Está aqui

redes sociais acessíveis a pessoas cegas ou ambliopes

por andrea

Sou estudante de Design, e estou a tentar desenvolver um projecto relacionado com as redes sociais e a acessibilidade destas a pessoas invisuais.
Pela, pesquisa que efectuei, na net, encontrei diversos artigos, que afirmam existir algumas dificuldades de acesso por parte das pessoas cegas ou ambliopes as redes sociais; contudo também existem artigos que falam que estas barreiras não de certa forma impeditivas de as pessoas cegas ou ambliopes acederem aos mais variados sites.
O objectivo é descobrir quais as principais dificuldades, e também qual a relevância das redes sociais no dia-a-dia das pessoas cegos ou ambliopes.

Boa noite, Ricardo De Melo

Peço desculpa pela pergunta que lhe vou colocar, mas é importante, para perceber de que modo posso aceitar a sua ajuda, que aproveito para desde já agradecer.

A pergunta que queria colocar é se tem algum tipo de deficiência visual. Se sim, gostaria de perguntar se usa o Facebook, ou outra rede social, e qual a relevância que a rede social tem para a sua vida, no sentido em que muitas noticias hoje em dia estão a ser comunicadas atreves da rede social Facebook, como por exemplo manifestações, festivais, entre outros.

Obrigado.

Olá Andreia,

Sou cego, e estando bastante ligado à acessibilidade da Web, esta é uma questão que não poderia deixar de já ter colocado há algum tempo.
Logo a primeira página do Facebook, por exemplo, deixa muito a desejar, pois uma série de Links em vez de estarem devidamente descritos têm números. Vá-se lá saber onde vai bater o Link 43 ou 16...
Tive a oportunidade de fazer o teste de acessibilidade a essa página com o avaliador automático: Examinator, da UMIC, e como é de imaginar os resultados não foram fantásticos. Esta é daquelas páginas que podem ser incluidas no grupo dos sites acessáveis, mas não acessíveis. Isto é, consegue-se navegar, mas não cumpre com as regras de acessibilidade, o que torna a navegação muito mais lenta.
Relativamente às restantes páginas e aos jogos ainda não tive oportunidade de testar. Mas, como dizia o Filipe, apesar de não ser cego, consegue-se consultar e responder no moral e afins. Tive uma dificuldade para preencher um campo do perfil, mas parece-me que se devia à versão do leitor de ecrã que utilizava na altura ou então houve alterações ao site e não me apercebi.
Era importante, se existir alguma pessoa cega que jogue os jogos do Facebook, que deixasse aqui os seus testemunhos.

Abraço,
NSousa

olá norberto,

nao consegui achar nada sobre o tal do cwitter...
vc tem o endereço para poder entrar nissoai? pois nem aqui no lerparaver nao achei nada sobre o mesmo.
ela é uma pagina que é entegrada ao twitter?

abraços

well

Olá Well,

Eu sabia que ainda não estou completamente maluco! lol
Não conseguiu encontrar porque escreveu com "c" e não com "q".
Segue abaixo um texto com indicações pormenorizadas para utilizar o Qwitter e posteriormente o Link para o download.

Abraço,
NSousa

Qwitter, o cliente acessível do twitter

Inserido em ter, 07/09/2010 - 16:14 — Jean
Estarei dando algumas dicas sobre esta, que é a principal ferramenta de utilização do qwitter pelos deficientes visuais. O qwitter é um sensacional aplicativo que foi idealizado inicialmente para dar acesso ao twitter, interagindo com leitores de tela como o jaws e o NVDA. Digo inicialmente, porque além do twitter, foi incrementado o acesso a outras redes como o Solona, que trata-se de uma rede com vários voluntários cadastrados para “ler” os captchas, aquelas famigeradas letrinhas dos sites, facilitando o seu uso pelos deficientes visuais. O Solona, eu particulamente na uso, por preferir o webvisun que supre muito bem esses obstáculos.

