Está aqui

Olhos - Eles refletem várias doenças

por Eutrópia

Mais do que indiscretamente dizerem o que sentimos, os olhos podem contribuir no diagnóstico e acompanhamento médico de várias doenças.

Dor de cabeça, visão embaçada, enxergar estrelas em plena luz do dia, dificuldade de foco, olhos vermelhos e ardência são sintomas que levam a maioria das pessoas ao oftalmologista. O que poucos sabem é que o exame de fundo de olho mapeia todo o organismo e pode até salvar vidas.

De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, muitas doenças aparecem no fundo do olho, região que fica entre o cristalino (lente dos olhos responsável pelo foco) e a retina (membrana receptora das imagens). Ele explica que o exame completo é feito com a pupila dilatada e uma lente que aumenta diversas vezes o nervo óptico, retina e vasos.

O procedimento detecta distúrbios oculares e sistêmicos. Não é preventivo, comenta, porque a doença já está instalada, mas permite controlar sua evolução. É o caso da hipertensão arterial, diabetes, doenças reumáticas, tuberculose, toxoplasmose, lepra, Aids, e até tumores intracranianos que muitas vezes se manifestam primeiro nos olhos.

O especialista diz que é muito comum o clínico geral encaminhar um paciente diabético ao oftalmologista. Isso porque, através das informações sobre vasos e artérias oculares contidas no relatório do exame de fundo de olho, o clínico pode saber como está funcionando o rim do paciente, além de controlar o nível de glicose no sangue.

Sinais visuais

Queiroz Neto afirma que as doenças sistêmicas dão sinais ao portador que indicam urgência de exame médico para evitar maiores complicações.

Os principais sinais são:

• Pupila contraída: Indica uveite, inflamação da uvéa que é formada pela íris, corpo ciliar e coróide. Pode levar à cegueira se não for tratada. Resulta de toxoplasmose, doenças reumáticas auto-imunes, herpes, tuberculose, lepra ou certos tipos de leucemia.

• Pupila dilatada: Pode estar relacionada a tumores, glaucoma, trauma, doenças do sistema nervoso central.

• Visão dupla: Pode apontar presença de tumor intracraniano, acidentes vasculares centrais, traumas e hiperglicemia.

• Olhos saltados e inchaço: São sinais, principalmente, de distúrbios da tireóide.

• Mudança na cor dos olhos: É causada por medicamentos ou inflamações oculares.

• Cegueira momentânea: Indica tumor intracraniano, má circulação no cérebro ou arritmia cardíaca.

• Visão borrada: Pode sinalizar diabetes, sangramento ocular, inflamação, hipertensão arterial.

• Olho seco: A falta de lágrima pode ser causada por disfunções hormonais, menopausa e até Síndrome de Sjogren, uma doença reumática crônica.

Dor de cabeça e visão

O especialista explica que a dor de cabeça relacionada à falta de óculos geralmente aparece no final do dia e pode indicar a chegada da presbiopia ou vista cansada para quem passou dos 40 anos.

Também pode atingir, ressalta, quem não atualiza os óculos há mais de um ano e tem instabilidade refrativa, ou portadores de grande diferença de acuidade visual entre os olhos.

Pessoas que têm enxaqueca freqüente e não pertencem a estes grupos, alerta, correm o risco de ter aumento na escavação do disco óptico que leva ao glaucoma ou neuropatia óptica isquêmica causada pela contração dos vasos oculares.

Estresse

O aumento da produção de cortisol, hormônio relacionado ao estresse, enfraquece a musculatura ciliar que é responsável pela capacidade de focar e desfocar do cristalino, chamada de acomodação pela oftalmologia.

No trabalho, ressalta Queiroz Neto, o comprometimento da acomodação reduz a produtividade e predispõe a acidentes. O estresse, comenta, também pode induzir ao acúmulo de líquido entre as camadas da retina, causando visão distorcida na região central, hipermetropia induzida e metamorfopsia (tortuosidade das letras) temporária e até permanente.

Para relaxar os olhos as dicas do médico são:

• Olhe para o infinito por 30 segundos a cada duas horas de trabalho.

• Movimente os olhos para cima, para baixo, à esquerda e à direita.

• Faça movimentos circulares com os olhos para a esquerda e para a direita.

