Está aqui

Verdadeiro Olhar - blog de Sérgio Gonçalves

Selorico, corrida de 2000Km para construir instituição de deficientes

por Sérgio Gonçalves

Para poder concretizar o sonho de edificar uma instituição para pessoas portadores de deficiência mental e motora, Paulo da Mota encontra-se na estrada, a correr, para angariar fundos monetários.

O português, emigrado em França, partiu da cidade francesa de Romilly-sur-Seine no dia 15 de Julho, devendo chegar no próximo sábado a Celorico de Basto, onde tem residência.
São 1955 quilómetros, desde Romilly-sur-Seine, em Champagne-Ardenne, à freguesia de S. Bartolomeu do Rego, que têm como motivação a causa da deficiência.
Paulo da Mota é pai de cinco filhos, sendo o quarto filho portador de Síndrome de Down (Trissomia 21). Malo tem hoje seis anos e meio.

A conviver de perto com esta realidade, Paulo ‘lançou mãos à obra’ para poder construir uma casa que dê apoio a adultos portadores de deficiência. Para isso comprou uma fábrica abandonada na localidade de Romilly-sur-Seine, localidade que actualmente não dispõe de nenhuma instituição do género.
O grande objectivo é poder vir a albergar 50 pessoas, uma instituição que deverá também criar 15 postos de trabalho.

Segundo a irmã do jovem de Paulo, Catarina Freitas da Mota, o emigrante encontra-se neste momento em Santiago de Compostela, de onde deverá partir rumo à próxima cidade.
Uma vez que não conseguiu a poio governamental para levar a obra em diante, no último ano Paulo foi angariando fundos próprios junto de diversas empresas em França e em Portugal, como é o caso do Intermarché de Fafe.

Também diversas pessoas, a título particular se associaram a esta causa e fizeram o seu donativo. No final cada doação dá direito à inscrição do nome do benfeitor na parede da instituição.
A corrida de França a Portugal já vai no seu 26.º dia e, até ao momento, Paulo já conseguiu juntar mais de 20 mil euros, divulgou a porta-voz desta ‘causa solidária’.
A população pode ajudar à corrida comprando cada quilómetro pelo valor de 10 euros.
“A meta final é, agora, chegar aos 30 mil euros”, realçou Catarina Freitas da Mota.
Em Portugal, Paulo da Mota passará pelos concelhos de Ponte de Lima, Braga, Vila das Taipas, Guimarães, Fafe e Celorico de Basto, locais onde pedirá o apoio de todos para levar avante o projecto.

Para mais informações pode aceder à página Internet, no endereço http://www.quaidelapallee.fr. Quem quiser contribuir com um donativo pode fazê-lo no Salão de Cabeleiro ‘Métamorphose’, sedeado na rua José Cardoso Vieira de Castro, em Fafe. Cristina da Mota é a proprietária do estabelecimento e irmã de Paulo - o rosto desta corrida de 1955 quilómetros.

Fonte -