar dinheiro de forma autónoma e elas acharam boa ideia. Se não tivesse tomado a iniciativa jamais teria provado o sabor embriagante da liberdade.

Pois bem, as minhas irmãs não são do tipo superprotetoras e quando me mostraram as inscrições em braille por cima da ranhura onde metemos o cartão, tive a agradável surpresa de ler com os dedos "introduza cartão". Fiquei contentíssimo e elas ensinaram-me a introduzir o cartão. Tive de esperar mais ou menos 10 segundos antes de marcar o meu código. Para minha alegria o teclado numérico era compacto e foi fácil escolher a quantia marcando os números. E o botão para confirmar estava em relevo e foi fácil. A única coisa foi que a voz falava tão baixo que não me percebi que dizia para retirar o cartão. Não foi preciso pedir talão porque ele saiu simultaneamente com o dinheiro.

Apesar desta primeira experiência, tenho consciência de que as máquinas MB não são todas iguais e que tenho de praticar as vezes que forem necessárias. Mas finalmente dei outro passo importante na minha autonomia, aprendi como levantar dinheiro sem depender dos outros, mesmo sem a voz da máquina.

A liberdade de fazer as coisas sozinho tem para mim um sabor a felcidade! Quero ser feliz em tudo que esteja ao meu alcance, mostrar a mim que a verdadeira limitação é a resignação e a desistência.

Celebro esta vitória com alegria e gratidão por te ter como meu amigo e por ter umas manas maravilhosas!
Forte abraço

Olá Marco !

Fico tão, mas mesmo tão feliz, por teres dado esse grande passo em prol da tua autonomia ... mtos parabéns mano looool
Bom, isto merece champagne loooool

Grande abraço

Olá Filipe!

Venha o champanhe! rsrsrsrsrs

Também fico radiante por ter tentado e conseguido, pois só tentando é que chegamos lá. Nada é impossível quando não aceitamos a palavra "desistir"! É preciso testarmos os nossos limites e improvisarmos maneiras de dar a volta àos desafios da vida em vez de desistirmos sem ao menos termos tentado.

Abraços

Olá Maninho !

Realmente temos q comemorar essa tua pequena grande victória, tu conseguiste e fico tão, mas mesmo tão feliz por isso looool

Tirando uma ou outra situação que não vale mesmo a pena tentar, desistir é dos fracos, e de tantas vezes que desafiamos os nossos limites que um dia iremos conseguir, com mta determinação e luta loool

Abraços

Olá querido amigo!

Desistir não é uma questão de se ser fraco ou forte, mas sim demasiado pessimista e não tomar a iniciativa.

Porque o pessimista só vê os problemas, as desvantagens, os fracassos e pensa que é preferível não arriscar a ter uma desilusão. Também acha que as suas deficiências são responsáveis pelos seus infortúnios e que o impedem de concretizar os seus objetivos. Na sua cabeça faz filmes nos quais é sempre derrotado pelos seus problemas.

Ficar à espera que sejam os outros a fazer as coisas por nós ém vez de tomarmos a iniciativa é outro defeito que temos de ultrapassar se queremos ser o máximo de autónomos e felizes.

Máximo não significa sermos totalmente autónomos, porque não existe à superfície do mundo uma pessoa que não precise dos outros para nada. Máximo significa sermos autónomos até onde for possível ou fazermos tudo o que está ao nosso alcance.

E, como disseste uma vez, temos de aceitar as nossas limitações em vez de remarmos contra a maré. O que não devemos permitir é que elas ou os preconceitos nos subjuguem e façam de nós vítimas do fatalismo. Porque pensarmos que a nossa deficiência é uma tragédia irreversível só vai fazer de nós pessoas deprimidas e sem entusiasmo pela vida.

Digo isto por experiência própria e sei que não se trata de ser fraco ou forte. Todos nós somos ambos e temos as nossas dúvidas e inseguranças.

Já desistimos mas nunca é tarde para aprender e recomeçar. Porém, os maiores inimigos que temos de vencer é o pessimismo e a falta de entusiasmo e de iniciativa própria. De nada adianta ficar à espera que os nossos problemas se resolvam ou que as pessoas nos ajudem ou compreendam. Temos de ser nós a ter a audácia de enfrentar a vida de frente e a lutar pelos nossos objetivos.

Temos de procurar soluções ou inventar outras quando as existentes não são as melhores. Se Deus dotou o Homem de inteligência e imaginação foi para criar estratégias adaptativas e não para fechar as suas capacidades na gaveta.

Forte abraço

Olá querido maninho !

Sim de facto, visto as coisas assim, faz todo o sentido loool

Se nós queremos vençer na vida, primeiro devemos de:
1) Aceitar as nossas limitações
2) Sermos optimistas e não péssimistas

Claro que se não aceitarmos as nossas limitações, passamos a vida a lamentarmo-nos pelos cantos e não saímos daí ... !

