Logótipo do portalLERPARAVER
  • Ir para as secções (Alt+1)
  • Publicar conteúdo
  • Iniciar sessão
Página de entrada › Blogues › do blogue Sofia Santos

Blog de Sofia Santos

Namoro entre cegos e entre um cego e um normovisual: Quais as diferenças?

Submetido em Domingo, 25/10/2009 - 22:40 por Sofia Santos
Com o tema:
  • Deficiência visual

Bom, hoje senti vontade de pegar neste tema pois é algo que me faz pensar bastante e que acho ser é algo bom de ser discutido. Não quero pôr-me a falar de mim mas sim falar num caso geral mas claro, vou ter sempre de falar do que eu penso pois não fiz nenhum inquérito sobre isto. Lol.
Se repararmos, a maioria das pessoas com deficiência visual têm, na maior parte, relações amorosas com uma pessoa em igualdade de circunstâncias. Isto é algo que se pode verificar com facilidade. Penso que isto se possa dever ao facto de estarmos em igualdade de circunstâncias e, ao mesmo tempo, sentimo-nos mais seguros. No entanto, por vezes temos a desvantagem de não podermos estar tão independentes, principalmente na fase da adolescência, ou seja, muitas vezes acabamos por ficar em casa de algum de nós a namorar, (a não ser que estejamos na mesma escola, por exemplo) e, para além disso, muitas vezes estamos dependentes de alguém, o que por vezes se torna bastante chato.
No caso de relações amorosas entre uma pessoa deficiente visual e uma pessoa normovisual, essa dependência diminui bastante mas, de certeza que levanta alguns receios tais como: “será que ele não tem vergonha de mim?”, “será que não preferia estar com uma pessoa normovisual?”. Bom, talvez sejam perguntas absurdas pois, se o sentimento for realmente verdadeiro, não há razão para vergonhas.
Verifica-se que, muitas vezes, somos discriminados perante pessoas normovisuais no que toca a este tipo de assuntos. Essa discriminação normalmente não é feita directamente mas há muita gente que não consegue sequer imaginar-se com uma pessoa com deficiência. Fiquei um bocado desiludida com este tipo de pensamentos, com os quais tive contacto. Tentei sempre fazer os possíveis por pensar que não existe discriminação mas apenas uma não correspondência mas, a verdade é que, infelizmente, nem sempre é assim.
Nunca namorei com nenhum normovisual e por vezes sinto uma espécie de curiosidade. Isto pode parecer uma opinião absurda mas acho que preferia mais tarde vir a juntar-me ou a casar-me (não sei lol) com uma pessoa normovisual mas claro, também não vou andar a fugir de algum rapaz que eu goste só por ser cego, nada disso. Lol.
Não estou aqui a discriminar as pessoas com deficiência. Em tudo o que fazemos existem vantagens e desvantagens. Apenas quis reflectir sobre este assunto. Ninguém é igual a ninguém. Por isso, acho que era fantástico se essa discriminação não existisse, nem no amor, nem noutras quaisquer situações. Todos nós temos sentimentos que deverão sempre ser respeitados.
Bom, acho que este assunto dá muito que falar mas vou ficar-me por aqui e claro, fico sempre à espera das vossas opiniões pois acho que tudo, ou pelo menos quase tudo, deve ser discutido pois isso ajuda-nos bastante a reflectir.

Partilhe no
  • Facebook
  •  Twitter
  • blogue de Sofia Santos
  • Adicionar novo comentário
  • 6229 leituras
  • Envie a um amigo

Comentários

NAMORO

Submetido em Sexta, 15/07/2011 - 10:46 por ROSEMIR (Utilizador não registado)

QUERIDA SOFIA. SOU NORMOVISUAL E ESTOU COMEÇANDO UM RELACIONAMENTO COM UM CEGO.NÃO SOU CRIANÇA ,TENHO43 ANOS E ELE 49.ESTUDAMOS JUNTOS NA ADOLESCÊNCIA. FUI CASADA 24 ANOS FIQUEI VIÚVA A 2 ANOS.E POR OBRA DO DESTINO NOS REENCONTRAMOS E TUDO É MUITO BOM.SEU CUIDADOPARA COMIGO ,SEU CARINHO,SUA PEGADA.CONTUDO ESTAMOS A NOS CONHECER E NÃO COMENTAMOS COM NENHUM FAMILAR.ESTOU APREENSIVA ,ELE DIZ TER RECEIO POR EU SER BONITA,INDEPENDENTE,TER QUEM EU QUISER.QUERO FAZE-LO FELIZ.

  • responder

Siga os seus sentimentos

Submetido em Segunda, 18/07/2011 - 15:32 por Marco Poeta

Olá!

Chamo-me Marco e sou surdocego, mas sou um homem muito feliz! Namoro com a Céu, que é amblíope, as minhas limitações nunca serão obstáculo ao nosso relacinamento. Juntos desenrascamo-nos muito bem, vivemos uma vida normal como as outras pessoas e amor verdadeiro que sentimos supera qualquer barreira!

Não tenha medo dos seus próprios sentimentos, do que a sua família pense,deve ser egoista e fazer felizes aqueles que ama, porque se tiver medo de ser sinsera com os outros nunca será feliz.

Eu nunca irei permitir que a minha familia tome as decisões por mim.

Nao tenha receio de enfrentar as pessoas preconcentuosas, porque com o tempo elas se irão habituar e terão de aceitar que você nao é nenhuma criança. Ou será que o seu medo tem a ver com o relacionamento que está a iniciar com uma pessoa cega!...tem vergonha???...

  • responder

Não entendo o seu receio!

Submetido em Domingo, 17/07/2011 - 18:42 por Céu

Olá Rosemir!

