O uso do fio dental é um elemento importante na higiene bucal diária. Mas sabe qual é a sua função e que benefícios ela tem para a dentição?
Para realizar uma higiene oral adequada é fundamental proteger as gengivas e a superfície das nossas peças dentárias. Durante a escovação, há áreas da boca às quais a escova não alcança, como é o caso dos pequenos espaços entre os dentes e as gengivas. Portanto, o fio dental, além do enxaguatório bucal, ajuda a remover a placa bacteriana e os restos de comida da boca.
Dentistas do COE, recomendamos escovar os dentes após cada refeição, por 3 minutos. Desta forma, evitamos numerosas patologias que não só causam problemas na boca, mas também no resto do corpo.
Apenas 20% da população espanhola faz uso diário do fio dental, porque para muitos pacientes é o esquecido na limpeza oral.
Estas são as 4 principais razões pelas quais deve incluir o fio dental em sua rotina diária de higiene bucal:
Protege as gengivas: a comida presa entre os dentes e o consequente acúmulo de placa, faz com que as gengivas inchem, causando sangramento e gerando desconforto. O uso do fio dental ajuda a reduzir essa pressão nas gengivas, eliminando os restos de comida e evitando que sangrem.
Evita a criação de tártaro nos dentes: o tártaro que se acumula nos nossos dentes é difícil de eliminar por escovação. Portanto, o uso diário do fio dental é essencial para remover a placa bacteriana.
Elimina as bactérias que produzem o mau hálito: o uso do fio dental ajuda a respirar mais fresco, porque suprimimos os pedaços de comida que estão presos entre os dentes e as gengivas e favorecemos a halitose.
Higiene oral completa: como mencionado, o fio dental limpa pequenas áreas da boca que a escova não alcança, protegendo-o de infecções como gengivite ou cárie dentária.
Se tiver dúvidas sobre o uso correto do fio dental, vá ao seu dentista.
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 970 leituras