Prezados,
Como sabem, tem sido grande a minha preocupação com a qualidade da áudio-descrição provida, quando é, aos estudantes com deficiência.
No Brasil, com alguns sequiosos por fazerem normas, fizeram uma, a Portaria 21 do MEC, sobre áudio-descrição, a qual é um grande disparate, parecendo, mesmo, que quem fez ou orientou não sabia do que estava fazendo. Por isso sempre que me deparo com bons trabalhos partilho com vocês.
Abaixo segue algo que vale a pena ler e acompanhar. Infelizmente o site original é em inglês e assim só pude trazer isto para o momento.
Desfrutem,
Francisco Lima
A áudio-descrição no ambiente educacional
Disponível em: http://www.mediaaccess.org.au/education/audio-description-education
Traduzido pelo sistema eletrônico do Google e brevemente adaptado por Francisco Lima
Há um grande interesse da comunidade escolar em relação à revolução digital na educação. As escolas estão a utilizar cada vez mais de tecnologias emergentes e downloads dos materiais educacionais.
Há, também, uma tendência crescente no sentido de uso de comunidades educacionais online para professores que compartilham ideias de aula e materiais de desenvolvimento profissional. Muito desse material é entregue via quadros interativos e escolas de todo os setores educacionais estão fazendo uso dessa a tecnologia.
Assim, a sala de aula é cada vez mais visual, particularmente no que diz respeito ao uso de meios eletrônicos. Os professores estão fazendo uso de downloads para seus materiais de ensino, estão acessando webcasts, podcasts, programas de TV e DVDs.
Onde é que a áudio-descrição se encaixam nesse cenário?
Os benefícios da áudio-descrição no ambiente educacional são numerosos. Os princípios que sustentam estas vantagens se referem ao acesso à educação e igualdade para todos os estudantes .
Em primeiro lugar a áudio-descrição ajuda a fornecer acesso equitativo aos materiais de apoio curricular para os estudantes que têm baixa visão ou são cegas, as pessoas com deficiência de impressão, como a dislexia, com daltonismo , e outros com dificuldade de aprendizagem e com deficiência física.
• É também de conhecimento que a prestação de áudio-descrição pode auxiliar na aquisição de vocabulário da língua e habilidades de leitura - através de um intercâmbio entre o uso da voz e os sons e imagens relevantes na tela, para criar significado. Uma vez que seja, no contexto é criado, a aprendizagem pode prosseguir.
• O uso de áudio-descrição fornece uma "imagem" mais abrangente e global de mídia visual para os alunos e aumenta a compreensão e, assim, facilita a compreensão
• A áudio-descrição ajuda a preencher a lacuna para os alunos em uma sala de aula cada vez mais visual
• A oferta de acessibilidade deste tipo ajuda a reduzir a sensação de isolamento dos alunos e aumenta a independência
O aluno que tem acesso à áudio-descrição é capaz de acessar alguns materiais educativos, em alguns casos, por meio de podcasts, quando são disponíveis.
- Partilhe no Facebook
- no Twitter
- 8704 leituras