Não entendo o seu receio!
É adulta e está feliz ao lado do seu namorado...medo porquê?
Eu sou amblíope, tenho 33 anos e uma filha de 8 anos! Vejo o suficiente para ser totalmente independente e namoro com o Marco! Ele é surdocego e eu nunca deixei que a minha família ou a dele se intormetesse...
As pessoas estranham a nossa relação, mas, no entanto admiram-nos muito pela nossa coragem de querermos construir uma vida juntos!
As famílias no início acham tudo isto uma loucura e geram-se conflitos e discussões, mas quando o amor é grande e verdadeiro, jamais será destruído!
Com o tempo as pessoas acostumam-se e tudo volta ao normal...
A sua felicidade só depende de si...força e não desista!!!

Beijinhos, Céu

  • responder

Em relação aos sentimentos

Submetido em Sábado, 18/09/2010 - 22:11 por teresa silva

Olá a todos
Eu sou normovisual e nunca equacionei se a pessoa com quem namorava era cega, surda ou o que quer que fosse. Pensava sempre, e penso, é no que a pessoa é como ser humano. Já vi gente extremamente bonita e sem nada na cabeça, já vi gente com deficiências com uma riqueza interior incrivel, e também já vi o contrário. Isto para dizer, que as pessoas valem sempre pelo que são como seres humanos, não pela aparência que possam ter. Se um dia namorar com um cego, e acreditem que não terei o menor problema, a única coisa que vou querer, é que ele me admire pelo que sou como pessoa, não por ser morena, alta, baixa ou loira, e claro, que goste imenso de mim. O sentimento será o motor do caminhar na vida.
Beijinho grande a todos.

  • responder

o interior é mais importante

Submetido em Segunda, 20/09/2010 - 11:40 por jfilipe

Olá Teresa !

Eu, tal como tu, tb sou normovisual, e tb não discrimino ninguém, seja cego, surdo, paralesia cerebral, branco, negro .... !
Ora isso é verdade, há muita gente com boa aparência, mas q o interior deixa mto a desejar ... !
Eu, aprecio uma pessoa pelas suas qualidades e sentimentos, e não tanto pela aparência .... !
Mas reconheço q a tendência da maioria das pessoas, é precisamente o contrário ... ! :-(
Já me senti várias vezes posto de parte apenas pela aparência .... ! :-(

Eu tb se 1 dia namorar tb não me importo se a pessoa é dita nornal ou se tem a deficiência q tiver .... !
Mas, os anos vão passando, já tenho 39, e aos 40 ou vai ou arrebenta ! loool
Mas nunca se sabe se um dia a sorte baterá à porta .... ! lool

Beijinhos

  • responder

Bem JFilipe...sorte eu não concordo...

Submetido em Terça, 21/09/2010 - 00:16 por teresa silva

JFilipe, eu cá não sei se será questão de sorte encontrar o amor. Acho que o que tiver que ser será. lol
Ui, e 39 ou 40... isso é juventude, bem, é que eu tenho 42, por isso, agora acho que só aos 96 é que se reclama. E se chegar aos 80, acho que só podemos reclamar aos 100. lol
Mas tens toda a razão quando dizes que há muita gente, para mim são pessoas sem cérebro, que vão pelas aparências. A minha avó dizia sempre, que as aparências enganam, eu concordo com ela.
Cabe-nos a nós, os que vivemos no mundo da verdadeira humanidade, da sinceridade do sentir, o mundo onde todos são seres humanos, de plenos direitos e obrigações, mostrar-mos, sem nunca cedermos nas nossas certezas, nas nossas convicções, que o mundo e o universo pertence a todos nós, sem qualquer excepção.
Céu, fico extremamente contente, por saber que é uma pessoa feliz.
Eu sou feliz na medida em que os outros seres humanos são felizes, se puder contribuir para a felicidade dos outros, sentir-me-ei plenamente realizada enquanto habitar neste planeta.
beijinhos para todos

  • responder

Olá Teresa ! Chama-me antes

Submetido em Terça, 21/09/2010 - 11:17 por jfilipe

Olá Teresa !

Chama-me antes Filipe, ok ? loool

Pois, e nunca fôr fico solteirão !! loool
Não fazia a mínima ideia q tinhas 42, jovem, e eu com apenas 39 a reclamar !! loool
Nesse modo de ver não temos direito a reclamar da idade nunca ..... ! lool
Mas quanto mais idade temos, mais ficamos enferrujados, só aparecem problemas de saúde .... eu vejo plos meus pais na ordem dos sessentas ... é a PDI ! loool

Claro, q nós só com o nosso testemunho, mas sem perder a nossa personalidade, poderemos mudar as mentalidades, e já há felizmente pessoas q pensam de outro jeito !

Humm .... acho q temos algo em comum .... ! loool
Eu tb fico mto feliz qdo a Céu tá feliz e vice versa .... mas com os outros amigos é igual .... ! lool

Beijinhos

  • responder

Sentimentos verdadeiros

Submetido em Segunda, 20/09/2010 - 11:31 por Céu

Olá Teresa!

Fico muito feliz por vê-la por aqui! Eu sou amblíope e namoro com o Marco, que é surdocego! Conheci-o através do Lerparaver. Já estivemos juntos e é uma relação que tem tudo para dar certo!

Por acaso somos os dois deficientes visuais. Eu tenho baixa visão, mas apaixonar-me-ia por ele da mesma forma se eu fosse normovisual! O amor quando é mesmo real, as limitações deixam de ter importância. Ele não vê e não ouve (ouve-me com o implante coclear), mas tem uma beleza interior incrivel e ama-me imenso! Meu Deus! Como pode um sentimento destes não dar certo?

Querida Teresa! Adorei esta sua frase: "O sentimento será o motor do caminhar na vida". Amores como o nosso merecem ser vividos e nada nem ninguém nos impedirá...

Beijos para si!!!

Céu Coelho

  • responder

querida ceu!!!

Submetido em Terça, 21/09/2010 - 10:42 por vaniarocha

vania rochabom dia ceu!tu e o marco sao o exemplo perfeito,de que devemos lutar para encontrar o verdadeiro amor!as pessoas nao è poe terem uma deficiecia ou uma cor de pele ou raça diferentes,que nao tem dreito a ser felizes!por favor nao desistam de ser felizes,vejam o caso da ceu e do marco,assim como o meu e,econtrem o vosso amor!beijos a todos e um especial para a ceu e para o marco

  • responder

e q sejam felizes para sempre ! lool

Submetido em Segunda, 20/09/2010 - 11:46 por jfilipe

Olá Teresa, Céu e Marco !

