Está aqui

Visão Diferente - blog de jfilipe

XHTML + CSS = Sites mais acessíveis

por jfilipe

A web tornou-se numa ferramenta de trabalho essencial, para pesquisar pesquisar artigos, efectuar operações pelos serviços homebancking, para trocar ideias em blogs, para comunicar com o mundo ... !!

E muitas vezes, os deficientes visuais ou com mobilidade reduzida, encontram sites inacessíveis, o que lhes dificulta a navegação: ou têm q dar muitos tabs, ou nem sequer dá para o ler ... !!

Os devenvolvedores de páginas web, geralmente só se preocupam com o aspecto do site, deixando de lado a preocupação de o deixar acessível para todos ... !!
Mas felizmente há excepções à regra, e hoje em dia, essa tendência está a mudar lentamente para melhor ... !!

O XHTML - eXtensible Hypertext Markup Language, é uma linguagem de programação web, com regras mais restritas em comparação ao conhecido HTML, mais extensível, o que permite obter uma maior perfomance e acessibilidade web

Se ao XHTML juntarmos o CSS, poderemos fazer sites sem frames, sem tabelas ... com muito estilo ... e mais acessíveis ...!! loool

O truque está em:
Definir a estrutura do documento e os diversos elementos no XHTML (limpinho, sem estilos, sem formatação, ...), e usar layers (tag div) para posicionar elementos (em vez de frames ou tabelas)
E numa folha de estilos (css), definem-se todos os estilos do site, desde tipo e tamanho de letra, posicionamento das layers, ... !!
E por último no XHTML, aplicam-se os estilos definidos (ex: class="menu") ... !!

E com esta receita, consegue-se fazer efeitos espetaculares ... !! loool
Exemplo: transformar uma lista não ordenada de items num menu, com efeitos ao passar por cima do item, ... !!

Testemunho dos desenvolvedores do site acessibilidade legal, ao mudar o site, usando XHTML e CSS:
"... O melhor exemplo desta diferença é o site da ESPN. Com um bilhão (mil milhões) de páginas visualizadas todos os meses, os custos de manutenção (largura de banda gasta) eram brutais. Há alguns meses atrás, a ESPN remodelou o seu site e passou a usar um layout com folhas de estilo (CSS) em detrimento das tabelas. Os resultados são esclarecedores. Cada página do site passou a ocupar em média menos 50Kb do que anteriormente e com cerca de 40.000.000 de páginas vistas por dia ..."
"... A página inicial ficou reduzida a 50% do tamanho físico e através de técnicas de CSS foi possível mostrar alguns conteúdos enquanto outros ainda estão carregando ... "

Bom, agora abro este espaço de diálogo, para que quarquer um comente este post, e diga livremente o que pensa sobre ele e sobre a acessibilidade web em geral ... !!
A ideia deste post, não era só meramente informar, mas tb trocar ideias ... !! looool

Links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Xhtml
http://www.acessibilidadelegal.com/23-poupar.php
http://www.teiadigital.pt/w3c/WAI_intro_acessibilidade

Comentários

Olá Felipe,

Bom sitis acessíveis não é um sonho, basta os programadores se cocientisarem que beleza e acessibilidade podem andar juntos.

Mas até eles se consientisarem, pode demorar muitos anos.
Vc sabe que para isso ser colocado em prática, só sendo uma norma mundial.

Se podem facilitar, eu não sei o porque complicar!!!

Abraços do WELL!!!

Olá Well !!

Claro, a acessibilidade e a beleza, não só podem com devem andar juntos ... !!
Usando estas ferramentas (XHTML + CSS), podem-se fazer sites bastantes interactivos ... tal e qual como se tivessem flash ou imagens ... mas para tal tem-se que estar por dentro das coisas conhecer ... !!

Eu pessoalmente, no passado mês de Novembro, tirei um curso de Produção de Páginas Internet Avançado, onde aprofundei os meus conhecimentos de produção de páginas internet ... !!
E pra mim o XHTML foi uma novidade, nunca tinha dado antes ... !!
E fiquei impressionadíssimo com o poder do XHTML com o CSS, podem-se fazer coisas lindissimas ... !! looool
No fim do curso, tive uma nota de 19 valores, numa escala de 0 a 20 valores .... !! loooooooool
Pra mim foi um grande enriquecimento ... !! loool

Pois, até os desenvolvedores ou programadores se consciencializarem pode demorar algum tempo .... !!
Mas tb é por vezes falta de conhecimentos necessários para tal .... !!

Olá Felipe!!!

É como eu falei, mas essa idéia só entraria em sena se virasse uma norma mundial nas univercidades, todos os cursos para desenvolvimento de sitis, teriam que abordar esse tema. Eu não sou nenhum técnico em informática, mas tb sei que isso não é impossível.

Abraços do WELL!!!

Olá Filipe!

Concordo com você.
Realmente páginas feitas em folhas de estilo (CSS) com XHTML são muito mais acessíveis além de semânticamente mais corretas.
Eu particularmente não gosto de páginas feitas em tabelas, muito menos em frames. Além de serem menos acessíveis, corremos o risco dessas páginas não serem exibidas corretamente em todos os monitores e navegadores.
Também tem a questão da facilidade de indexação dos conteúdos das páginas pelos mecanismos de buscas, quando estas são feitas em folhas de estilo (CSS), sem contar com a maior facilidade também de validarmos os códigos pela W3C, tornando-os ainda mais acessível a todos os usuários.

Excelente artigo, Felipe!
Parabéns pelo assunto abordado.

Beijinhos.

Vanessa Rios
Meu site: Clinica Estetica

Olá Vanessa !!