(*) Com LDC Comunicação

Fonte: http://www.brpress.net/educacao.asp?cod=762

Comentários

Meu nome e Daniely Arcanjo,moro nos E.U.A a 5 anos...
Logo q cheguei aqui,percebi uma manchinha pequena nas minhas vistas.
procurei um medico,q fez varios exames,e disse q nao sabia o q eu tinha,ele
via as manchas,mas nao sabia o q era....
Passaram uns 3 anos e meio,minhas manchas estao aumentando,estou muito
procupada....mas tenho medo de voltar,e ele dizer q nao sabe o q e....
Essas manchas tem a forma de um mosquito(pernelongo)...
estou pensando em marcar uma consulta ai no Brasil,minha mae iria,e explicaria o problema....
Sera q alguem poderia me dizer o q e isso,se e grave, me da uma luz do q e isso?
muito obrigada...

Daniely
De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, os sinais e sintomas relatados são genéricos. Por isso não permitem a um médico tecer comentários sobre tal. O melhor, na opinião do especialista é uma avaliação e estudo de seu caso clínico.
Você pode buscar algum esclarecimento sobre saúde ocular no site: www.drqueirozneto.com.br
E mail: leoncio@penidoburnier.com.br

CFM REAVALIA CIRURGIAS DE CORREÇÃO VISUAL

Para melhorar a visão da maioria dos brasileiros, cirurgia corretivas são reavaliadas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina). Nova técnica promete acabar com presbiopia.

A maioria dos brasileiros que

Há um ano e meio fiz uma cirurgia para orreção de 12 graus de miopia num olho com 20% de visão,no caso o esquerdo.Desde então tenho observado que o olho direito (hj com 3 graus de miopia não operados) esta bem mais aberto que o esquerdo.Fiz exames da tireóide,ultra som dos dois olhos e nada,absolutamenta nada foi detectado.O olho esquerdo ,operado,está exatamente como antes da cirurgia(sei disso por comparação de fotos do período).Gostaria de uma orientaçaõ para saber qual o próximo passo para diagnosticar o problema,visto que não sei se é algo progressivo! Obrigada Luciana

Luciane
Acabei de receber o alerta sobre seu comentário no Lerparaver. Como sou jornalista não me sinto apta para lhe responder, mas consultei o oftalmologista, Leôncio Queiroz Neto, citado neste notícia. A recomendação do especialista é que procure seu oftalmologista para que tenha um diagnóstico preciso, pois a redução da abertura de seu olho pode estar relacionada a diversos fatores e precisa de cuidados médicos que só podem ser determinados mediante exames. Boa sorte.
Eutrópia

CFM REAVALIA CIRURGIAS DE CORREÇÃO VISUAL

Para melhorar a visão da maioria dos brasileiros, cirurgia corretivas são reavaliadas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina). Nova técnica promete acabar com presbiopia.

A maioria dos brasileiros que

olá, estou preocupada com meu esposo, ontem ele estava se queixando de uma ardência no olho esquerdo, ele disse que era como uma pele... Fui olhar para ver se era alguma sujeirinha mas, levei um susto pois era a pele do olho dele mesmo, era como se tivesse caindo, ele passava o dedo e a pele enrugava. Bom por favor gostaria de saber se é grave! Horas depois o olho dele voltou ao normal.

Ola boa noite a todos desde ja.
Desde algum tempo para ca comecei a ver as coisas por vezes diferentes , ou seja quando conduzo de noite por exemplo ou quando estou num lugar com luzes muito fortes parece que me "aleija" os olhos de noite na rua por vezes parece me ke a luzes são super fortes... e nao sei pq! bem como por vezes da me sensação de que parece que tou a ver as coisas meias andar...suponhamos uma mesa por vezes parece que se mexe uma coisa minima ... mas parece que se mexe!!! por vezes estou ao computador... começa me a custar estar esforço um pouco a vista apos um bocado fico com dores de cabeça.... alguem me saberá indicar o que se passa?

Boa Noite Bruno
De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier de Campinas, Brasil, Leôncio Queiroz Neto, esta aversão à luz denominada fotofobia pela Oftalmologia pode ser sinal de processo inflamatório intra ou extra ocular, embora possa ocorrer em olhos sadios. Também pode sinalizar astigmatismo, vício de refração em que ocorre deformações na superfíe da córnea que dificultam o foco tanto para longe como para perto. O especialista esclarece que a dor de cabeça pode ser decorrente tanto da fotofobia, como da falta de correção de vício de refração, ou ainda um sinal de síndrome da visão no computador, CVS (Computer Vision Syndrome), que acomete a maioria dos usuários de computadores que permanecem por mais de 2 horas ininterruptas utilizando o equipamento. A recomendação é que consulte seu oftalmologista uma vez que só através de exames médicos é possível saber as causas desses desconfortos visuais. Em tempo, a visão é um sentido bastante importante que responde por 85% de nossa integração com o meio ambiente e, portanto merece cuidados. Você pode ter maiores informações no site do médico www.drqueirozneto.com.br onde vai encontrar muitos artigos sobre a visão, mas nada substitui a consulta médica. Boa sorte.
Eutrópia Turazzi

CFM REAVALIA CIRURGIAS DE CORREÇÃO VISUAL

Para melhorar a visão da maioria dos brasileiros, cirurgia corretivas são reavaliadas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina). Nova técnica promete acabar com presbiopia.

