Está aqui

Áudio-descrição: Opinião, Crítica e Comentários - blog de Francisco Lima

Enquete sobre ´´Audio-descrição: Modo simples de Aprender

por Francisco Lima

Prezados,
Vou, a partir de agora, propor enquetes sobre áudio-descrição e assuntos relacionados, visando difundir conhecimento sobre a áudio-descrição.
Convido-os a todos a responderem, comentarem e divulgarem estas enquetes e as que estarão na www.direitoparatodos.associadosdainclusao.com.br.
Juntos poderemos mais!
Cordialmente,
Francisco Lima
Enquete 1:
A áudio-descrição É um recurso de acessibilidade que permite que as pessoas com deficiência, visual ou outras, possam assistir e entender as imagens ou eventos visuais apresentados em filmes, peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, óperas e outros, ouvindo o que pode ser visto.
Em outras palavras, é a arte de transformar aquilo que é visto no que é ouvido: tornar percebido pela audição aquilo que se percebe pela visão, tornando compreendido pela captura auditiva aquilo que é compreendido pela captura visual.
Logo, trata-se de uma técnica de tradução voltada aos eventos visuais, imagens, fotos, filmes etc., fazendo-os acessíveis, isto é compreensíveis às pessoas com deficiência, mormente às com deficiência visual, por intermédio da fala ou escrita de quem descreve tais eventos.
?A áudio-descrição é, ainda, ferramenta que permite ao indivíduo com deficiência decidir por si só, de maneira independente, exercendo, em última instância, seu empoderamento.

((Você acredita que a áudio-descrição pode fazer parte das estratégias pedagógicas/educacionais usadas pelo professor da escola comum/regular, pública ou privada?))
Responda, comente, divulgue, se assim desejar.

Comentários

Creio que se vermos o professor como facilitador e orientador, veremos que a possibilidade de uso da áudio descrição não é remota. Independente da rede de ensino, o professor deve ter sensibilidade, boa vontade e principalmente profissionalismo, para verificar as necessidades de TODOS os seus alunos, por tanto se a necessidade de um aluno, é que o professor descreva, faça a leitura de imagens, comente o que é exposto, será uma estratégia que enriquecerá para todos, pois a áudio-descrição vista como um recurso que até mesmo abrirá discussões à partir do que está sendo apresentado pelo professor, talvez desperte a atenção para algo não observado até mesmo pelos alunos visuais.