Está aqui

Terapia gênica cura cegueira nos dois olhos

por mayck

Uma terapia gênica contra um tipo de cegueira hereditária é segura e não produz reações imunológicas, segundo um estudo divulgado na revista Science Translational Medicine.

Os cientistas suspeitavam que os pacientes produziriam anticorpos contra os microrganismos após a primeira inserção do gene que corrige a cegueira. Assim, na segunda vez que a técnica fosse aplicada ? para curar o olho que ainda estava cego ?, ela seria ineficaz.

O tratamento já havia sido aplicado com sucesso em um dos olhos de crianças e jovens com amaurose congênita, doença que causa cegueira em uma a cada 80 mil pessoas. Agora, pesquisadores da Universidade da Pensilvânia e do Hospital Pediátrico de Filadélfia, criadores da terapia, realizaram testes com dez animais ? seis cachorros e quatro macacos.

Eles receberam uma injeção de vírus no olho direito e outra no esquerdo, duas semanas depois.

"Nosso estudo em animais nos deu indicações alentadoras de que as reações imunológicas não interferiram na terapia aplicada a seres humanos nos dois olhos", afirmou Katherine High, do Centro de Terapêutica Celular e Molecular.

FONTE: estadão.com.br
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100304/not_imp519143,0.php