Céu, eu tb fico mto feliz contigo, e partilho da mesma opinião q tu ! lool
Sois totalmente diferentes, de localidades distantes, mas o anor juntou-vos aos dois ! lool
Quando sentimos o verdadeiro amor, nada conta, apenas a pessoa que nós amamos, seja ele deficiente ou não ....!
Realmente teresa essa frasa está 5 estrellas ! lool

Abraços e Beijinhos

  • responder

Amor

Submetido em Terça, 21/09/2010 - 12:10 por Marco Poeta

Bom dia Filipe!

Amo muito a Céu e estou disposto a lutar por ela! Pois sou o seu Marco Guerreiro, o seu homem verdadeiro, o seu Mar que brilha com a sua luz celeste, pura e linda! Tenho tantas saudades da minha Céu... a distância física deixa de existir com o nosso amor infinito que se quer eterno. Cada dia mais amo a minha Céu, amo o seu lindo nome, a sua voz doce e cristalina, o seu rosto lindo que eu amei tanto...

Podem dizer que as aparências iludem, e é verdade mas não me engano no meu amor que o seu interior verdadeiro e suave torna o seu exterior mais belo! Dou valor à aparência que diz muito do que a pessoa é por dentro. E se não cuidarmos da nossa aparência como queremos sentir-nos bem connosco mesmo e com a pessoa que mais amamos?

Eu e a Céu nos amamos de corpo e alma, aceitamos as nossas diferenças não por dever mas por puro amor! Antes eu era desleixado comigo mesmo ignorando que era muito bonito e hoje gosto muito de mim como sou e só preciso que o meu amor goste de mim! E ele gosta mesmo muito de mim, mesmo com a grande cicatriz que tenho na barriga do acidente e pelas minhas duas deficiências. O amor está sempre acima de todas as coisas, e o amor que eu e a Céu sentimos um pelo outro é completo na sua entrega!

Quem ama de verdade aceita o outro incondicionalmente, não por obrigação mas por amor.

Abraço

  • responder

imagem vale muito

Submetido em Quarta, 22/09/2010 - 11:03 por jfilipe

Olá Marco !

Eu sei q tu és um grande cavalheiro e muito lutador .... ! loool
Tb sei q amas a Céu de verdade, acima de todas as coisas, e jamais nada nem ninguém vos irá separar, aliàs nota-se nas dedicatórias românticas, nos comentários ..... ! loool
Pois a distância geográfica é o q ainda é pior .... mas felizmente tens telemóvel, msn, skype .... o q vos permite aproximar mesmo estando longe, claro q preferível é estar pessoalmente .... !

Sim, apesar de muitas vezes as aparências iludirem, elas muitas vezes dizem mto da outra pessoa:
Se ela tem um lindo sorriso, leva-nos a pensar q tá feliz e/ou tranquila
Se veste bem, geralmente tem uma vida estável, mas não quer dizer q seja sempre assim !
Se tem uma voz doce e meiga como a céu, gostamos de estar com essa pessoa, pq transmite tranquilidade, simpatia .... !
E muitas outras conclusões se podem tirar da aparência .... !

Devemos cuidar da nossa imagem, porque actualmente ela conta muito, na maioria das circunstâncias .... !
Se tamos a trabalhar, temos q cuidar bem da nossa imagem, e ainda mais se fôr uma entrevista pra trabalho
Se vamos a um Jantar ou festa especial, devemos levar uma boa roupa, pôr um cheirinho, o cabelo bem penteado .... devemos nos esmorar um pouco mais .... !
Eu tb faço isso quando saio com os amigos ! loool
Se as pessoas ficam com uma boa imagem de nós, já é meio caminho andado .... !

Eu desleixado não sou, nem o posso ser, tenho um emprego, os amigos .... e tenho q ir apresentável .... mas sempre me achei feio de rosto, e ainda não tive ninguém q me dissesse q eu era bonito :-(
Só a empregada de limpeza me elogia por vir bem vestido ! loool

Abraços

  • responder

Fim dos Espelhos!!!

Submetido em Quinta, 23/09/2010 - 23:45 por teresa silva

Filipe, se eu fosse uma fada acabaria com todos os espelhos que estivessem perto de ti. ihihih
Olha, eu acho bem melhor, e ficaria toda contente, quando dissessem que sou um sol, do que quando dissessem que sou bonita.
Um sol, significa que dás luz, transmites calor humano, estás sempre ao lado dos que te rodeiam, o só bonito, bem, é algo tão efémero, tão vazio de significado que nada me diz.
Prefiro sempre um ser que saiba rir, que saiba escutar, que saiba admirar e dar valor ao universo, nas suas coisas mais simples, o canto de um pássaro, o brilho do sol, a calma da lua, e a beleza estonteante e serena de uma noite de estrelas.
Eis, o verdadeiro homem bonito, aquele que me surpreende com o seu abraço, com o seu sorriso, porque acredita, quando gostam de nós verdadeiramente, creio que somos os seres mais belos para essa pessoa.
Beijinho
E vais arranjar uma grande confusão, tu vais acabar por fazer com que surja 1 abaixo assinado para acabar com os espelhos, ihihih, e como se não bastasse , depois vais ter os vaidosos todos danados contigo!!! ihihihihihih

  • responder

não é preciso

Submetido em Sexta, 24/09/2010 - 12:40 por jfilipe

Olá Teresa !

Não é preciso acabar com os espelhos, pois só lha pra eles quem quer !! loooool
Eu tb sou um bocadinho, só um bocadinho vaidoso, principalmente ao sáb à noite, para me arranjar bem para ir ter com os amigos, e largar o meu perfume cheiroso, e as mulheres apreciam isso ... ! looool

Claro q o sol, q possuimos dentro de nós é muito mais importante do q a aparência !
Eu sinto q sou um sol pra muita gente, ajudo os meus amigos, transmito calor humano, alegria, coragem, determinação ... enfim são coisas q saem cá dentro do coração !
E há coisas q parecem tão insignificantes, mas q embelezam o nosso ser, os passarinhos a cantar, o pôr do sol .... !
Claro q sim, quando o nosso sol brilha com intensidade, não há coisa mais bela do q essa luz intensa !