O pessimismo e o medo de arriscar são dois grandes obstáculos que devemos ultrapassar na vida, porque se nos deixamos dominar por eles raramente conseguiremos sermos felizes e ir mais além ... !
Quando tamos na ideia que algo vai correr mal, corre mesmo mal, mas se pensarmos q pode correr bem, embora tudo possa ter apontado para correr mal, pode acabar por correr bem loool
Eu sei q na vida acontece muita coisa, temos desiluções, e por vezes criamos algumas reservas, mas nunca nos devemos fechar mas manter uma mente aberta, e quem sabe dia de amanhã seja mais risonho ? Mas se tivermos demasiado fechados isso jamais acontecerá !

Claro q não somos totalmente autónomos, precisamos sempre dos outros, mas devemos fazer os possíveis para sermos o mais autónomos possível, não totalmente é claro loool

Todos os dias termina um dia, e começa um novo, e na vida tb é assim, tb tem têrminos e recomeços loool

Grande e forte abraço

Olá querido mano!

As tuas palavras são a luz da verdade, pois nada ganhámos com o pessimismo, apenas nos tornámos fracos e desistentes.

Porque dar ouvidos ao pessimismo é dar ouvidos à nossa fraqueza, às nossas incertezas e aos nossos medos e fantasmas. E ele acaba por sugar as nossas energias, só nos deixa desanimados e inseguros de nós próprios.

E uma coisa que disseste é o que me acontece às vezes: se penso que vai correr mal, acaba por acontecer. Ou, em raros casos, dar-se o oposto: correr muito melhor do que esperava.

Ainda bem que não damos ouvidos aos pessimistas e contra tudo e contra todos fomos muito, mas muito longe. E graças ao otimismo hoje somos mais fortes e autónomos, não alimentamos ideias negativas e acreditamos mais com o coração do que com a razão.

Porém, não somos otimistas ao extremo, pois somos realistas, conhecemo-nos bem e sabemos quais são os nossos limites. Mas uma coisa é que nunca desistimos quando metemos uma coisa na cabeça. E não aceitamos ser tratados como deficientes, mas sim insistimos que nos respeitem como pessoas.

Quero acreditar que sim, que vou conseguir realizar os meus objetivos, bem reais e alcançáveis, mas não quero pensar no amanhã. Penso no que tenho de bom, nos meus amigos e na minha família. Apenas peço a Deus saúde e paz. Que nunca me falte a saúde, porque preciso dela para realizar os meus objetivos. E da paz interior para enfrentar as adversidades com coragem e serenidade de espírito.

Forte abraço e bom fim de semana!

Olá querido mano !

As minhas palavras são a luz da verdade, se o dizes eu acredito, mas apenas disse o q me vai na alma looooool

Temos é q sermos optimistas, e força para a frente q atrás vem gente loool
É mesmo graças ao optimismo, luta e persistência conseguimos chegar longe loool

Mano, não se deve fazer grande planos, mas devemos por vezes pensar no amanhã com alegria, nem que seia para pensar, amanhã à noite vou ao bar X ou Y looool
É inevitável e salutar pensar no amanhã, mas sem querer pôr a carroça à frente dos bois entendes ? lool

Claro q vais conseguir realizar os teus objectivos mano e eu os meus looool
Sim haja saúde, paz e amor loool

Grande abraço e bom fim de semana

Olá amigo!

Não, não estou a exagerar, porque o que disseste é verdade! Se realmente queremos concretizar os nossos objetivos só o conseguiremos com otimismo e entusiasmo. Porém, se alimentarmos pensamentos negativos do tipo não sou capaz ou é muito difícil, não experimentaremos nem o sabor da derrota nem o sabor da vitória, apenas o sentimento de autocompaixão e de que somos uns inúteis. E ninguém quer experimentar esse sentimento e o único caminho é lutar com dentes e unhas pela nossa dignidade.

Não faço planos para o futuro, porque depois estava sempre a adiá-los ou a canalizar as minhas energias para o desconhecido. A experiência ensinou-me a aproveitar intensamente as oportunidades do presente e a sonhar com os pés bem assentes na Terra. Portanto, não tenho planos de futuro, nem quero sofrer outra desilusão, apenas quero viver um dia de cada vez.

Além disso, não tenho nada planeado para o dia de amanhã, apenas deixo que as coisas fluam naturalmente. Deves estar a pensar que sou mais cauteloso e refletido, e acertaste em cheio. Não faço filmes na minha cabeça de como será amanhã, ou daqui a uma semana, um mês ou um ano. Só sei o dia de hoje e luto cada minuto para ser feliz.

Abraços fortificantes

Olá de novo!

Muitas vezes vivemos apenas em função das grandezas descurando as pequenezas da vida. Contudo, as pequenas vitórias transformam-se em grandes acontecimentos dignos de intensa alegria.

