Está aqui

Banana transgênica pode ajudar no combate à desnutrição e cegueira infantil

por Norberto Sousa

Uma banana geneticamente modificada (GM) tem potencial para reduzir drasticamente a mortalidade e a cegueira infantil. A planta transgênica foi desenvolvida por cientistas australianos para apresentar altos níveis de betacaroteno, precursor da Vitamina A. A carência desse nutriente é a principal causa de cegueira em crianças – estima-se que entre 250 a 500 mil percam a visão todos os anos por causa da ausência de betacaroteno no organismo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) também mostram que doenças decorrentes da falta desta vitamina são responsáveis pela morte de mais de dois milhões de pessoas anualmente.

Na África, a banana é um alimento importante, sendo comida crua e cozida. Em Uganda, por exemplo, cerca de 70% da população tem na fruta a base de sua alimentação. De acordo com o cientista James Dale, líder da pesquisa na Universidade de Tecnologia de Queensland em Brisbane (Austrália), a transformação genética da banana faz parte de uma nova onda de alimentos transgênicos cujo objetivo é combater a desnutrição em países em desenvolvimento.

O estudo, financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates, foi bem sucedido em testes de campo. Agora, cerca de 10 kg da "super banana" estão sendo enviados para os Estados Unidos para o que seja avaliada a biossegurança do alimento para consumo humano. Se for comprovado que o betacaroteno da fruta transgênica se transforma em vitamina A no organismo, o produto será submetido ao sistema regulatório de países como Uganda para ser aprovado. (Fonte: CIB – Conselho de Informações sobre Biotecnologia)

Fonte:
http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27--112-20140715