Obrigado pelo calor do teu sol ! loool

Beijinhos

  • responder

Gostar de nós

Submetido em Quarta, 22/09/2010 - 20:01 por Marco Poeta

Olá Filipe!

Tenho vindo pouco aqui mas olha que não me tenho esquecido de ti e dos restantes amigos do LERPARAVER!

Hoje, por exemplo, tive a manhã e a tarde a organizar com a psicóloga da escola o meu estágio, que começou mesmo hoje e que vai continuar amanhã. Até agora estou a gostar muito e é mesmo um desafio para mim estagiar numa escola de ensino regular e onde não existe nenhum aluno com deficiência visual. É claro que vou trabalhar sempre em parceria com a psicóloga e com os professores, assistindo a reuniões, entrevistas, acções de informação e de formação, acompanhando turmas, e quem sabe ajudar alunos com problemas emocionais e de integração social. A parte da avaliação psicológia em que para além da entrevista se tem de aplicar uma bateria de provas psicológicas está fora de questão, uma vez que as mesmas não estão acessíveis aos psicólogos cegos e que apelam muito à visão... Enfim, eu posso participar em programas de prevenção e de desenvolvimento de competências sociais os problemas hoje nas escolas são tantos que é de deixar um psicólogo doido! eheheheheh

Então amigo? Por que te desvalorizas por fora? Costumo afirmar que se é bonito quando se tem uma boa auto-estima. Qquando eu falei que a aparência física também é importante, eu estava a pensar sobretudo na nossa capacidade de gostar de nós mesmos e como tal gostarmos de nós como somos! Eu acho giro não porque os outros o dizem, mas porque eu me toco com as mãos e gosto de mim. A Céu também gosta de me tocar a face mas isso não é porque me acha apenas bonito por fora mas que por dentro bate um grande coração que a ama sem reservas. O amor faz as pessoas mais alegres e bonitas, né?

Tens razão ao disseres que cuidar da nossa imagem é importante, mas tu disseste algo mais profundo e nobre. Falaste não de uma imagem meramente corporal mas deste mais valor ao nosso bem-estar interior, aos sentimentos, à atenção que damos ao nosso corpo que tal como tudo precisa de amor e de cuidados. Não é só o exterior que nos diz o que a pessoa é mas o que ela nos revela do seu tesouro interior. E tu, amigo, revelas sempre a pessoa frontal e forte que és!

Um abraço

  • responder

Olá Marco ! Andas a falhar

Submetido em Sexta, 24/09/2010 - 12:56 por jfilipe

Olá Marco !

Andas a falhar !! lool
Não tens aparecido por cá ... já te habituaste ao hal ? Ou vai indo lentamente ?

Bom, fico feliz pelo teu estágio estar a correr lindamente !! loool

Claro, temos q cuidar da nossa imagem / aparência, porque em muitas circunstâncias a imagem conta e mto !
Auto-estima, concerteza q a tenho, tu és guerreiro, mas eu não tou atrás, tb sou lutador como tu ! loool
Já o ditado já mimosa diz: se eu não gostar de mim, quem gostará ?

Como dizia a Teresa, o nosso sol q transmitimos, vale muito mais q a aparência ! lool

Abraços

  • responder

Não... Filipe!

Submetido em Quarta, 22/09/2010 - 11:24 por Céu

Filipe! Agora deixaste-me triste...looool! Tu tens um rosto tão bonito! Dizeres não... isso não parece teu! Tens um rosto simpático, cativas qualquer pessoa com a tua alegria!!!

Não digas mais isso! Onde está o Filipe que eu conheco? Se estivesse aí, fazia-te um sermão... não sejas tolo!

Beijos, amigo!

  • responder

Querida Céu ! Tu és muito

Submetido em Quarta, 22/09/2010 - 12:00 por jfilipe

Querida Céu !

Tu és muito especial ! lool
Só mesmo tu para me deixar mais alegre !! loool

És a primeira pessoa a afirmar e a dizer-me q eu tenho um rosto bonito !! loool
Amiguinha, muito obrigada pelos teus elogios acerca da minha pessoa !! looool

Ok, combinado ! loool
Tou aqui ! loool

Ooops, ainda q não tás cá, senão o q seria de mim .... ! loool

Mtos beijinhos

  • responder

Olá a todos!

Submetido em Sexta, 24/09/2010 - 21:34 por Sofia Santos

Em primeiro lugar, quero dar os parabéns à Ceu e ao Marco, fico muito feliz por vocês e desejo-vos toda a sorte! Também sei bem o que é não termos a pessoa que amamos perto de nós mas, quando se ama de verdade, é como se a distância física deixasse de existir!

Quanto às aparências, na minha opinião, ninguém deveria deichar-se levar apenas por elas pois, como foi dito aqui, as aparências enganam! Mas claro, também há que cuidar de nós próprios, até para a nossa própria auto-estima!

Marco, se dizes que tens vindo pouco ao lervaraver, então eu nem digo nada de mim! Lol Tenho andado mesmo desaparecida e peço desculpa a todos por isso.
Beijinhos

  • responder

Olá Sofia!

Submetido em Quinta, 30/09/2010 - 11:18 por Céu

Querida Sofia!

Obrigada pela força! O Marco é o amor da minha vida! Tem um coração de ouro! Temos muito em comum e entendemo-nos muito bem!!!

Vivemos longe um do outro, mas isso não é um obstáculo ao nosso amor! Pelo contrário, fortalece ainda mais a nossa relacção. Este fim de semana que passou, ele veio ter comigo. Foi muito bom e cada vez mais tenho a certeza que podemos ser felizes e formar uma família!

