Está aqui

Brasil - Novidades para quem tem glaucoma

por Lerparaver

Boas novidades para quem sofre do glaucoma, doença genética que ocasiona o acúmulo de líquido nos olhos e o conseqüente aumento da pressão local. A doença acomete 900 mil pessoas só no Brasil. O Instituto da Visão da Unifesp, em São Paulo, trouxe dois equipamentos lançados na última reunião da Academia Americana de Oftalmologia, para o diagnóstico e tratamento do mal. Os tomógrafos HRT 3 e Straus OCT avaliam a estrutura das fibras nervosas que formam o nervo ótico e o SITA SWAP, que avalia o campo visual que vai possibilitar um diagnóstico mais rápido.

Já a Abrag (Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma) organizou um receituário diferenciado que pretende facilitar a instilação correta do colírio, um dos principais tipos de tratamentos da doença. As recomendações em letras miúdas foram substituídas por símbolos e cores correspondentes ao que o medicamento traz na embalagem. Facilidade para o próprio paciente e para o familiar que vai ajudar no tratamento. Para conseguir o receituário, basta ir até a sede da Abrag (rua Botucatu, 822, São Paulo) ou baixar no site da associação www.abrag.com.br.

Fonte: http://diaadia.dgabc.com.br/materia.asp?materia=558710

Nota: contribuição, via e-mail, de Pedro Afonso.

Comentários

Nossa achei interessante esta notícia, eu conheço várias pessoas que têm glaucoma, e é ma doença tão terrível! parabéns pelo envio da notícia. Um abraço da amiga especial.