Está aqui

Opinando - Blog de Filipe Azevedo - blog de Filipecanelas


Livro de honra de Filipecanelas

Bem-vindo ao meu Blog.
Em primeiro lugar quero agradecer ao lerparaver por ter disponibilizado este espaço.
Vou aproveitar este blog para colocar artigos de opinião, informações úteis, no fundo, reflectir a temática da deficiência.
Espero pela sua visita e pelos seus comentários.

Um abraço para todos.


O correio do cego

por Filipecanelas

A partir de agora, quando enviarem correspondência em Braille, em vez do tradicional Cecograma, devem colocar no envelope as palavras envio para os cegos. é mesmo isso. Não à que enganar!

...

O prazer de comprar um Iphone

por Filipecanelas

Para quem como eu, que gosta de tecnologia, a experiência de adquirir um produto Apple é das mais fascinantes, e até porque não dizer, das mais emocionantes que podemos experimentar.

...

O mito da acessibilidade cara, dispendiosa e impraticável

por Filipecanelas

Quando falamos em acessibilidade ao meio físico, produtos, serviços, à cultura e à arte, temos imediatamente a tendência de associar isso à aquisição de material altamente sofisticado, desconhecido do grande público, caro, e por isso, inacessível.

...

comentário à proposta do deputado britânico Philiph Davies de baixar o salário mínimo para os trabalhadores com deficiência

por Filipecanelas

Os deficientes em geral, bem que podem estar indignados com o deputado eleito pelo partido conservador britânico Philiph Davies.
O motivo da indignação é a proposta que ele fez na câmara dos comuns, que consiste em baixar o salário mínimo para os trabalhadores com deficiência.
Na Inglaterra o salário mínimo actual é de 5.93 libras por hora, mais ou menos 6 euros e 70 cêntimos.

...

Participação no Seminário O Mundo ao Contrário

por Filipecanelas

Caros leitores.

Ontem, dia 31 de Maio de 2011, Participei no Seminário o Mundo ao Contrário, organizado pelo serviço Bai da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, com uma comunicação à qual dei o título:
como potenciar a utilização das tecnologias de informação e da comunicação no percurso escolar de uma criança deficiente visual.

...

Comprar a partir de Casa com o Continente Online

por Filipecanelas

Pese embora alguns já saberem disto, creio que nunca é demais lembrar para quem ainda não sabe, que podem realizar as suas compras, de uma forma cómoda, tranquila e fácil a partir de casa, pela Internet, ou em alternativa, pelo telefone.
Quem disponibiliza este serviço, é o Continente Online.

...

Medidas para aumentar a segurança pessoal de um cidadão deficiente visual

por Filipecanelas

Caros Leitores.

Uma das questões com que me preocupo, têm haver com a segurança, e as medidas que cada um de nós deve tomar no dia-a-dia.
Hoje, muito se tem falado dos cuidados a adoptar, para reduzir ao máximo possível a probabilidade de virmos a sofrer dissabores, mas penso que existem medidas específicas à deficiência visual, que merecem ser reflectidas.

...

Os diferentes modelos de bengalas

por Filipecanelas

Caros leitores.

Vou aproveitar esta postagem para encetar uma troca de ideias que espero seja interessante e profícua, sobre algo que nos diz respeito a todos nós, deficientes visuais.
Falo das bengalas.
Aquilo de que eu quero falar, não é propriamente se usam muito ou pouco, se têm boa mobilidade ou não, mas tão somente a bengala que utilizam.

...

Comunicação - As acessibilidades aos edifícios públicos vistas pelos olhos dos cegos

por Filipecanelas

Caros Leitores.

Na passada Sexta Feira, dia 29 de Outubro de 2010, na biblioteca raveiro da Silva em Braga, fui um dos oradores do Seminário “acessibilidade em edifícios públicos”, onde apresentei uma comunicação a que dei o nome “As acessibilidades aos edifícios públicos vistas pelos olhos dos cegos”.

...

prioridade numa repartição pública

por Filipecanelas

Esta história passou-se comigo à vários meses, mas não quis deixar de a partilhar convosco.
Como tinha de resolver um problema pessoal, aproveitei a minha hora de almoço e desloquei-me à loja do cidadão.
Uma vez chegado à repartição pretendida, abordou-me uma funcionária muito solícita que disse que me ia atender porque eu tinha prioridade.

...

O telemóvel. Uma ajuda de todos os dias.

por Filipecanelas

Caros leitores.
Neste texto, vou falar-lhes de um utensílio que para mim já entrou na lista dos verdadeiramente indispensáveis.
Falo, naturalmente, do telemóvel.
Hoje, este equipamento, está longe de servir apenas para realizar e receber comunicações.

...

Páginas



1 a 20 de 29