As nossas limitações jamais serão um entrave a este sentimento tão lindo e único!

Beijos, Céu

  • responder

Olá Ceu!

Submetido em Segunda, 04/10/2010 - 10:00 por Sofia Santos

Pois é, quando se ama de verdade a distância não importa, a não ser quando existem ciúmes, inseguranças e sentimentos de posse.
Desejo-vos toda a sorte e que nunca passem por isso.
Beijinhos!

  • responder

andas a falhar

Submetido em Quinta, 30/09/2010 - 11:47 por jfilipe

Olá Céu !

Atão, em q planeta andas querida ? loool
Eu ligo, ligo, ligo pro teu telemóvel e nada .... ! loool
O q é q se passa ?
Andas a falhar mto :-(
Já te disse q o telemóvel é pra andar sempre com nós, querida, e tu não andas com ele ? loool

Espero o teu contacto em breve !
Beijinhos,
Filipe

  • responder

Desmotivada!!!

Submetido em Quinta, 30/09/2010 - 12:31 por Céu

Olá Filipe!

Eheheheheheheheheheh...! Pois é, ando mesmo a falhar contigo! Desculpa! Mas tenho andado muito ocupada ultimamente! O Marco esteve cá, mas quase nem tivemos tempo para nós! É isso mesmo...! A Faculdade tem-me ocupado muito do meu tempo. É mesmo stressante! Ando muito cansada e os profs. não dão folga...looool!

Ando mesmo desmotivada! A Faculdade não estava preparada para me receber. O pessoal é todo fixe ... ! Mas acho que não estava preparada também para me meter nisto! E depois, quase nem vejo a Jéssica... ! Só mesmo de manhã, quando vai para a escola! Quando chego, já ela está a dormir!Isto cansa-me muito... quero é o sossego de antes e encontrar tempo para estar com aqueles de quem gosto! Ando triste e mesmo muito cansada! Quero ter mais tempo para mim, mas assim...não dá!!! Estou seriamente a pensar em desistir.

Mas não me esqueço dos amigos, embora não lhes tenho dado muita atenção! E Tu és o meu amigo do coração, não duvides disso...ehehehehheheh!!!

Bjs!!!!

  • responder

Não desistas !

Submetido em Quinta, 30/09/2010 - 16:13 por jfilipe

Olá Céu !

Amiga, não andes desmotivada .... ! :-(
Caramba, eu disse-te q não iria ser fácil, mas com motivação, determinação, .... consegue-se ! loool
Quem me dera tar à tua beira pra poderes desabafar comigo, e pra dar um grande xicoração e mtos beijinhos !! hehehehe

Céu, a Faculdade não está preparada pra te receber, ou tu é q não tás preparada para andar nela ?
É mto diferente !
Ainda por cima já tens um pessoal altamente !! loool
O q queres mais ?
Não desperdices essa oportunidade, e olha q oportunidades dessas são quase únicas ! lool

Ok, eu sei q tens mais trabalho, menos tempo prás outras coisas, ... mas isto é agora, porque depois habituas-te a aprendes a gerir melhor o teu tempo ! lool
É normal q sintas no ínicio algumas dificuldades, mas não podemos desistir à minima contrariedade ! loool
Aproveita os fins de semana para tares mais com a Jéssica, com o Marco, .... com os teus amigos !! loool
Ao fim de semana há sempre mais tempo, aproveita-o e põe a conversa em dia ;-)

Não, eu não duvido nem ponho em causa, simplesmente tenho saudades tuas ! loooool

Beijinhos

  • responder

Amigão!!!

Submetido em Sexta, 01/10/2010 - 11:55 por Céu

Olá Amigo!

Estás a dar-me uma grande força! Falámos hoje no msn! E fiquei muito mais alegre por termos falado ... !

Contudo ainda estou confusa! Sinto que não sou capaz de enfrentar o ensino superior ... ! Há anos que não estudo ... estou enferrujada!... eheheheheheh! É tudo muito diferente de há 13 anos atrás! A tecnologia está em todo o lado! E eu sinto-me uma "analfabeta" nesta área! Não sei mesmo quase nada destas novas tecnologias...eheheheheheh!

Sinto-me uma pateta autêntica!!!

Mas eu quero é ser feliz... com ou sem o curso! Neste momento não me apetece pensar nisso! Mas tu és um amigão ... e não quero que te preocupes comigo...tá???

Bjs!!!

  • responder

amiga dispõe

Submetido em Quarta, 06/10/2010 - 11:34 por jfilipe

Olá Amiga !

Pois, tu tavas a precisar de uma boa dose disposição, coragem, de determinação e força para lutar .... ! loool
Tb eu fiquei alegre por te sentires melhor, e por te ter feito ver algumas coisas q se calhar não tinhas pensado ! looool

Não compliques, nós temos uma tendência terrível de complicar as coisas ! loool
Tens q tirar um tempinho para estares só, de reflexão, para pensares nos porquês, meditares se vale a pena .... só faz é bem !
Eu quando tava na secundária, e quando havia muitos porquês ou questões a resolver, eu ía passear pelo lindo jardim e arrumava todas as minhas ideias, e obtinha respostas aos meus porquês ... ! loool

Oh, oh, nunca ouviste dizer q nunca é tarde para aprender ?
Alguém daqui acha q é tarde para aprender ?
Claro q não ! loool
As pessoas por vezes é q são pessimistas, e inventam mil desculpas ! loool
Céu, tu consegues se estiveres determinada !
Claro q nem tudo é um mar de rosas, mas a vida é mesmo assim, feita de altos e de baixos !
E és bem tola se não aproveitas esta oportunidade !

Toda a gente quer ser feliz !
Mas a felicidade conquista-se no dia a dia, nas boas acções, numa coisa que conseguiste na faculdade, no teu relacionamento com o marco e com os amigos .... !
O Curso não deve atrapalhar, e não atrapalha se souberes gerir bem as coisa, a felicidade !
Olha, vê lá, se fosse eu a ti não faltava muito às aulas, porque senão depois para recuperar é mais lixado !