A maioria dos brasileiros que

ola boa noite a todos.eu chamo-me silvy e tenho um problema nos meus olhos k e o seguinte:durante o dia se olhar para zonas claras vejo no olho direito uma pinta preta do tamanho de um mosquito e do lado esquerdo vejo tres pintas k se movem e de vez em quando durante o dia vejo de repente estrelinhas e tambem tenho um sinal no olho direito na parte branca,uso oculos para descanso da vista a 8 anos,isto e grave?

As estrelinhas que vê são um bom sinal pois indicam um bom funcionamento da retina,quando isso ocorre é porque a retina está sendo "limpa", quanto aos pontos pretos talvez sejam moscas volantes. . .

Olha ja entrei em depressão com isso,sempre tive minha vista ótima e agora não mais,estou com muito medo,medo mesmo,além disso sinto um incomodo do lado direito da cabeça!!!Se souber de algo me fala?Tambem me apareceu essa pintinha preta na parte branca do olho direito,vejo muitas moscas volante e não consigo mais dirigir,estou com medo de ser toxoplasmose, ja fui em quatro oftamologistas que me solicitaram exames,e um deles encontrou uma manchinha na mácula direita,más disse que isso não era nada e que não era isso que estava me causando esse transtorno,a cada dia que passa me sinto pior!!!

Oi, gostaria de saber o que poderia ser, fui no oftamol e ele disse de uma bacteria, disse q poderia deixar lesoes, estou preocupada, estou estudando mto, ando mto nervosa e estressada já faz uns dias q surgiu essas bolinhas, estou querendo ter mais opnioes a respeito aguardo resposta

Olá amigo, também tenho esse problema... Gostaria de saber se vc jã sabe o que é?... Isso me encomoda as vezes, é um saco!!!
Vamos trocar idéias...
Abraço.

olá,essa mancha me apareceu a cerca de um ano fui ao medico e ele me disse q era apenas uma sujeira,q em nossos olhos existem liquido entrando e saindo a todo tempo e q o meu n limpou direito,dai ele disse q fazer a cirurgia era um risco maior p mim,era bom eu me acostumar com essa mosquinha e por um nome nela,achei ele um estupido e agora sinto medo de perder minha visao ja procurei outro medico,se alguem souber uma do q se trata verdadeiramente essas manchinhas por favor me informe.

eu tambem vejo estes pontos , e segundo uma pesquisa que fiz trata-se de mosca-volante o nao tratamento pode causar deslocamento de retina

Olá !

O meu pai, tem uma croidite, segundo dizem os oftamologistas ... !
Na altura era novidade, e andou um tempão pra descobrir o q era ... !
Ele ainda via bem da outra vista, mas passados anos, pssou-lhe o mesmo problema pra a vista boa ... !
Agora ele vê mal, e sente mta dificuldade em juntar as letras e já não conduz, devido à visão reduzida ... !
Bom, eu acho é q aqui os oftalmologistas não fizeram o seu trabalho, né ?
E além disso usaram-no como estudo, e empataram mto tempo, e se tivessem resolvido logo, talvez ele visse melhor .... !
Não acham q houve aqui um certa negligência ao atrasar o tratamento ?

Eu tambem tenho esses pontos na visao,isso chama-se mosca volante se nao tratado pode causar deslocamento de retina

Olá ..
eu tbm tenho essas pintas preta nos meus olhos já faz um tempo e agora
estou preocupada com medo de perder a visão, se alguém souber o que é isso
POR FAVOR me fale !

Agradeço desde já !

tenho uma pelezinha que vem crescendo nos meus dois olhos, parece uma gordurinha oque é isto? por favor se der para responder também via email eu agradeço.

oii, por favor, muitas vezes meus olhos coçam, e quando me olho no espelho estao super vermelhos,com uma espécie de bolha de água dentro, elas ficam tao grandes, q consigo dobrar a pele que temos embaixo dos olhos, essas bolhas embassamminha visao, e me fazem lagrimejar demais. Uso óculos há uns dois meses, porem nao é muito o grau, e essas bolhas sempre aparecem, notei que na maioria das vezes, estou no quarto, seja no meu, ou de alguma amiga, seria algum tipo de alergia?
por favor, me responda,isso esta me encomodando demais. obrigada

Olá amigo, eu hoje acordei com uma dessas bolhas no olho... Na parte de baixo do meu olho esquerdo... É como se estivesse com agua ou allgo transparente.... E me encomoda toda vez que movimento esse olho....
Alguém ja informou pra vc o que isso pode ser?
Obrigado pela atençao...

