Está aqui

Off-topic - Qual é a relação entre saúde bucal e COVID-19?

por alves

O Conselho Geral de Dentistas e a Fundação Odontológica divulgam o guia "A boca nos tempos do COVID-19". O objetivo é fazer com que as informações mais relevantes sobre o SARS-CoV-2 e a saúde bucal cheguem à população de forma visual e acessível.

Qual é a relação entre saúde bucal e COVID-19?

O Conselho Geral de Dentistas e a Fundação Odontológica elaboraram o guia "A boca nos tempos do COVID-19", que explica os aspetos mais importantes que relacionam a saúde bucal ao COVID-19. O objetivo desta publicação é fornecer à população as informações mais relevantes sobre SARS-CoV-2 e problemas bucais de uma forma mais visual e acessível:

Rotas de entrada. A mucosa oral e nasal e os olhos são as principais vias de entrada do coronavírus. A má saúde bucal aumenta o risco de doenças sistêmicas, que podem levar a complicações cardíacas e pulmonares, problemas na gravidez ou piorar a diabetes.

Risco de pneumonia. Todos os pacientes que necessitam de ventilação mecânica devido ao COVID-19 correm o risco de desenvolver pneumonia por aspiração, e foi comprovado que aqueles com doença bucal apresentam um risco muito maior de desenvolvê-la.

Boca doente, pior prognóstico. As bactérias responsáveis ​​pelas doenças bucais passam para a corrente sanguínea através das pequenas artérias e podem causar doenças mais graves, como doenças cardíacas, respiratórias, renais, agravamento da diabetes, etc.

Boca saudável contra o coronavírus. Melhorar a higiene oral é fundamental neste momento. O acúmulo de biofilme oral derivado de higiene ineficaz causa inflamação ao nível gengival. Essa inflamação pode desencadear um risco aumentado de complicações em pacientes com COVID-19.

Cuidado com a escova. As escovas de dente são essenciais para o cuidado adequado da saúde bucal. No entanto, devemos tomar os maiores cuidados, especialmente nestes momentos de epidemia viral, para evitar que se tornem um elemento de contaminação cruzada.

O 3M no COVID-19. É importante que tenhamos sempre em mente as medidas de proteção denominadas 3M: lavagem frequente das mãos, uso sistemático da Máscara e Manter metros de distância social.

“Uma das principais vias de entrada do coronavírus SARS-CoV-2 é a mucosa oral. Neste momento, com mais motivos do que nunca, cuidar da nossa saúde bucal é uma prioridade. Por isso, do Conselho Geral de Dentistas e da FDE lançamos este guia na nossa luta pela odontologia ética e de qualidade, ao serviço do cidadão ”, finaliza o presidente do Conselho Geral de Dentistas.