Está aqui

Município inclusivo - Porto Alegre emite primeira conta de água em Braille

por Valdemir

Após o Extrato em braille do Banco Bradesco no Brasil, município também oferece conta para deficientes visuais!

Revista Sentidos 05/02/2009

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre (RS) passa a emitir conta de água em Braille para atender moradores com deficiência visual

Zilma Herencio (E) recebeu a primeira conta de água confeccionada em braille

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) entregou no dia 28/01, a primeira conta de água em braille, confeccionada especialmente para usuário deficiente visual. O ato ocorreu durante o evento de obliteração do selo Louis Braille, realizado na sede da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A usuária beneficiada com a conta pioneira foi dona Zilma Maria Mello Herencio, moradora da Vila Cefer II.

Espontaneamente, o Dmae passou a emitir as contas neste mês em conformidade com a Lei Estadual Nº 12.498/06, a qual assegura às pessoas com deficiência visual o direito de receber os boletos de suas contas de água, energia elétrica e telefonia confeccionados em braille. No caso do Dmae, quem tiver interessado basta fazer o cadastro em um dos postos de atendimento solicitando o serviço, como já fizeram outros usuários além de dona Zilma , que também receberão suas contas em braile.

O evento contou com a participação de autoridades municipais, estaduais e federais. Representando o Dmae, a chefe do Setor de Entrega de Contas, Melissa Vieira da Silva, destacou a política de gestão do departamento. "Estamos focados no atendimento ao cliente, por isso realizamos reformas em todos os nossos postos de atendimento com objetivo de padronizá-los, torná-los acessíveis às pessoas com deficiência e oferecer um atendimento qualificado" enfatiza Melissa.

O usuário com deficiência visual que se cadastrar em um dos cinco postos comerciais do Dmae vai receber, sem custo extra, no local solicitado, dois documentos ao mesmo tempo: o demonstrativo tradicional, impresso em tinta, com código de barras para pagamento em bancos e lotéricas, e a conta em braille.
Matéria abaixo da Fonte: Revista Sentido

http://sentidos.uol.com.br/canais/materia.asp?codpag=13220&canal=ligado

Comentários

No site da elektro também podemos fazer solicitação de conta de luz em braille