Está aqui

Encontro de Moda Inclusiva é atitude fashion em São Paulo

por Daniela Santos

Evento inclusivo mostra que além de responsabilidade social, investir em acessibilidade e produtos diferenciados pode ser um ótimo negócio

Acontece nos dias 30/09 e 01/10, o I Encontro Estilo, Elegância e Equilíbrio, promovido pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, instituição que trabalha há mais de 63 anos em prol dos deficientes visuais de todo o país que oferecerá subsídios práticos para que os participantes adquiram noções básicas sobre elegância e estilo na escolha de roupas, maquiagem e acessórios.

Participam do encontro Dorina de Gouvêa Nowill (presidente emérita e vitalícia da instituição homônima), Rosângela Lyra (Diretora Geral da Dior no Brasil e presidente da Associação dos Lojistas da Oscar Freire), Roberto Issa (Estilista), Ana Rita de Paula (Psicóloga), Milla Mathias (Consultoria de Estilo), Miguel Giannini (Esteta ótico e designer de armações da Ótica Miguel Giannini), Romy Tutia, (coordenadora do curso de Moda da FMU), Geraldo Lima (Estilista, Professor da Anhembi Morumbi e Proprietário da loja Urânio), Lívia Mota (Especialista em Audiosdescrição).

A proposta é despertar sobre questões que envolvam estilo, elegância e moda contemplando também as necessidades das mulheres com deficiência visual; sensibilizar sobre a importância dos aspectos de auto-cuidado, vestuário, criação de estilos e suas adequações nas relações sociais; compartilhar conhecimento sobre o tema e desmistificar questões relativas à deficiência visual; ampliar a visão e conseqüente atuação dos parceiros e colaboradores do evento sobre o potencial de consumo da população com deficiência visual e criar a oportunidade de novos negócios pautados na responsabilidade social por intermédio de produtos acessíveis a todos.

O evento chama atenção de lojistas e de mulheres com ou sem deficiência para as necessidades de consumo de todos os tipos de públicos. Ao contrário de um tratamento assistencialista, as pessoas com deficiência, que a cada dia conquistam mais espaços no mercado de trabalho, querem ser vistas e tratadas como cidadãs plenas. E isto inclui o direito de escolher as próprias roupas, seu estilo, onde fazer as compras, o restaurante e o barzinho que querem freqüentar ou mesmo o transporte ideal para ir ao trabalho ou passear.

Valor da inscrição é R$60. Clientes e familiares da Fundação Dorina Nowill para Cegos e outras instituições pagam R$35.

Inscrições para o I Encontro Estilo Elegância e Equilíbrio pelo telefone (11) 5087-0970 com Glete ou pelo e-mail voluntariado@fundacaodorina.org.br.