Olha lá, eu como teu amigão, preocupo-me contigo, sabias ?
Se tás triste eu tb tou, alegro-me quando tás alegre e com as tuas victórias ... !
Isso é a reacção normal de um amigo verdadeiro, né ?
Portanto ao não me preocupar contigo, não tou a ser teu amigo, por isso não me pessas isso ! loool

Sempre q precisares de algo, dispõe !
Mtos beijinhos

  • responder

olá

Submetido em Segunda, 27/09/2010 - 10:59 por jfilipe

Olá Sofia !
Tás boa ?
Eu tou fx ! lool

Bons olhos te vejam .... q é feito de ti ? loool
Sim, tens razão, o mais importante é o sol ou o interior da pessoa !
Ok, se o Marco não quer, quero eu q digas coisas de ti !! lool
Não tens de quê .... tudo na broa .... ! loool

Beijinhos

  • responder

Olá!

Submetido em Segunda, 04/10/2010 - 09:56 por Sofia Santos

Pois é, tenho andado mesmo desaparecida.
A minha vida tem tido alguns altos e baixos nestes últimos tempos e, desde que escrevi aquele último texto, tenho andado sem saber muito bem o que escrever. Peço desculpa

  • responder

tás desculpada

Submetido em Quarta, 06/10/2010 - 11:40 por jfilipe

Olá Sofia !

Tás mais q desculpada ! hehehe

A vida é mesmo assim, de altos e baixos, né ? loool
Pra comentar, não é preciso pensar muito ! loool
Já pra criar novos posts, tem-se q pensar um bocadinho !
Tenta abordar temas da actualidade relacionados com os cegos e não só !
Exs: amizade, intercâmbio de estudantes cegos, .... !

Aparece mais por cá ! loool
Beijinhos

  • responder

namoro entre cegos

Submetido em Terça, 27/04/2010 - 11:04 por jfilipe

Olá a todos !

Eu aqui há uns tempos, também postei um post complementar a este:
A sexualidade e os cegos
http://www.lerparaver.com/node/7658

Bom, eu tenho uma amiga que está casada há uns anitos, ela é cega, e ela é que mudava as fraldas, vestia, punha a dormir a filhota com apenas alguns meses, e fazia isso na boa ... !
E mais, quando a ir vestir, sabia que as calças eram beje e a camisinha era azul bébé, apenas pelas texturas .... impressionante, né ?

Por isso, eu creio q os cegos poderão ter uma relação normal como todos os demais ... ! loool

Abraços & Beijinhos,
Filipe

  • responder

alargando a perspectiva

Submetido em Sexta, 16/04/2010 - 18:51 por anónimo (Utilizador não registado)

Se a Sofia não se importar, gostaria de acrescentar uma questão a meu ver, pretinente, e que também se pode associar a esta troca de ideias sobre cegueira ou não-cegueira, nas relações amorosas.

O assunto abrange a questão dos filhos, quando ambos são cegos, ou um deles tem um grau de visão extremamente baixo. Se´ra que é prodente? será possível a adopção? Que barreiras se apresentam no quotidiano? Eu sempre tive estas coisas na cabeça.

Os meus pais eram cegos e eu estou cá, e sempre me senti bem tratada, mas eu nunca soube das dificuldades que tiveram quando eu era bebé, porque, claro, não tenho memória para tal, e eles não gostam de falar deste assunto. eu penso que na época sofressem muito preconceito e por isso não falam muito disso e eu não insisto para me falarem duma coisa que lhes traz más lembranças, penso eu...

Também não tenho filhos porque podem ser cegos como eu e depois não sei como seria a minha vida...

  • responder

Filhos, filhos...

Submetido em Segunda, 26/04/2010 - 17:39 por Géssica Michelle

Aí está uma coisa bem interessante: eu não queria ser mãe na minha adolescência por causa do divórcio dos meus pais e nessa época eu ainda não era cega, mas agora, que eu encontrei um pai para os meus filhos, eu morro de vontade de ser mãe. Que coisa não? Vai entender, deve ser a natureza mesmo.
Falando em natureza, eu sou a única cega da família. Se sua preocupação é tão grande, dá uma olhada na hereditariedade da patologia dos seus pais, quem sabe ajude você a tomar a decisão. Não importa se você decidir ser mãe ou não, o que interessa é que você se realize e, na sua realização, faça a sua família feliz, vai ver é por isso que seus pais tenham se dado tão bem desempenhando o papel.
Olha... acho que essa questão está pedindo um novo post no blog. Hein, Sofia... hein, hein hein?

Abraços!

  • responder

Olá, Sim, realmente era um

Submetido em Segunda, 26/04/2010 - 21:40 por Sofia Santos

Olá,
Sim, realmente era um bom tema para um post mas não sei o que posso dizer em relação a isso visto que ainda só tenho 19 anos. Por agora só posso dizer que, sendo cega e quer case com um normovisual ou com um cego, acho que não terei medo de ter um filho mas claro, um estudo genético é sempre importqante.
Beijinhos

  • responder

Cadê a mulherada desse portal?!

Submetido em Terça, 27/04/2010 - 03:46 por Géssica Michelle

Sim, sim... um ótimo tema, e você tem razão, uma mãe exploraria a causa com mais propriedade.
Fica a sugestão para as mulheres que já tem fámília aqui do ler para ver.

Abraços!

  • responder

acho que a mulherada que tem

Submetido em Quinta, 29/04/2010 - 15:34 por Raquel (Utilizador não registado)

acho que a mulherada que tem filhos está muito ocupada com eles... mas e os homens? finjo que nem é comigo!
abraço Gessica Michele

  • responder

os tempos são outros

Submetido em Quarta, 05/05/2010 - 10:29 por jfilipe

Olá !

Afinal chamas-te Raquel ou Géssica ?
Qual gostas q te chamem mais ?

Bom, isso já foi como dizes ... !
Mas agora as coisas já são bem diferentes, hoje em dia, os homens já colaboram nas tarefas domésticas, tratam do bébé, .... !
Eu sei q ainda existem alguns homens com essa mentalidade, mas hoje em dia são uma minoria .... !

