O Projeto Acesso, Centro Brasileiro Educacional de Apoio Pedagógico Especializado ao Deficiente Visual, foi criado com a finalidade de implementar programas de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, na área da deficiência visual.
Atualmente, estamos oferecendo os seguintes Centros de Recursos:
1. Sala Pedagógica com materiais específicos para conhecimento e experimentação do aluno com deficiência visual que, auxiliam e facilitam a aquisição da aprendizagem desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental I e II;
2. Sala de Estudos específicos para apoio ao aluno com deficiência visual, nas áreas de Química, Física, Matemática, Língua Inglesa e Língua Espanhola;
3. Espaço Multiuso para o ensino de: Leitura e Escrita no Sistema Braille; Curso de Soroban; Capacitação e/ ou Orientação Técnico-Pedagógica. Funciona também como espaço aberto a profissionais da área de educação para troca de conhecimento e reuniões;
4. Oficina da Palavra: este projeto pedagógico visa trabalhar a área de português através trabalhos por projetos que podem desenvolver desde de produções e leituras de diversos textos de diferentes gêneros literários, que geralmente não são trabalhados na escola ou passados para o Braille pelo professor, até a confecção jogos, produções de experiências e assim por diante, sempre respeitando o desejo e as necessidades do aluno, bem como a fase escolar em que o aluno se encontre e as dificuldades encontradas durante os estudos. Paulatinamente serão vistas questões da língua escrita e oral e, na medida do possível, quaisquer dificuldades que o aluno venha enfrentar na Língua Portuguesa. Os projetos desenvolvidos durante o trabalho, de modo geral, são sempre relativos ao interesse do aluno, sendo o professor um mediador da atividade.
5. Ateliê de Artes com estímulo especial para a educação da sensibilidade - Arte-terapia. O ateliê de artes para deficientes visuais tem como missão oferecer parte do conhecimento artístico da humanidade, além de dar ferramentas para a expressão não verbal, auto-conhecimento e melhora da auto-estima.
6. Espaço Zen: sala de relaxamento utilizada no início do trabalho de Artes. Neste mesmo espaço acontece o Curso de Shiatsuterapia, ministrado por um psicólogo especializado nessa área, para jovens com deficiência visual, visando uma oportunidade profissionalizante.
Na programação deste semestre, o Projeto Acesso está trabalhando de forma interdisciplinar, visando a interação do ateliê de artes e arte-terapia, da oficina da palavra e da aula de inglês, utilizando para tanto, como tema chave, o livro Peter Pan, de J.M. Barrie, traduzido por Ana Maria Machado.
O trabalho está centrado na literatura e nas várias visões e leituras que ela apresenta em seu interior. Os alunos irão identificar e organizar detalhes da história, distinguir o fato real da fantasia, comparar os personagens com as suas próprias experiências.
No ateliê de artes, será criado um mundo tridimensional, com suas formações de terra e água, e será baseado no imaginário de cada aluno e naquilo que a história de J.M. Barrie nos conta. Cada um criará sua própria Terra do Nunca.
Dentro deste projeto, no ateliê de artes, além da construção da Terra do Nunca, também estudaremos o real e a fantasia, porém dentro da pintura de paisagem. Para tanto, estudaremos dois artistas nacionais em épocas diferentes. São eles Antonio Parreiras e Tarsila do Amaral.
Está programada, para este trabalho, uma visita à Pinacoteca do Estado, dentro do Programa Educativo Público Especial, onde teremos acesso a obras destes artistas para maior aprofundamento e conhecimento do que foi estudado no ateliê.
Este trabalho foi projetado para dar a oportunidade às pessoas de ler e compreender o texto escrito. Cada lição oferece uma oportunidade para que os alunos possam construir o conhecimento de modo a aumentar a sua compreensão do mundo.
A literatura e a arte refletem a vida dos povos e desenvolve a consciência de seu espaço, e desta maneira, nossos alunos poderão verificar que através da arte e da literatura podemos ter contato com os vários pensamentos e modos de vida da humanidade.
O Projeto Acesso está localizado na cidade de São Paulo, na rua Sales Guerra, 147, Vila Romana.
O telefone para contato é 3803-9487, das 8:00 às 13:00 horas e das 14:00 às 19:00 horas.
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 4959 leituras