Está aqui

Norberto Inácio de Sousa (Portugal)

por Lerparaver

Chamo-me Norberto Sousa, tenho 30 anos, sou licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante inglês-alemão e possuo o CAP (Certificado de Aptidão Profissional).

Para além da licenciatura dividida entre a FLUL (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e uma universidade alemã, dois anos ao abrigo do programa Erasmus, frequentei vários cursos de alemão em Portugal e na Alemanha e um curso de espanhol no Instituto Cervantes em Lisboa, língua que domino no que concerne à oralidade e à leitura.

Tenho uma vasta experiência e grande apetência em informática. Domino as ferramentas Ms Office em Sistema Windows (98 a Win7); internet; Outlook Express, Windows Mail e Microsoft Outlook; softwares de OCR e outros Softwares e Hardwares tiflotécnicos (tecnologias para pessoas com deficiência). Possuo ainda conhecimentos básicos de código HTML e CSS.

Quanto à minha experiência profissional, trabalhei em estabelecimento comercial nos períodos de férias e durante vários anos, onde, entre outras funções, fiz atendimento de uma diversidade de públicos, quer telefonicamente, quer presencialmente. No mesmo âmbito, participei no programa Jovem em Formação, durante um mês, tendo funções de recepção e acompanhamento de turistas e de atendimento telefónico.

Realizei um estágio na área das tiflotecnias, onde dei formação individual de digitação em teclado de computador a crianças cegas, fiz pesquisas de jogos educativos e de outros Softwares adaptados, elaborei manuais de utilização dos dispositivos e Softwares referidos, adaptei um jogo de memória para português de Portugal, bem como trabalhos de tradução.

Trabalhei, a título de freelancer, durante três meses, numa empresa de tradução e leccionei inglês ao 1º ciclo nas AEC no ano lectivo 2008-2009.

Realizei trabalhos de transcrição de ficheiros áudio para Word e contactos de marketing.

Colaboro ainda, voluntariamente, num site dedicado à deficiência visual, www.lerparaver.com, onde sou responsável pelo directório do mesmo e participo no Projecto ComAcesso, www.comacesso.org, que visa a sensibilização para o cumprimento das regras de acessibilidade Web, onde colaboro na análise de acessibilidade Web, isto é, verificar se os sites são acessíveis a todos os públicos e se cumprem com as regras de acessibilidade do W3c.

Nos tempos livres dedico-me à escrita e já fui premiado com: Terceiro prémio em poesia realizado pela ACAPO; terceiro prémio em poesia em inglês realizado pela FLUL e, mais recentemente, primeiro prémio internacional em ensaio Braille realizado pela EBU (União Europeia de Cegos) e patrocinado pela Onkyo.

Tenho muito gosto pela organização, pela perfeição, como também pela aquisição de novos conhecimentos, o que me leva a procurar adquirir constantemente e de forma autodidacta novos saberes. No momento instruo-me sobre o gestor de conteúdos (CMS) Drupal, pois considero uma mais-valia para corresponder às exigências tecnológicas do mercado de trabalho. Estou também a frequentar um curso de linguagem Python em regime de E-learning.

AnexoTamanho
CV Norberto Sousa - 2010.doc108 KB