Beijinhos

  • responder

kkkkkkk olá jfilipe! eu sou

Submetido em Sábado, 08/05/2010 - 21:15 por Raquel (Utilizador não registado)

kkkkkkk olá jfilipe! eu sou a Raquel , Géssica é outra pessoa bem na minha opinião tem melhorado bastante sim, mas a parte mais dificil ainda é nossa...
beijinhos

  • responder

Eu sou a Géssica

Submetido em Quarta, 05/05/2010 - 12:47 por Géssica Michelle

Ops!
Eu sou a Géssica Michelle, a Raquel é outra, parece-me que a última linha do comentário dela foi um abraço mandado para mim.

Quanto aos homens, acho que é normal essa falta de manifestação, eu não conheço nenhum que sinta vontade de ser pai até que aconteça. Se é sempre assim? Eu não sei.

Abraços!!!

  • responder

ok

Submetido em Quinta, 06/05/2010 - 10:33 por jfilipe

Oi Géssica !

Eu vi no mome Raquel e na assinatura Géssica, foi isso q me confundiu ... !
Mas já percebi q foste tu q mandaste o comentário através da conta da Raquel, ou tavas com ela e mandaste beijinhos ... !

Bom, relativamente aos homens, se calhar só conheces uma ou meia dúzia, e ainda não te saiu um assim na rifa ... ! looool
Mas q eles existem, isso existem, mas pra tudo é preciso ter sorte e encontrar as pessoas certas .... !

Beijinhos

  • responder

Ops, de novo!

Submetido em Quinta, 06/05/2010 - 12:41 por Géssica Michelle

Não não não...
Eu não conheço e nem estive com a Raquel, não usei a conta dela e nem me manifestei através dela.
Acho que a última linha do comment dela não foi uma assinatura, foi um cumprimento, direcionado a mim, tipo, "Um abraço pra você, Géssica"..

Abraços!

  • responder

vamos esclarecer as coisas

Submetido em Sexta, 07/05/2010 - 10:07 por jfilipe

Oi Géssica !

Desta última vez enviaste bem ... ! lool

Quanto ao possível mal entendido analisa o comentário original, q colo aqui .....

acho que a mulherada que tem
Submetido em Quinta, 29/04/2010 - 15:34 por Raquel (Utilizador não registado)
acho que a mulherada que tem filhos está muito ocupada com eles... mas e os homens? finjo que nem é comigo!
abraço Gessica Michele

Em cima diz que é Raquel, e ainda por cima não registada, em baixo diz abraço Géssica ... !
Achas q isto não é contraditório ?

Fica bem !
Bom fim se semana !
Beijinhos,
Filipe

  • responder

kkkkkkkkkkk caramba! que

Submetido em Sábado, 08/05/2010 - 21:15 por Raquel (Utilizador não registado)

kkkkkkkkkkk caramba! que salada... oi jfilipe sou eu Raquel , deixa eu esclarecer eu não sou registrada mesmo! mas não sou a gessica , meus comentarios aparecem logo após os dela porque eu estou expondo minha opinião sobre o que ela falou. Nós não somos a mesma pessoa , nem sequer nos conhecemos. Eu sou brasileira, ela eu nem sei.
beijinhos

  • responder

ok

Submetido em Segunda, 10/05/2010 - 10:48 por jfilipe

Olá Raquel !

loooool
Ok, tá esclarecido !! loool
Pensei q fossem amigas .... ! loool

Beijinhos

  • responder

Os filhos sempre dão muito

Submetido em Sexta, 23/04/2010 - 18:36 por Raquel (Utilizador não registado)

Os filhos sempre dão muito trabalho quando pequenos independente de serem cegos ou não. Eu dei muito trabalho, e não sou cega, eu tinha muitos problemas de saude, passava mais tempo no hospital que em casa. Meus pais tiveram trabalho para eu estar viva hoje.
Acho que voce deveria conversar com seus pais sobre isso, enquanto voce não souber como foi, não vai se sentir confiante, se não teve filhos acho que não é porque é cega mas porque não se sente preparada ainda. Como voce diz "fui bem tratada" se sua mãe fez um bom trabalho porque voce nao faria?
eu não sou mãe ainda, sou solteira mas eu gosto muito de um cego, e embora ele até agora não tenha correspondido... sei que se eu me casar com ele (digam amém! rsrs) e tivermos filhos poderá ser cego, sinceramente não tenho muita vontade de ter filhos, mas com ele eu teria, não sei muito sobre cuidar de crianças cegas, mas sei que meu filho precisa de um bom pai , tem uma coisa mais importante para uma criança do que ver, ser amada e respeitada
não se diz que o amor maior do mundo é o de mãe! que é o amor verdadeiro. Que barreira é grande demais para o amor?
um abraço

  • responder

Namoro entre cegos e normovisuais

Submetido em Segunda, 15/03/2010 - 18:06 por anónimo (Utilizador não registado)

Olá , eu gostei muito do seu comentário sobre este assunto! Achava que só eu estava no "escuro" com relação a isso. Sabe eu são sou cega, e eu gosto de um homem que é cego, e eu fico completamente perdida com relação a isso. Para ele eu sou uma colega, eu eu não sei como faço ele me notar entende!
ele esta sempre acompanhado, eu não consigo nenhum tipo de contato maior que um aperto de mão, nós ficamos somente no papo... Eu não tenho nenhum problema com o fato de ele ser cego, poderia não ser tambem! Eu gosto dele.
Sobre esta coisa de sentir vergonha ou a pessoa com quem voce se relaciona pensar que seria melhor estar com outra que ve, eu acredito que alguem com esta mentalidade nem chega namorar um cego. Nós normovisuais tambem temos perguntas do tipo " se eu fosse cega ele me daria mais intimidade? Se ele não fosse cego teria ficado comigo? e se o caso é que eu não faço o seu tipo, como ele chegou a esta conclusão se não deu nem chance ? "
espero algum dia quebrar esta barreira porque para mim ela nunca existiu!

