Está aqui

Jardim Sensorial itinerante realiza eventos para inclusão social de pessoas com deficiência

Publicado por Lerparaver
Data do evento: 
Quinta, 23 Setembro, 2010 (Todo o dia) to Domingo, 24 Outubro, 2010 (Todo o dia)
Tipo: 
Exposição
País: 
Brasil
Local: 
Museu da República (Catete)
Entidade promotora: 
Instituto de Pesquisa Ambiental, Social e Cultural – INTERATOS,
Descrição do evento: 

O projeto Jardim Sensorial Itinerante (JSI) estará entre os dias 23 de setembro e 24 de outubro, no Museu da República, no Catete.

Utilizando uma estrutura móvel adaptada para pessoas com deficiência, como placas de informação sobre as espécies em Braille, o JSI tem o objetivo de instigar o visitante a ampliar sua capacidade perceptiva no contato sensorial com a riqueza de detalhes que compõe cada espécie de planta, sua utilidade e as diferenças entre as várias espécies.

Responsável pelo projeto, o Instituto de Pesquisa Ambiental, Social e
Cultural – INTERATOS, assinou uma parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência para comemorar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro.

O Museu da República receberá o Jardim Sensorial Itinerante como parte do "Programa Nacional Primavera nos Museus – IBRAM/ MINC Edição 2010". O JSI ficará instalado no jardim histórico do museu durante um mês e os visitantes também poderão fazer visitas mediadas por monitoras cegas, além de participarem de oficinas e palestras.

No Museu da República, serão comemorados também o Dia Nacional do
Deficiente Auditivo (26/09) e o Dia do Deficiente Físico (11/10). O evento no museu conta com o patrocínio do Grupo Águia, formado por nove empresas especializadas em produtos turísticos e que investe na área de responsabilidade social e ambiental.

Os interessados em participar das visitas mediadas, das oficinas e
palestras deverão enviar email para jardimsensorial@interatos.org ou ligar para Shizue Tamaki - coordenadora geral do projeto
(21) 2232-7207 / 8159-0966.

Histórico do Jardim Sensorial Itinerante

O Jardim Sensorial Itinerante foi desenvolvido a partir de um projeto
implementado em 2007 para revitalizar um antigo e deteriorado jardim para deficientes visuais no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, onde. Até dezembro de 2009, promoveram-se atividades que sensibilizaram o público para uma visão solidária e cidadã a partir de temas relevantes como a inclusão social de pessoas com deficiência e a conservação da natureza. O projeto obteve grande repercussão, tendo recebido cerca de 40 mil visitantes.

* Jardim Sensorial Itinerante no Museu da República
(Rua do Catete, 153, Catete) - 23 de setembro a 24 de outubro

- Oficina de LIBRAS "Mãos que falam" :
Dias 28/09; 05/10; 19/10, às 10h; 23/10, às 14h.

- Palestra "Mitos e Realidades da pessoa com deficiência":
13/10, às 14h.