Está aqui

Alunos da Uerj produzem documentário sobre grupo de teatro do Instituto Benjamin Constant

por Carolina Pessôa

Atividades artísticas como instrumento para melhorar a vida de pessoas com algum tipo de deficiência: essa foi a ideia que motivou quatro alunos da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) a produzir o documentário ‘Arte na Deficiência: O pior cego é o que não quer ver’, sobre o Grupo de Teatro Gente (GTG), do Instituto Benjamin Constant. O grupo é formado por atores cegos e de baixa visão, já realizou mais de 20 peças e recebeu diversos prêmios.

“O projeto começou nas aulas do sétimo período, quando tivemos que produzir um documentário. Surgiu então ideia de abordar a importância de atividades artísticas para a melhoria da autoestima de pessoas com deficiência. Decidimos acompanhar o trabalho do Grupo de Teatro Gente, com atores do Benjamin Constant, e descobrimos histórias de vida fascinantes”, explica Carolina Pessôa, diretora do filme.

Participaram do documentário Manuel dos Anjos, ator e realizador do projeto ‘Comer e Beber sem Ver’, no qual as pessoas são convidadas a fazer degustação com os olhos vendados; Lúcia Telles, atriz, cantora e compositora; e Rose Queiroz, ex-atriz do GTG e artista plástica, criadora da técnica ‘Olhos nas Mãos’, na qual uma pessoa desenvolve uma máscara em argila, com os olhos vendados, sendo auxiliado por um deficiente visual.

O documentário foi apresentado na universidade e pode ser visto também no Youtube, no link: http://www.youtube.com/watch?v=4tj87dHQ_B4. Mais informações sobre o projeto pelo e-mail carolinapessoa.jornal@gmail.com

Sinopse
Arte na Deficiência: O pior cego é o que não quer ver
O documentário aborda o potencial de atividades artísticas como instrumentos para melhorar a vida de pessoas com algum tipo de deficiência. O foco do filme é Grupo de Teatro Gente, formado por atores cegos ou de baixa visão, do Instituto Benjamin Constant. A partir do contato com esse grupo surgiram três personagens fascinantes: Manuel dos Anjos, Lúcia Telles e Rose Queiroz, que deram verdadeiras lições de vida.

Ficha Técnica:
Direção, produção e entrevistas: Carolina Pessôa
Câmeras: Layse Ventura e Wedis Martins
Offs: Anatália Jacuru
Roteiro e edição: Anatália Jacuru, Carolina Pessôa, Layse Ventura e Wedis Martins

Onde assistir: http://www.youtube.com/watch?v=4tj87dHQ_B4