O qwitter é uma mão na roda mesmo para quem deseja utilizar o twitter de uma forma totalmente acessível e muito mais prática até do que outras formas de acesso ao twitter. Isso porque ele oferece suporte aos principais leitores de tela, como todas as versões do jaws, Windows-eyes e o NVDA, sendo que este último só pode ser utilizado junto à versão 4 do qwitter ou posterior, sendo necessário o NVDA 2010.1 ou posterior. E uma de suas principais vantagens é que ele trabalha em segundo plano, podendo ser utilizado, através de suas teclas de atalho, sem precisar sair dos aplicativos em que se está trabalhando no momento. Isso mesmo, o qwitter é “invisível”. Não aparece nada na tela, quando ele é executado, afinal quem o “lê” é o leitor de telas.

Para instalar o qwitter, basta você baixar e executar a última versão no endereço abaixo, ou se preferir, faça o download da versão 4.1 que está no final deste tópico.

http://www.qwitter-client.net/download.php

Ao executar, vá dando next até concluir a instalação. No final, aparecerá duas opções para marcar. O “Read-me” que podes deixar desmarcado e o “Launch qwitter” que podes deixar marcado para inicializar logo o programa. Ao ser aberto pela primeira vez, o qwitter entrará na janela de inserir nova sessão, onde selecionaremos a opção twitter, colocaremos o nome da sessão e daremos ok, e, em seguida, colocaremos o nosso login e senha no twitter. Se não abrir, dê um ctrl + alt + win + O, e, por enquanto, vá na aba geral”” coloque o seu login e senha. Se ainda não se cadastrou no twitter, dê uma lida no post abaixo.

http://www.vejam.com.br/twitter

No qwitter podemos acessar mais de uma conta do twitter. Bastando para isso dar um shift + ctrl + win + N para abrir uma nova sessão. Vamo dando seta pra baixo, até chegar na opção “twitter”, dá um tab e em nome da sessão indicamos um nome, dando tab até o ok, e então colocar o nome de usuário e senha. Pra alternar entre as sessões, vá dando shift + ctrl + win + seta pra esquerda e direita.

Ao logar no qwitter, por padrão aparecerão quatro exibidores, sendo eles: 1. O principal, que refere-se ao “home” do twitter, onde estarão as postagens dos seus amigos, ou dos seus following, ou seja, aquelas pessoas que você segue; 2. As Missões, onde estarão as postagens que são direcionadas à você ou que tenham uma referência a seu nome; 3. As Diretas, que referem-se às Directs Messages (DM), que são aquelas mensagens enviadas em restrito por aqueles que você segue e lhe seguem ao mesmo tempo; 4. Enviados, onde estarão as suas postagens. Para revezar entre os exibidores, mantenha pressionadas as teclas ctrl + win e vá dando seta pra esquerda e direita. Para navegar entre as postagens, basta manter pressionadas as teclas ctrl + win e ir dando seta pra cima e pra baixo.

As principais teclas de atalho do qwitter incluem as teclas ctrl e win e todas elas incluem a tecla win. Vou enumerar as que você deve ter em mente logo de cara, por serem utilizadas constantemente:

Ctrl + win + N = Criar novo post, que dará um aviso sonoro quando atingir 140 caracteres.

Ctrl + win + L = Seguir alguém, onde você deverá colocar o nome de tela da pessoa e dá enter. O do Portal Vejam é portalvejam. Este é um dos primeiros passos que você deve fazer: seguir algumas pessoas, afinal é essa a função do twitter. As postagens dessas pessoas aparecerão no seu exibidor principal. Seguem alguns perfis, onde o meu é o primeiro da lista, que você pode seguir inicialmente:

jeanvini
portalvejam
ivetesangalo
olhardigital
silva_marina
joseserra_
dilmabr
defvisuais
laratec
oceguinho
flamengo
TAMAirlines
Revistasuper

Shift + ctrl + win + L = Deixa de seguir alguém.

Ctrl + Win + I = Abre um novo exibidor com as postagens de alguém.

Obs. Se você estiver focado na postagem de alguém, ou focado em alguém em uma lista, ao dar um dos três comandos anteriores, o nome de tela dessa pessoa já aparecerá na primeira opção, bastando dar enter.