Muito obrigado pelos elogios .... !! loooool

É realmente páginas feitas em XHTML + CSS só têm vantagens:
- são mais acessíveis aos utilizadores com necessidades especiais
- indexação mais fácil
- modularidade
- a estética da página pode ser mudada fácilmente

PS: me aguarde que em breve vou colocar mais posts sobre como criar sites, fique atenta !! loool

Beijinhos

Filipe,
Não discuto o tema que propõe porque para isso faltam-me conhecimentos! De qualquer modo, seu texto despertou-me uma curiosidade. Brinquei um pouquinho com HTML e PHP. Escrevia tudo em um editor de textos. Imagino que, para pessoas cegas, é sempre melhor escrever do que criar páginas com outras ferramentas. O que lhe pergunto é: estou correto? É isso mesmo? Ao programar o HTML, a ferramenta em que cegos se revelam mais produtivos é o editor de textos? Qualquer editor? Há algum editor especializado em HTML que se revela mais produtivo do que o bloco de Notas? Que orientação daria para cegos que querem gerar código HTML? Desculpe-me se alterei um bocadinho o tema.

Oi Luis !!

Quem sabe HTML, fácilmente aprende XHTML, porque o XHTML não é nada mais nada menos que extender o HTML (Extended HTML) ... !!
E o que se encontra mais na net são manuais de xhtml
http://www.maujor.com/w3c/xhtml10_2ed.html#strict
http://pt.wikipedia.org/wiki/XHTML
http://www.maujor.com/tutorial/xhtml.php

Bom, quanto a editores, o bloco de notas já é do século passado ... !! loool
Não é q não seja útil, mas existem ferramentas melhores .... !!
O Amaya é um excelente editor de html ou xhtml livre da w3c, e inclui um mecanismo de validação das páginas html, o q dá imenso jeito
http://www.w3.org/Amaya/

Bom, quem quer aprender html, tem q tirar um tempinho para buscar um bom manual de html na net, e ir praticando, e quando tiver alguma maturidade, então aí parte para a prática, fazendo sites, arranjando ou criando a sua homepage .... !!
Se depois de dominar bem o html, quiser avançar mais, então passem ao xhtml que é pouco diferente, mas a nível de produto final, faz toda a diferença e fica mais acessível .... !!

O drupal possui algum e-commerce?

Eu concordo com o que foi dito, até porque se tratando de e-commerce por exemplo precisamos entender que os deficientes visuais são sim um mercado consumidor e por isso vou realizar algumas modificações na boutique arte angels para que meus clientes com deficiencia visual tenham acesso a todas as informações do site.

Olha realmente é necessário se pensar na construção de APi e aplicativos para atender este público, por isso trabalhar com title e alt nas imagens e links é essencial para facilitar a navegação do usuário. Estamos criando dois projetos de criação de sites de compras coletivas, criação de lojas virtuais e criação de sites de leilão onde estamos nos preocupando com esses detalhes, o que ocorre é que o tempo de finalização de um projeto aumenta em até 25%, mas os nossos clientes certamente conseguirão mais visitantes com deficiência visual.

Caro,

Se o site for feito de raiz pensado para uma arquitectura e design respeitando as regras do W3C, certamente esse tempo extra não se verificará, principalmente se realizado por pessoas que dominem essas regras.

Olá !

Fico contente por ter tido mais alguns comentários neste meu post interessante ! loool

Cada vez é mais importante ter com conta a acessibilidade web !
Quem desenvolve sites de raiz deve ter bem presente as regras do W3 (standarts / normas web) e do WAI (regras de acessibilidade web), assim como das várias ferramentas necessárias: html / xhtml, css ... !
Desenvolver um site de raiz, tendo presente as preocupações para q o site fique acessível, quando o site já tiver alguma forma já será naturalmente acessível !
Há tb 2 ferramentas essenciais q nos ajudam nesse trabalho:
a) validação das normas web
http://validator.w3.org/
b) validação das regras de acessibilidade
http://www.sidar.org/hera/index.php.pt

Pra adaptar um site já feito é possível mas dá bem mais trabalho do q se fazer de raiz !
Mas tb sem trabalho não se faz nada, né ? loool

Abraços

Olá !

Antes de mais, quero lhe dar os parabéns por ter desenvolvido, ou por desenvolver sites realmente acessíveis !
E claro por ter comentado, é sempre bom partilharmos experiências, ideias ... ! lool

A acessibilidade não beneficia só os DVs, e quem tiver essa ideia tá errado !
A acessibilidade beneficia a todos: a DVs, a outros deficientes, às pessoas ditas "normais" porque o site carrega mais depressa, fica mais indexado nos motores de pesquisa, mais visibilidade, mais visitas ao site, ... é só somar mais e mais vantagens com a acessibilidade !
É pena q nem toda a gente pense assim, mas enfim ... é a vida !

Sim, realmente temos que repensar o desenho e o desenvolvimento dos sites, passando se calhar pela construção de uma API ou de uma framework tal como o jquery, mas q seja acessível !
Não é depois de tar pronto, desenvolver uma versão acessível e actual inacessível, é um perfeito disparate !
E se o site já estiver em funcionamento há alguns anos, e se se pensa em o tornar acessível, mtas vezes ficam pelo caminho ao pensar nos custos, mas esqueçem-se que poderá ter imensos ganhos, e pensam como disse mais acima, q é só pros DVs, tá errado !

São essas mentalidades, q a pouco e pouco se tem de ir mudando !

Pra terminar, espero q encontre no meu blog, todo o material necessário pra promover a acessibilidade, e estejam à vontade para sugerirem outros posts ligados à acessibilidade ! lool

Abraços