Apareceu uma bolha no meu olho esquerdo.. incomoda toda vez que viro os olhos... apareceu depois que sai do banho... oq é isso? é grave?

Há cerca de 5 dias também me apareceu um bolha (de forma alongada, quase parece uma pele solta) no meu olho esquerdo (zona mais externa). Reparei nela subitamente quando acordei uma manhã. Desde então não tem tido evolução, mas também não desaparece. Escusado será dizer que é incomodativo e dá a sensação de corpo estranho cada vez que pisco o olho....
Já têm mais informação sobre o assunto? Como está a evoluir nos vossos casos?
Obrigada

Há dias estava com uma visão a doer, depois passou, hoje venho a reparar que tenho dificuldade em atingir o foco com essa mesma vista. Estie a fazer testes, com vários objectos, ao longe e ao perto e reparei que tenho difulculdade em atingir o foco com essa vista, com a outra está tudo bem! Alguêm me podia dizer o que podia fazer para poder voltar a ter a minha visão normal? mande-me um mail... nelsonroque360@hotmail.com .... Obrigado

oiee...
no meus olhos criou uma pele branca e a cada dia isto
vai crecendo??
alguem ai sabe o q é???

O NOME EU ACHO QUE PSEURISMO, TEM QUE PROCURAR UM MEDICO , ELE VAI RECEITAR UM COLIRIO PARA PINGAR .. JE TIVE MAS VOLTOU E SEMPRE SOME E APARECE DINOVO ..

BOA noite, gostaria de saber o que significa mancha branca em cima dos olhos , pois tenho em cada olho uma macha,

Bom dia!
Estou com um problema que é o seguinte: a pele em volta do meu olho começou a doer muito e tava ate um pouco inchada, agora começou a aparecer uma bolinha amarela como se fosse uma espinha ou algo parecido bem na pele que junto ao olho..não está atrapalhando a visão, mas a dor continua constate. Alguem saberia me dizer o que possa ser isto?

Obrigado!

Já tive um problema semelhante ao seu, segundo o médico tratava se de uma ´´bonitinha´´ no popular, mas o nome correto é terçol.
Me receitou um colírio mas eu a curei quase que instantaneamente com uma receita caseira,
cortando na pontinha de um dente de alho e tocando a parte cortada exatamente em cima do terçol, não deixe tocar em outras partes pois pode arder pois o sumo do alho é uma espécie de ácido.
Em 40 minutos a dor e o inchaço começam a desaparecer, pergunte aos mais velhos sobre esta ;dizem ´´simpatia.
Se tiver dúvidas em como fazer isso procure um oftalmologista.
Qualquer dúvida escreva para meu e-mail.
È natural e não causa danos pois já usei em ootras ocasiões anteriores.

Boa tarde!! já faz alguns meses que estou sentindo dores muito fortes no olho direito. Fui ao oftamilogista e o mesmo não conseguiu descobrir de fato o que está acontecendo, afirmando ser um possivel problema na cabeça e não nos olhos, porém ,não entrou em detalhes. Como poderia saber se dores nos olhos podem ser associado a problemas na cabeça??? Obrigada.

Se seus olhos doem é porque tem algum problema em seu nervo.A maioria das doeças nos olhos são associadas a nossa cabeça,raramente a nossos proprios olhos doem.Mas para saber se na verdade se é a cabeça ou os olhos é só ver se doem muito ou pouco.Se pararem de doer mais ou menos com coisas geladas é o olho
Se passar coisas geladas e ñ sessar a dor é na cabeça

Obrigada Por Perguntar Melhoras

procure um neuro clinico e um oftalmo especialista pode ser retina e vitreo neurooftalmo, e faça uma ressonancia da cabeça e facial dos olhos

Olá tive esse quadro diagnosticado (usei lentes gelatinoas coloridas por 21 anos) já fiz o tratamento com colirios corticóides que segundo o médico já foi sanado.
Porêm, estou produzindo pouca lágrima e o olho que foi menos afetado esta com profundo ardor e queimação não conseguindo olhar para televisão nem computador mesmo usando um gel especifico a cada uma hora.
Já fiz vários exames com neurologistas também,mas nada foi detectado.
Grata
Gisele

Gisele
Endotelite é uma inflamação da camada interna da córnea - endotélio. Você precisa voltar ao seu médico porque a falta de lágrima pode prejudicar sua córnea. Adicionar semente de linhaça em sua dieta pode melhorar a qualidade da lágrima, mas em hipótese alguma substitui a consulta médica. Seu oftalmologista pode fazer exames que checam a qualidade e quantidade de lágrima e lhe passar as recomendações completas. A lágrima é mais importante do que parece.