Ctrl + win + U = Atualiza o exibidor, puxando as novas postagens. Os exibidores são atualizados automaticamente, depois de um tempo pré-determinado na configuração, dando. alt + ctrl + win + O, na opção do intervalo de atualizações.

Aliás, em se falando das configurações, é importante você saber o que pode mudar no qwitter. Dando Alt + ctrl + win + O, abrirá o painel de configuração dos exibidores, onde, sugiro que vá na aba “Opções padrão”, e, dando tab, coloque 5 minutos, no intervalo de atualização, e, dando tab, coloque 200 na quantidade de postagens a baixar por atualização. Mais um tab e marque a opção “aplicar a todos os exibidores” e dê tab até ok. Você pode configurar individualmente cada exibidor, que aparecerão em cada aba. Pra navegar entre as abas, vá dando ctrl tab.

Em ctrl + win + O, aparecerão três abas: Sons, Modelos e Diversos. Pode navegar dando tab pra conhecer, mas inicialmente basta ir à aba Diversos e, dando tab, em “estilo dos retweets, selecione com seta pra baixo, a opção “perguntar se quer adicionar comentário”. Dê ok e agora, sempre que for retwitar uma postagem de alguém, ele perguntará se vc deseja comentar. Se não, o retweet vai apenas com a postagem e se sim, abrirá um campo de novo tweet, já com a postagem pra retwitar, pra vc escrever algo, não podendo ultrapassar 140 caracteres, claro.

E o que é retwitar mesmo? Esse nome é dado quando queremos replicar uma postagem que gostamos. Para isso, basta nos posicionar sobre ela e dar shift + ctrl + win + R. Se der apenas o ctrl + win + R, vai abrir um campo para respondermos aquela postagem ao seu autor.

Para escrevermos um recado postado a alguém, devemos, em ctrl + win + N, colocar o nome de tela da pessoa precedido de um @ e em seguida a mensagem. Ex.: @portalvejam, parabéns pelo site. Essa mensagem ficará em sua página, onde todo mundo poderá ver, e na tela de missões da página da pessoa que você enviou. Mensagem privada, só através de DM, dando ctrl + win + D, que só poderá ser enviado àqueles que lhe seguem.

Minha página? Pois é. Quando nos cadastramos no twitter, teremos uma página com as nossas postagens que será WWW.twitter.com/seulogin

Esses são os principais comandos que me lembro agora. Dêem uma lida no manual do qwitter, através do link abaixo, ou baixe-o nos anexos do final deste post. De vez em quando vou colocando aqui algumas dicas. Grande abraço e qualquer dúvida coloca aí nos comentários.

http://www.qwitter-client.net/documentation/pt_BR/Readme.html
Fonte:
http://www.vejam.com.br/qwitter

olá norberto,

tudo bom?

nem havia reparado que é com 'q' e nao com 'c' como eu havia escrito... rsrsrs

falha de quem usa o jaws...

mas, entao, consegui baixar e instalar o softuare... gostei...
apenas o solona que eu nao consegui usar ainda, pois ainda nao consegui pegar um momento de uso que um voluntário esteja disponivel e logado no solona para poder ler os captchas...

mas, para usar o twitter está tranquilo...

estou me adaptando ao twitter, mas, estou gostando dele...

obrigado norberto!

abraços

well

Ola Norberto Sousa,

Falas que o Facebook se pode incluir no grupo dos sites acessáveis, pois não cumpre as regras de acessibilidade, Existe algum site onde poderei consultar estas regras de acessibilidade?

Obrigada.

Olá Andreia,

Tanto as regras do W3C, como muita outra documentação sobre acessibilidade, pode ser consultada no site da UMIC, Agência para a Sociedade do Conhecimento:
http://www.acesso.umic.pt/

No directório deste portal existe mais referências a páginas sobre acessibilidade.
Ressalvo, no entanto, que as regras de acessibilidade não são direccionadas apenas para pessoas cegas, com baixa visão, com algum tipo de deficiência, mas sim a todas as pessoas, pois um site que não seja criado com a flexibilidade necessária para ser acedido através de qualquer dispositivo, está a incumprir com as regras do W3C.