É o que me aconteceu quando dei um pequeno mas importantíssimo passo na minha autonomia. Depois de algumas tentativas e insistências, passei a ser capaz de levantar dinheiro e a geri-lo de forma autónoma. Antes eram as minhas irmãs, mas agora sou eu. E posso consultar online os meus levantamentos e saber quanto tenho para melhor gerir a minha vida. O Jaws navega muito bem na página do meu banco.

Fantástico, não é? É preciso ter muita vontade e muito otimismo para conseguirmos ser autónomos. E é aos poucos e poucos que o vamos conseguindo, com entusiasmo.

Não tenhas dúvidas de como é maravilhoso sermos independentes e tão capazes como os outros. É assim que vamos realizando aos poucos os nossos sonhos, pois a pressa é má conselheira e é preciso ter condições para construir os nossos sonhos.

E quando tiver essas condições, sim, já posso considerar-me uma pessoa perfeitamente autónoma e realizada.

Abraços fortificantes

Olá maninho adorado !

Claro q sim, a vida é feita de pequenas victorias, e essas pequenas victórias dão mais sabor à nossa vida, dão-nos mais ânimo e sentimos uma imensa alegria ... ! loool
Nem imaginas a felicidade que me deste agora ao ler o teu comentário, com esta tua pequena victória, mas que poderá ser um grande passo em direcção à tua independência ... yes, yes, conseguiste loooooool

Claro q sim é fantástico, e ainda por cima acessível com o Jaws ainda melhor looool

A pressa só atrapalha ... !
É claro mano que é preciso condiçĩes para construir os nossos sonhos, e tu mano tás quase lá, e tens dado bons passos a esse nível loool

Grande e forte abraço

Olá maninho querido!

Venha mais champanhe! rsrsrs Ainda vamos tornar-nos alcoólicos com as muitas vitórias que já conseguimos e que vamos conseguindo com muita perseverança! rsrsrsrs

Sabes quem é o grande culpado desta minha vitória? És tu, pois foste tu quem me deu a dica depois de me contares que tinhas ensinado o teu pai a levantar dinheiro no Mb de modo autónomo. Lembras-te?

Fiquei muito entusiasmado e pedi-te que me ensinasses também e que publicasses as tuas dicas no Lerparaver para ajudar todos os que desejam ser o máximo de autónomos.

E olha que te estou profunda e eternamente grato pela tua amizade e apoio incondicionais que tens demonstrado ao longo do tempo!

Não deixa de ser uma verdade bem clara que são as pequenas vitórias que nos dão forças para continuar. O caminho faz-se com pequenos passos e uma coisa de cada vez. Não é a correr que se tem bom sucesso na vida, só quedas e desilusões. Porém, as quedas são necessárias para o nosso amadurecimento e ajudam-nos a ser bem sucedidos na próxima oportunidade.

Adoro-te, maninho, fica bem!!!

Olá maninho querido !

Champanhe com moderação não faz mal loooool

Claro que me lembro bem mano, empenhei-me em pôr essas dicas no lerparaver, mas nunca esperei q tivesse um impacto tão profundo loool

Tou sem palavras, tou comovido com as tuas palavras, tenho mto orgulho em ser teu mano sabes ?
E se fosse preciso faria exactamente o mesmo looool
Mano dá cá um grande e forte abraço

Claro q são as pequenas victórias q nos dão força para continuar, com toda a calma e serenidade .... e as quedas apesar de no momentos nos deixarem magoados são importantes para amadurecermos ... !

Amo-te maninho, fica bem !
Grande abraço

Meu querido mano!

Vamos festejar esta minha conquista que, para mim, é uma grande vitória, um sorriso de orelha a orelha e toma lá um forte abraço que bem mereces pela tua amizade verdadeira e pelo teu empenho em ajudar os outros sem pedir nada em troca!

Também te amo como meu amigo e irmão do coração, que desde o primeiro instante que nos conhecemos se te revelaste, tanto pelas tuas palavras, como pelos teus gestos.

Abraços e fica bem!!!

Olá querido maninho !

Claro q sim, vamos festejar essa tua grande vitória, um bom passo em direcção à tua autonomia looool
Imagino como te deves tar a sentir tão bem com o sabor desta victória, e com um sorriso enorme, é tão bom sentir-te assim bastante animado, isso faz-me muito feliz loooool
Toma lá de volta um grande, forte e sentido abraço !

Mano, eu sou mesmo assim, ajudo os outros sem esperar nada em troca, naquela base dar sem tar á espera de receber, às vezes sou mal entendido ou compreendido, mas mesmo assim não desisto de o fazer, e os elogios e carinho q vou recebendo sem esperar, dão-me mais força para continuar este serviço looool

Mano, tu já tens um lugar especial no meu coração, amo-te muito mesmo, e sinto que nos últimos tempos a nossa amizade tem evoluido imenso loool

Fica bem !
Abraços