Está aqui

Especialistas em oftalmologia se reúnem em Santa Catarina

por Lerparaver

Encontro em Bombinhas irá apresentar novas técnicas cirúrgicas e debater o tratamento de catarata, glaucoma e outros problemas envolvendo retina e córnea

Cerca de 300 profissionais de oftalmologia participam, de 23 a 25 de abril, do IX Congresso Sul-Brasileiro de Oftalmologia e do XV Simpósio de Atualização em Oftalmologia, em Bombinhas, no litoral de Santa Catarina. O objetivo dos eventos é apresentar as novidades de diagnóstico, tratamento e cirurgia para doenças que afetam a saúde dos olhos como catarata e glaucoma, por exemplo. Os encontros também irão abordar problemas da vida moderna, ainda não muito conhecidos, mas que prejudicam a visão e podem comprometer os olhos para sempre, como a Síndrome do Olho Seco, comum em pessoas que usam o computador ou assistem a televisão por longos períodos.

Os participantes dos eventos também irão discutir políticas públicas para estimular a divulgação dos cuidados com a visão. “Campanhas de atendimento oftalmológico em escolas públicas são oportunidades importantes para conscientizar a população desde cedo sobre a saúde dos olhos”, aponta o oftalmologista Dr. Ademar Valsechi. De acordo com o estudo de uma empresa de lentes de contato, os brasileiros não cuidam dos olhos e apenas 3% da população têm consciência dos danos que o sol, por exemplo, pode trazer para a visão.

A falta de informação faz com que doenças dos olhos, com tratamento e cura possível, evoluam para a cegueira, quando cerca de 80% dos casos de perda da visão podem ser prevenidos ou curados. Um exemplo é o glaucoma, atualmente a principal causa de cegueira irreversível, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No mundo o glaucoma atinge cerca de 65 milhões de pessoas. No Brasil estima-se que quase um milhão de pessoas tenha glaucoma, 70% desse público sem diagnóstico. A doença é causada pelo aumento da pressão intra-ocular, geralmente devido a um bloqueio do fluído no interior do olho.

Outra doença que pode evoluir para a cegueira é a catarata. Todos os anos no Brasil 100 mil novos casos são diagnosticados e em todo o mundo a doença já cegou 20 milhões de pessoas, segundo a OMS. Os sintomas da catarata são:
baixa de visão, sensação de visão nublada, vontade de limpar os óculos o tempo todo e perda da nitidez das cores, que vai se acentuando tão logo a doença se instale. “Para evitar a perda da visão o remédio mais eficiente é consultar regularmente um oftalmologista. O diagnóstico precoce sempre aumenta a eficácia do tratamento e as chances de cura Receitas caseiras e a automedicacação não funcionam e podem até trazer complicações”, aponta.

O olho seco

Cerca de 18 milhões de brasileiros sofrem com uma doença que não conhecem, mas que pode levá-los a problemas de visão e em casos extremos até à cegueira. É a Síndrome do Olho Seco, caracterizada pela falta de lubrificação no olho e que pode provocar lesões e inflamações na superfície ocular. A doença está relacionada diretamente ao ambiente no qual a pessoa vive e aos seus hábitos. A poluição pode acelerar a evolução da doença, mas os perigos estão também dentro de casa. Muita exposição ao computador, vídeo-game e televisão também podem ressecar os olhos e desencadear a doença.

A Síndrome do Olho Seco também aparece em pessoas com mais idade, usuários de lentes de contato, mulheres na fase de menopausa ou portadores de doenças do sistema imunológico. Os sintomas são de ardor, irritação, sensação de areia nos olhos, dificuldade para ficar em lugares com ar condicionado ou em frente do computador e olhos embaçados ao final do dia. “O importante é evitar a automedicação com qualquer colírio apenas para aliviar o incomôdo.
Quando não diagnosticada e tratada corretamente, a doença evolui rapidamente”, afirma.

Novas técnicas

O IX Congresso Sul-Brasileiro de Oftalmologia e o XV Simpósio de Atualização em Oftalmologia também colocarão em pauta novas técnicas cirúrgicas como o uso do botox na oftalmologia, o futuro nas cirurgias de catarata e o uso de laser. Uma programação especial foi organizada para capacitar secretárias e assistentes de oftalmologistas, com informações que vão desde o atendimento ao cliente até noções básicas da anatomia e do funcionamento dos olhos.

Os eventos são promovidos pela Sociedade Catarinense de Oftalmologia (SCO), Associação Paranaense de Oftalmologia (APO) e Sociedade Oftalmológica do Rio Grande do Sul. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento, pelo site www.praxis.srv.br.

Serviço

O QUE: IX Congresso Sul-Brasileiro de Oftalmologia e XV Simpósio de Atualização em Oftalmologia

QUANDO: De 23 a 25 de abril

ONDE: Hotel Vila do Farol, Bombinhas (SC)

INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES: www.praxis.srv.br

Comentários

Acho muito interessante e de igual modo muito importante, este tipo de congressos informativos, sobre doenças oftaumológicas.
É uma pena que em Portugal, não se faça coisas deste género.