Abraço,
NSousa

Olá Andrea !

Este é certamente um assunto bastante pertinente, que dá pano pra mangas ! llool
Parabéns pelo projecto q tás a desenvolver .... depois vou querer saber dos resultados, ok ? ! loool

Bom, eu sou normovisual, mas tenho imensos amigos cegos
Eu não vou responder por eles, pois certamente eles terão se quiserem hipótese de colaborar !

Eu acho q por ex o Facebook, a rede social mais utilizada de momento, é sim acessível aos cegos de um modo geral !
A inacessibilidade, começa entrar, quando tamos a falar por ex dos jogos do Facebook (farmiville, cityville ... ), e nalgumas aplicações, mas nem todas (aquelas das entrevistas a amigos, frases ...) !

Claro q se houvesse uma grande sensibilização maciça, a equipa que desenvolve o Facebook poderia ficar mais sensbilizada, e tentar promover a acessibilidade da rede social !

Bom trabalho !
Beijinhos

Boa noite, jfilipe

Falas que o Facebook é uma rede social de certa forma acessível, sim isso é verdade, e segundo alguns artigos que consegui encontrar, são a única rede social ate ao momento, que se esta a tentar adaptar as necessidades dos cegos e ambliopes.

Agora também falas de uma questão, que são os jogos, do Facebook, que dizes não serem acessíveis, e de algumas aplicações, assim sendo, as pessoas com algum tipo de deficiência visual acabam por so "experimentar", uma parte do Facebook, nunca chegam a ter uma "experiência" completa de todas as suas potencialidades.

Acho importante, no caso do Facebook, já estarem um passo a frente, tentando adaptar a rede a pessoas com deficiências visuais.

Obrigado, pelo comentario.

Esse negócio de redes sociais está ficando um caso sério.
Eu tenho um twitter, mas a página já mudou e mudou para pior. A versão antiga do twitter é mais fácil de mexer pois é menor e sem aquele tanto de links. Já a versão nova... eu não gostei nenhum pouco, porque é cheio de links e para completar, o leitor de tela não lê a mensagem que eu escrevo totalmente.

E o pior de tudo isso, é que a antiga versão, que para mim é a melhor, vai sair do ar. E aí, o que eu faço? Tento me adaptar ou abandono o twitter de vez?

O facebook nem se fala... fui olhar o site, mas não gostei. É muito complicado.

Esse povo em vez de mudar as coisas para melhor, não, mudam para pior. E sempre para prejudicar os cegos. Ninguém merece!

Olá Wanessa,

Não creio que as coisas sejam pioradas propositadamente para dificultar a vida às pessoas cegas...
A questão é que, na maior parte das vezes, as pessoas que estão à fente dos projectos desconhecem o significado da palavra: Acessibilidade, e nem imaginam que as pessoas com deficiência utilizam o computador, quanto mais as redes sociais!
Contudo, cabe-nos também a nós dominar as tecnologias de apoio o melhor possível, de modo a minimizarmos a desvantagem de não podermos utilizar o rato.
Não sei qual o leitor de ecrã, mas pelo menos o jaws tem uma funcionalidade para listar os Links, o que permite percorrê-los, bem como seleccioná-los mais facilmente. A quantidade de Links não é, claro está, se tiverem uma descrição clara e adequada, um problema de de acessibilidade.
Quanto ao Twitter, existe uma versão, salvo erro chamada Qwitter, que foi criada precisamente para facilitar a navegação. Tente pesquisar no google ou mesmo aqui no portal.

Abraço,
NSousa

Boa noite,

Falas que o Facebook e muito complicado, isso tem a ver com a disposição dos elementos, ou de outras coisas em especifico.
Será que poderias especificar mais o que realmente achas ser muito complicado no Facebook.

Obrigado pela contribuição.