  • responder

Eu estou no lado oposto

Submetido em Segunda, 15/03/2010 - 23:17 por Sofia Santos

Olá,
Pois é, estes assuntos dão pano para mangas, como se costuma dizer. Porque não o convida a sair para tomar um café, por exemplo. Eu sou cega e, pelo menos que eu saiba, acho que nunca fui correspondida por um normovisual e também não faço ideia se algum normovisual gostou de mim. O que é certo é que a melhor maneira de nos apercebermos dos sentimentos de alguém é, não só pela atenção que essa pessoa nos dá e que por vezes nos leva a pensar coisas erradas, mas pela conversa. Tente dar a entender que sente algo por ele. Não precisa de ser logo directa pois acho que o primeiro paço é mesmo tentar criar uma relação mais próxima entre vocês.
Espero ter ajudado e espero não ter dito nenhum disparate.
Cumprimentos e desejo-lhe boa sorte!

  • responder

namoro

Submetido em Sexta, 23/04/2010 - 18:31 por anónimo (Utilizador não registado)

De fato, o preconceito existe não dá para fingir que não existe. Mas às vezes será que ele não é maior nas pessoas com deficiencia? Quando a pessoa se pergunta se o outro não teria vergonha dela, não seria um tipo de preconceito exatamente por se achar, de repente inferior por causa da deficiencia visual? Porque teria vergonha? O que ela tem de menos? Antes de ser deficiente visual ela é uma PESSOA, um SUJEITO de desejos, de vontades, UMA PESSOA. Não podemos negar a deficiencia, ela nos caracteriza, mas ela não é nós. Eu tenho a condição de cega, mas não sou deficiente. Penso que está na hora de as pessoas com deficiencia assumir o posto de protagonista. Sophia, conheço várias pessoas cegas casadas com pessoas de visão normal. Não vejo impecilhos nisso, embora realmente existe aquel que tem pre conceito, mas isso é porque as pessoas ignoram o que significa ter a condição de deficiente visual.

O coração não tem olhos, ele simplesmente ama. Ele não escolhe a pessoa pelos seus atributos físicos, mas por aquilo que ele é. Eu fico pensando que o amor é uma coisa maravilhosa, sublime, mas é fruto do conhecimento, da convivencia diária, de conhecer os defeitos do outro e, mesmo assim, amá-lo.
Abraços

  • responder

obrigada! é estou tentando

Submetido em Sexta, 19/03/2010 - 20:51 por anónimo (Utilizador não registado)

obrigada! é estou tentando essas coisas, mas ele é dificil! convidei ele para sair ja
ele não aceitou, a verdade é que ele esta me cortando isso sim! mas o que será, será
obrigada querida beijos

  • responder

Namoro com deficiente

Submetido em Terça, 23/02/2010 - 20:07 por Anonima (Utilizador não registado)

Olá para todos

No dia 16/02 postei um comentário sobre namoro com deficiente. Contei que havia me apaixonado por um amigo deficiente visual e que gostaria de ajuda pois não sabia como falar para ele.Tinha medo do que ele fosse pensar, resumindo tinha medo do que ele iria achar de mim.
Então, li as sugestões que vcs me enviaram, mas agora posso dizer com a maior felicidade que a exatamente uma semana atras eu estava conversando com esse meu amigo pelo msn, e ele me disse algo que me deixou muito feliz, ele me fez jurar que não iria rir dele então me disse que temia sentir algo por mim, que estava se sentindo muito apegado a mim.
Na hora eu gelei. Acho que foi a melhor conversa que tive na minha vida.Naquele dia confessei a ele que já havia me adiantado e procurado algo sobre namoro dessa forma. Contei a ele minhas duvidas e ele contou as dele.Ainda não nos vimos depois dessa conversa,mas estamos cada vez mais juntos nas nossas conversas diárias.
Fico feliz pelo sentimento dele, pois é correspondido.
Por essa razão, por eu estar tão feliz , que quero deixar meu recado a todos que estão de certa forma desiludidos pensando que não poderão ser felizes.
Sei que as vezes fica difícil acreditar nas pessoas, acreditar que poderemos ser amados, mas ainda existem pessoas boas, capazes de amar do jeito que somos. O amor em si não está apenas na beleza exterior, eu mesma já tive vários relacionamentos que não deram certo, não por beleza pois sou um tipo de mulher que geralmente os homens sentem atração,mas por outros detalhes que não tem nada haver com deficiência.
Não desistam de sonhar.

Obrigada pela ajuda

  • responder

Que bom!

Submetido em Quarta, 24/02/2010 - 00:57 por tiagduarte

Olá!

Ainda bem que tudo deu certo na sugestão que lhe demos.

Espero que sejam felizes por muitos e muitos anos, e que os projectos que anseiam se concretizem.

Cumprimentos.

Tiago Duarte

  • responder


1 a 50 de 120

  • 1
  • 2
  • 3
  • página seguinte ›
  • última página »

Secções

  • Notícias
  • Eventos
  • Artigos interessantes
  • Legislação Portuguesa
  • Oftalmologias
  • Fóruns de discussão
  • Blogs pessoais
  • A escrita a branco
  • Orientação e mobilidade
  • Directório
  • Os nossos amigos
  • Publicações sobre deficiência visual
  • Página de informática
  • Truques & dicas
  • Downloads
  • Área de currículos
  • Off-topic

Conteúdos

  • Conteúdos temáticos
  • Últimas entradas
  • Últimos comentários
  • Agregador de notícias

Iniciar sessão

  • Criar uma nova conta
  • Pedir uma nova palavra passe

Nome do utilizador

  • A Minha conta
  • Agregador de feeds

Lerparaver

  • Ajude-nos a melhorar (questionário)
  • Quem somos
  • Contacte-nos!
  • Colabore connosco!
  • Como usar o portal?
  • Patrocínio e publicidade
  • Newsletter do Lerparaver
  • Serviço de redireccionamento
  • Livro de honra

Contador de visitas

© 1999-2012 lerparaver.com