CFM REAVALIA CIRURGIAS DE CORREÇÃO VISUAL

Para melhorar a visão da maioria dos brasileiros, cirurgia corretivas são reavaliadas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina). Nova técnica promete acabar com presbiopia.

A maioria dos brasileiros que

Olá, já há um tempo que reparei que tinha um ponto preto no olho na parte da Iris, o que puderá ser?
Aguardo resposta

Cumprimentos,
AS

Só com exame em um especialista, Sofia. Não dá para brincar com a visão.

CFM REAVALIA CIRURGIAS DE CORREÇÃO VISUAL

Para melhorar a visão da maioria dos brasileiros, cirurgia corretivas são reavaliadas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina). Nova técnica promete acabar com presbiopia.

A maioria dos brasileiros que

Olá !

De facto, os olhos são um nosso bem precioso: precisamos de tratar bem deles ... !
Eu uso óculos para tar em frente ao computador, com pequena graduação (0,5) ... !
Mas confesso q deveria ir a 1 oftamologista a ver com eles vão ... !
Mas é daquelas coisas q a gente adia, adia, adia .... e depois pode ser tarde ... ! loool
Já há cerca de 3 anos q não consulto o oftalmologista ... !
Talvez neste primavera / verão marque uma consulta .... !

Quando olho para uma lâmpada ou farol de carro vejo a luz e em volta raios de luz e também tenho notado que minha pupila demora para reagir a claridade. Isso está interferindo no meu dia a dia, pois além dos sintomas estou muito nervosa. Por favor, alguém poderia me responder urgente?

CFM REAVALIA CIRURGIAS DE CORREÇÃO VISUAL

Para melhorar a visão da maioria dos brasileiros, cirurgia corretivas são reavaliadas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina). Nova técnica promete acabar com presbiopia.

A maioria dos brasileiros que

CFM REAVALIA CIRURGIAS DE CORREÇÃO VISUAL

Para melhorar a visão da maioria dos brasileiros, cirurgia corretivas são reavaliadas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina). Nova técnica promete acabar com presbiopia.

A maioria dos brasileiros que

Vá ao oftalmologista o mais rapidamente possível. Parecem sintomas de hipertensão ocular que podem levar ao glaucoma.

estou me queixando de peque riscos pretos no olho onde olho ele vai jundo por favoe se souver me ajude

Não sei se isto irá te auxiliar, mas esses riscos podem desagradavelmente ser vermes, que se instalaram dentro do olho. Vi isto no seriado House (se não conhecer, é uma série sobre medicina, que mostra vários casos de doenças). Os vermes, nesse caso, apresentam-se, espalhados, como linhas onduladas horizontais na visão (assim: ~ ~ ~ ~). O que eu disse só vale se os riscos forem permanentes.

procure urgente um especialista em retina e vitreo rápido, ok

Caro amigo:
Caso o seu sintoma corresponda ao aparecimento de alterações visuais que se assemelham a fios de uma teia de aranha, que são ondulantes e seguem o movimento do globo ocular, podem estar sendo causados por alterações no vítreo (humor vítreo). O vítreo é uma estrutura gelatinosa no interior do olho.
É claro que um oftalmologista poderá ajudá-lo nessa dúvida.
Boa sorte!
Abrahão

abrahão

Olá,

A duas semanas que sinto dor no olho direito, em volta dele e na pálpebra ao piscar, antes dessas dores tive hordeólo (ou terçol), meu olho não incha e não está vermelho, mas sinto muita coceira e dor.

Alguem já teve algo parecido?

O que pode ser?
At...

Olá colega, estou com o mesmo problema, vc já resolveu o seu?

Estou com o mesmo problema, fui ao médico e ele falou que era stress só que já fazem 9 meses e está saindo outra bolinha no mesmo olho

Gentea uns 2 dias atras meu olho direito estava coçando muito e derrepende formava uma especie de bolhano canto (interno) no olho. Essa noite qnd acordei senti q meu olho lacrimejava um pouco, quando olhei no espelho, meu olho estava um pouco inchado e com uma pele vermelha no cantinho (interno); agora eu nao sinto dor nem irritaçao porem a tal pelezinha vermelha esta ali. Alguem sabe me dizer o que è isso?

Páginas



1 a 50 de 61