Olá Andrea
Esse é um tema muito pertinente e cada vez mais actual. Se para um normovisual as competências tecnológicas são cada vez mais importantes e essenciais até para exercer direitos de cidadania, o que dizer então das pessoas com deficiência visual que podem ter nestas ferramentas a porta para uma melhor integração social e de participação activa.
No Núcleo de Apoio a Inclusão Digital da Escola Superior de Educação do Porto investigamos estes temas e gostamos de participar em projectos interessantes como esse. Se quiser pode aparecer e conhecer muitos dos produtos de apoio que abrem a porta à literacia tecnológica deste tipo de público, para que possa ter os mesmos direitos de participação na Sociedade da Informação. Basta enviar um mail para o meu endereço.
Continuação de bom trabalho.

Ola rteles,

Desde já obrigado pelo comentário.
Estaria sim interessada em conhecer os produtos, o que será necessário, para isso acontecer?
Bom trabalho.

Olá !

A equipa de desenvolvimento do facebook, optou por uma estratégia para esconder / omitir o código, usando um módulo designado por hiphop do php, que complila o php em C++, e não mostra o código, mas apenas executa o binário
https://github.com/facebook/hiphop-php/wiki/

Mas, se acham q o facebook não é tão acessível como desejavam, porque é q não reportam estes problemas directamente para a equipa de acessibilidade do Facebook ?
Aqui tá o link para o formulário de contacto
http://suzetteklierocks.appspot.com/pt-br.facebook.com/help/contact.php?...

Não basta dizer q tá mal, é preciso agir, porque se não somos nós a fazermos as coisas, mais ninguém as faz por nós !

olá andrea,
acho que cheguei tarde demais, risos, mas vamos lá:
eu, particularmente, acho as redes sociais muito inacessíveis quando utilizadas pela página, até porque estas são pensadas principalmente para quem vê, são mais pensadas para fotos, vídeos...
o twitter é a rede social mais acessível, em minha opinião, e é a que eu mais gosto também, por esta ser mais baseada em textos.
a mais inacessível em minha opinião é o facebook.
apesar de o twitter ser bem acessível, acho muito complicado um cego usar a mesma no dia a dia pela página web, a maioria utiliza um cliente para isto.acho que estas redes deveriam pensar mais nas pessoas com deficiências em geral.

Ola,

Não chegou tarde de mais, alias nunca é tarde para se discutir temas pertinentes e importantes.
Desde já agradeço a sua partilha de informação.
Peço desculpa pela pergunta, mas é invisual, realizo esta perguntar, pois é importante para compreender a sua opinião.

Relativamente à construção dos sites ser pensada principalmente para pessoas normo visuais concordo plenamente, mas felizmente começa a existir uma crescente preocupação relativamente à acessibilidade Web.

Olá !

O Google mais, é a nova rede social, e no meu ponto de vista tá mais simples de utilizar, mais intuitiva .... !
O q leva de certo modo a querer q possa ser bastante mais acessível ! ;-)
Eu já lá tou ! lool

Abraços

Ola,

Será realmente mais acessivel?

Do pouco que já consegui analisar e explorar, pareceu-me ser semelhante ao Facebook, até na questão da estrutura de apresentação da primeira pagina.
Mas com o nascimento desta nova rede social e com o seu crescimento, talvez seja curioso analisar as duas redes - Google + e Facebook sobre o ponto de vista da acessibilidade.

Ola aqui estou eu dando o meu parecer a respeito das redes sociais.
Na minha opiniao o facebook e um dos mais acessiveis, nao encontro nele nenhuma dificuldade, ja o orcut e quase inacessivel, embora acho ser ele mais seguro para se guardar fotos, ja que nele so tem acesso os meus familiares. Mas confesso que nem mensagem consigo enviar , alem do que ele trava e o leitor nao consegue ler, por isso prefiro o faceboo e o msn que tambem gosto muito por ser de facil acesso.
Mas tomara que surjam muito em breve pessoas preocupadas em fazer dos sites , acessos de verdades, ja que nos cegos somos em grandes numeros e com os mesmos direitosdos normovisuais.
Abraços a todos.

Olá Shirley !

Eu também acho q o Facebook em geral é acessível, embora algumas partes sejam bastante inacessíveis, tais como os jogos, enviar frases, perguntas .... !
Mas no principal, desde consultar as nnovidades, comentar, enviar msgs ... acho q é bem acessível ! lool
Mas melhor do q eu, só mesmo vós DVs para testarem a acessibilidade !

