Está aqui

CoimbraShopping sensibiliza para acessibilidades de deficientes visuais

por Lerparaver

Começa hoje no CoimbraShopping uma campanha de sensibilização que visa sensibilizar a população para a problemática das acessibilidades dos deficientes visuais

«Cabe a cada um de nós assumir um compromisso para ajudar e apoiar os deficientes visuais no seu dia-a-dia». É esta a principal mensagem que a campanha que começa hoje no CoimbraShopping pretende passar. Uma campanha que se insere no âmbito de um projecto conjunto da Skip, Sic Esperança, Sonae Sierra e da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), que tem como objectivo «dar a conhecer as dificuldades diárias sentidas pela população cega», como forma de «estimular a igualdade de oportunidades».

Até quinta-feira, estará presente no centro comercial um percurso com obstáculos, que visa desafiar todas as pessoas a ultrapassar algumas das dificuldades com as quais os deficientes visuais se deparam diariamente. O acompanhamento é feito por um técnico especializado da ACAPO, que durante o trajecto dará algumas indicações, como se de uma pessoa cega se tratasse.

Será também distribuído o "Guia do Guia", um folheto que dá a conhecer alguns ensinamentos de ajuda a um deficiente visual.

A participação de Skip nesta acção reflecte o posicionamento da marca e o envolvimento cada vez maior com as comunidades locais. O ano passado, um dos principais projectos da marca Skip foi a introdução do braille nas suas embalagens em cartão. Esta ideia, que surgiu da sugestão de um consumidor, contou com a parceria da ACAPO em todo o processo de teste, produção e posterior comunicação do projecto. A introdução do braille em Skip tem sido muito bem recebido pela população cega, que reconhece esta iniciativa como uma grande ajuda.

O envolvimento da Sic Esperança neste projecto enquadra-se na sua linha de apoio definida para o ano de 2007, através do seu projecto "Sorrir na Diferença".

Esta problemática toca um vasto número de cidadãos portugueses, incluindo, mas não só, pessoas com deficiência visual. Com vista a chegar junto do maior número de pessoas possível foi inevitável a associação da Sone Sierra.

A campanha decorrerá noutros centros comerciais do grupo Sonae por todo país, até 17 de Maio.

Dora Santana

Fonte: Diário de Coimbra, de 13 de Março