Está aqui

GLAUCOMA - blog de Manuel

O nervo óptico e o glaucoma

por Manuel

Nos posts anteriores fazem-se referências ao nervo óptico e às consequências da sua danificação. Numa breve síntese procurarei transmitir uma ideia muito simples do que é e o que representa este nervo no contexto do glaucoma. Não há aqui a preocupação de uma descrição minuciosa da estrutura e funcionamento deste nervo desde logo porque não tenho conhecimentos para isso. Apenas se pretende que o leitor fique com a suficiente percepção de modo a relacionar as diversas etapas do itinerário da degradação visual do glaucomatoso.

O nervo óptico é o responsável pelo transporte da informação visual do olho para o cérebro. Ele está localizado bem no fundo do olho na parte central do lado do nariz. É também a parte do olho que fica ofendida quando alguém tem glaucoma. Este nervo é constituído por cerca de 1 milhão de pequenos segmentos individuais, como as fibras nervosas que vêm da retina. As fibras dobram cerca de 90 graus quando saem da retina e entram na frente do nervo óptico (na parte conhecida como a cabeça do nervo óptico). Normalmente, há uma pequena cratera vista na parte da frente da cabeça do nervo óptico. Esta depressão é conhecida como o “copo”. O seu diâmetro é menor que o diâmetro do nervo óptico. Noutros tempos, quando o médico olhava para o nervo com um dispositivo de ampliação monocular, a cabeça do nervo parecia uma taça num pires (ou disco). Daqui derivou todo um grupo de descritores de nervo óptico (relação copo/disco, copado, escavação, etc.). O nervo óptico é extenso e de espessura finíssima. Atravessa todo o percurso que vai da retina até ao “centro de descodificação de imagem” que se situa na parte detrás do cérebro passando por regiões inacessíveis deste órgão. A despeito da sus ínfima espessura é por este “cabo” que passam muitos milhares de fibras compostas por milhões de células. É a morte destas células, em parte causada pr falta de irrigação das fibras em consequência de elevada pressão intraocular, que conduz à perda de visão por glaucoma.

Para quem pretenda ampliar conhecimentos sobre o assunto pode consultar http://www.glaucoma.org/learn/the_optic_nerve.php