Claro q todos devemos ter os mesmos direitos, o q nem sempre acontece, porque em boa parte há pouca preocupação em desenvolver sites acessíveis ! :-(
Mas há excepções, e ainda bem q as há !
Isto só com acções de sensbilização, com videos q mostrem a realidade dos DVs (tenho visto bastantes no Facebook), é q as mentalidades mudarão .... !

Beijinhos

Ola Felipe, tudo bem? Aproveitando a deixa aqui, gostaria de lhe perguntar uma coisa.
Que diz respeito ao Linux, entrei no facebook utilizando o Linux, sendo assim todas as vezes que entro, la fica registrado , comando do Linux.
A PERGUNTA E A SEGUINTE, E ASSIM MESMO OU ESTOU UTILIZANDO DE MANEIRA ERRADA? Sera que todos que o utilizam acontece o mesmo? Digo isso porque nao acho necessario que apareça no mural do facebook.
Espero que voce tenha entendido, a minha pergunta.
Por enquanto e so, desde ja ja obrigada e beijinhos, pra voce tambem.

Olá Shirley !

Para ser mais específico, diz-me qual é o leitor de telas q utilizas no Linux (orca, espeak ....) ??
Porque isso pode variar de uns para os outros .... !

Bom fim de semana !
Bjos

Ola bom dia , respondendo a sua pergunta, sobre qual leitor de tela que uso, respondo-lhe que e o Virtual Vision.
Como pode ver cada pessoa possui uma dificuldade em acessar as redes sociais, uma mais outras menos, mas todos possuem uma dificuldade, grande parte desta dificuldade se deve aos sites que nao sao feitos pensando nem nos os deficientes visuais, e outra parte se deve aos leitores de tela que as vezes nao respondem de maneira satisfatoria, como nos casos de se enviar frases que em certos endereços o meu leitor ate consegue ler e enviar e em outros ele nao consegue.
Mas nao vamos desistir, a tecnologia esta avançando rapidamente e logo nos teremos uma maior acessibilidade, enquanto isso vamos nos virando com que temos.
Desejo a todos uma boa semana. Beijos.

Olá, eu acredito que as dificuldades advenham, essencialmente, a partir dos sintetizadores que se utilizem para cada situação. Por exemplo, já li aqui várias pessoas que têm facilidade com o facebook e esse é justamente o mais difícil de eu utilizar.
Para mim o mais acessível de todos, incluindo a utilização indiscriminada de fóruns, é, sem dúvidas, o Orkut e muita pena tenho de não haver nenhum em Portugal com a mesma acessibilidade.
Eu uso o Windows Eyes, provavelmente os outros participantes servem-se do Jaws, é uma questão de gosto e de oportunidade de escolha também.
Cumprimentos.

Olá!

Tenho perfil no Orkut desde antes de ficar cega e não encontrei dificuldades no acesso. Fui bastante resistente às outras redes, mas acabei me animando a ter um perfil no Twitter depois de ler esse tópico e as opiniões expostas.

Não achei que o Twitter apresenta barreiras limitativas mas com certeza apresenta barreiras dificultativas. Uso o Jaws 9.0 e fiz tests tanto com oIE quanto com o FF.

Foi tranqüilo preencher o formulário de inscrição, configurar o perfil e twitar.

É mais fácil “Seguir” ou “Deixar de seguir” no IE do que no FF, o que acontece é que quando vou em “Quem seguir”, faço uma pesquisa e escolho alguém na lista, em baixo da foto da pessoa tem um botão “Seguir”, ao dar enter com o IE funciona, com o FF, não. Infelizmente, não sei te dizer se é ignorância minha ou se não funciona mesmo.

A página de ajuda desanima, fui procurar por teclas de atalho lá, a configuração deve estar errada porque o Jaws dispara a falar com sotaque inglês, o que é resolvido pra mim ajustando as configurações dele.

Bem, dá pra usar, mas é um saquinho. Coisinhas bobas que daqui onde eu estou parecem fáceis de arrumar, o gmail e a blogspot arrumaram, não tem porque eles não arrumarem também.

Gostei do twitter por causa da rapidez das informações e também por causa dos outros produtos que ele oferece, não cheguei a usar o Qwitter, mas tenho que admitir que o cliente e-mail e a abertura para usar SMS é uma bela mão na roda.

O tempo todo consultei o site que o N Souza indicou (vejam.com.br), facilitou um monte.

Aliás, meu nome de usuário é @gessica_msp.

Abraços.

Olá,

Criei um perfil no Face, tive muita dificuldade na criação e precisei de uma "olhadinha" amiga pra conseguir chegar ao final.

Navegar é tranquilo, tem uma marcação ou outra na página, é interessante reencontrar amigos antigos, o vínculo com o Twitter, outros softwares de comunicação e com o celular ajudam bastante.

Achei o layout meio bagunçado, pelo menos usando o lay tradicional, talvez, é claro não seja umaquestão de lay,mas sim, de quantidade de informação, a maioria nova, digo isso porque ouvi alguns comentários de normo a respeito da gama de ferramentas que o Face oferece.

Tem um questionário bem interessante rolando aqui no portal, talvez vocês possam fazer uma parceria:

http://www.lerparaver.com/lpv/questionario-acessibilidade-invisuais-face...

Abraços e boa sorte na pesquisa.

Olá Géssica !

Hoje em dia já não se vive sem o Facebook ! lool
O Facebook passou a fazer parte das nossas vidas, e é um excelente meio para manter-nos contactados com os amigos, e para encontrarmos os amigos da Faculdade ... !
Eu penso q em termos gerais o Facebook até é bastante acessível, e mesmo pelos relatos de cegos amigos q tão lá !
A única parte inacessível são os jogos zynga e algumas aplicações !

Beijinhos

Olá, Filipe!

Ainda não cheguei a esse grau de admiração... pra mim ainda está assim assim. Vou usando e me acostumando, vai que melhora, né?

Bjo bjo

Oi gente

entrei aqui há alguns meses para comentar que não havia gostado da página do facebook e da nova página do twitter...

A Andrea me perguntou o que eu não tinha gostado na página do facebook?
Então, Andrea, eu não gostei de nada no facebook. Foi como eu disse no comentário anterior, a página do facebook é muito complicada e cheia de links e alguns desses links são números que não sei onde vai parar. Além disso, a página do facebook é muito grande, às vezes dá preguiça de ler tudo risos.

Dizem que já mudaram a página do facebook, mas eu não entrei lá depois dessa mudança. Pode até ter mudado para melhor, mas não sei.

Quanto ao twitter...

Realmente eu não gostei daquela nova página do twitter. Prefiro a antiga página que era mais fácil de mexer. Essa é muito cheia de links e não foi feita pra funcionar no Internet Explorer de qualquer versão. A própria agente do centro de ajuda do twitter me disse isso, que o twitter não funciona no IE.

Fiz várias reclamações na central de ajuda do twitter e a agente me disse isso e indicou um aplicativo para eu usar a rede social e vou passar aqui pra vocês.

Ela indicou o aplicativo Easy Chirp que não precisa ser baixado para usar.

Para usar o Easy Chirp é só entrar no site:

http://www.easychirp.com

Se logar com sua conta no twitter e autorizar a aplicação.

Ou então, entre na sua conta do twitter primeiro e depois entre no easy chirp e autorize a aplicação.

Esse aplicativo ficará na sua página de configurações de aplicativos até você não quisé-lo mais e revogar acesso do aplicativo a sua conta do twitter.

Observação: O easy chirp é em Inglês e não tem tradução. Mas ele funciona muito bem. recomendo!

Olá Vanessa !

Pois, se já há algum tempo que não vais ao Facebook, experimenta ir assim q puderes, está muito modificado ! loool
Nos últimos tempos, por conta da concorrência com o rival Google +, o Facebook tem mudado imenso .... !

Eu já experimentei 1 semana no twitter e não curti nada, e já desisti !
No twitter falta aquela interactividado do facebook (gosto, comentários ...) !

É tudo uma questão de prática !
Se fores lá diáramente, vai chegar a 1 ponto em q te vais habituar bem, e não vais mais achar q tem imensos links
Além disso há 1 série de atalhos para o Facebook, é preciso é conhecê-los !

Eu tb não vejo tudo, tava desgraçado se o fizesse ! lool
Mas vejo as primeiras entradas, tipo as primeiras 20, 30 ou 50, ou às vezes só umas 5, depende do tempo disponível !

Bjos

Olá,

Agradecemos a quem já respondeu ao questionário e pedimos a colaboração de quem ainda não respondeu. Os resultados do questionário e de todo o trabalho envolvido serão apresentados na próxima quarta-feira, dia 18, na Universidade do Porto (Portugal). Até domingo ainda podem responder. Quanto maior o número de respostas, mais representativa será a amostra.

Link: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGE5NEgzZjYzbnd3LVB...

Muito obrigada.

Caro NM,

Seria importante explicar qual o propósito concreto deste questionário.
As perguntas deste questionário não são suficientes para avaliar o que quer que seja no que diz respeito à acessibilidade do Facebook e à sua utilização por parte de pessoas com deficiência.
Onde está o vosso orientador?

Em todo o caso respondi ao questionário, mas algumas respostas não ofereciam controlos adequados para responder correctamente à pergunta ou não facultavam as respostas todas...

Desculpem o comentário, mas não vale a pena terem ilusões.

Cumprimentos,
NSousa

Caro Norberto e caros utilizadores deste portal,

Antes de mais e para lhes poder explicar o propósito do questionário, começo por lhes explicar o surgimento do trabalho.

O trabalho surgiu no âmbito de uma disciplina denominada por "Novos Média", com duração de um semestre, e que se insere no plano curricular do Mestrado em Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Neste sentido, e sendo as redes sociais parte integrante de um novo meio - a internet - e como tínhamos obrigatoriamente de eleger uma, optamos pelo Facebook por ser a mais representativa, a que alberga mais gente, portanto. Escolhida a rede social, decidimo-nos pela questão da acessibilidade à mesma devido às várias mudanças que, desde o seu inicio, ela tem vindo a sofrer. Por fim, a opção pelo público-alvo, aconteceu por considerarmos que se as criticas feitas às mudanças foram de tal maneira grandes por parte dos "comuns" utilizadores", no vosso caso, poderiam ser ainda maiores.

Neste sentido, decidimo-nos pelos questionários que, não estando perfeitos, correspondem a um primeiro passo de um ainda pequeno estudo sobre o tema. As vossas respostas, assim como as vossas possíveis criticas, vão nos permitir a nós melhorar e, se nos deixarem, no futuro continuar com o estudo através de inquéritos mais bem estruturados ou através de outros métodos e técnicas de investigação.

Aproveitamos, ainda, para agradecer a ajuda das pessoas registadas neste portal e que têm vindo a responder ao questionário.

Muito obrigada.

Olá CS,

Quando concluirmos o estudo, daremos a conhecer as conclusões do mesmo. E sim, deparamo-nos com muitas dificuldades pela novidade que é o tema. E por esse motivo, e para começar, decidimos fazer algo mais pequeno que nos permitisse um primeiro feedback com o público-alvo.

Muito obrigada pela colaboração. Com os melhores cumprimentos,

NM

Olá !

Eu não respondi ao questionário, porque sou normovisual. e este dirige-se aos DVs !
Contudo concordo em grau e em género com a Tixa !
Um questionário, seja ele qual fôr, deve tar bem identificado (a escola / empresa, quem o tá a desenvolver, título da tese, objectivos do questionário ...), e quanto mais bem identificado melhor !
E depois, tb se deve ter algum cuidado com o questionário em si, algumas perguntas podem e devem ser desdobradas / mais especificadas e outras não ... é tudo uma questão que tendo em mente os objectivos, fazer as perguntas certas do modo certo !

Ah e já agora Tixa, porque é q agora te chamas CS ?

Agora já há o photoshop CS X !
com mais 1 S fica CSS - folha de estilos ! loool
Acho q é melhor manter Tixa ! looool

Bjos