Está aqui

Leitura para utilizadores do Talks

por Jorge Teixeira
Forums:

O uso de telemóveis para leitura talvez já não seja novo para a maioria dos cegos e amblíopes. Mas eu queria chamar a atemção para o facto de que nem todos os telefones que aceitam os softwares de leitura de ecrã dão para fazer isso. O Nokkia 6630 dá, de certeza, porque é o que eu uso e não tem apresentado problemas. Há cada vez mais livros disponíveis na internet e em várias bibliotecas que podem ser carregados para o telemóvel _ nomeadamente atravez do blututh _ permitindo uma leitura fácil se, por exemplo, utilizarmos um auricular ligado ao telefone. Tenho tido óptimas experiências de leitura e, se alguém necessitar, tenho informações sobre vários locais onde se pode conseguir livros em formato word de forma gratuíta e dentro da lei. Jorge, Porto, Portugal.

Fiquei satisfeitos de ouvir esse comentario, seu falando dos livros que pode baixar de graça mande porfavor o indereço para mim.
Meu mail é ramos.vrs@gmail
Um grande abraço

Ana RochaOlá Jorge, sabe se o nokia n95 também suportará essa opção? ou o nokia 6600? e como você faz para transferir os livros e depois para os ler? cumprimentos Ana Rocha

Ana Rocha

Jorge TeixeiraOlá Ana:

Quanto aos telefones de que me fala _ salvo opinião mais avisada do que a minha _ acredito que funcionem na leitura de livros. Passo a explicar:

o 6600 é mais antigo. Traz um sistema operativo simbion 7.0 e eu nunca o experimentei. Mas, desde que traga uma ferramenta para abrir os documentos word, _ o office para telemóvel, por exemplo _ deverá abrir e ler, com o talks, versão a partir da 3.0, os ficheiros no formato doc.

No que diz respeito ao N95, traz a versão 9.1 do symbion. Isto pode trazer alguns problemas de leitura nos documentos doc que, segundo sei, foram ultrapassados pela versão 4.0 do talks.

Para abrir documentos doc, precisaremos então de um telefone com sistema operativo symbion _ que está presente em qualquer dos telefones acima, de um software talks, versão a partir da 3.0 _ para o 6600 _ e versão 4.0 _ para o n95.

Os telefones precisam, igualmente, de ter o "quick office" ou outra ferramenta que permita abrir documentos em formato "doc" para que os livros _ normalmente convertidos para esse formato _ possam ser lidos. Sublinho isto, pois às vezes as operadoras vendem os telefones sem este "quick office" que, no entanto, poderá ser carregado no aparelho depois da compra.

Mesmo que isto não fosse possível, sempre se poderia carregar os livros nos telefones em formato txt, e o aparelho le-los-ia como notas.

Quanto à forma de transferir os livros para os telefones, pode fazer-se isso de, pelo menos, 3 formas.

1 _ Pelo pc swit:
É um programa que vem no CD que acompanha o telefone. pode carregar-se esse programa para o computador e usá-lo como plataforma de transferência de ficheiros do pc para o telefone. Nem sempre funciona bem com o jaws.

2 _ Por e-mail:
Poderá abrir-se um e-mail com o telefone. Se nesse e-mail vier o livro em 1 ou mais anexos, o telefone lerá os anexos, permitindo-nos assim ler o livro. É importante que o livro esteja dividido em mais que um anexo. Não é conveniente que cada extrato tenha mais de 30 páginas, para não ficar demasiado pesado para o telemóvel.

3 _ Por bututh.
É o sistema que eu uso. É muito fácil transferir do computador para o telefone, através do bluttuth. Se o computador não tiver um drive blututh encorporado, basta adquirir uma pen blututh, ligá-la na entrada usb do computador,
seleccionar o ficheiro que se quer enviar para o telefone, premir alt e seta para baixo até enviar, premir seta para a direita para entrar no submenyu do enviar e escolher dispositivo blututh. Se o computador não localizar o telefone, que deverá estar ligado e próximo do pc, será preciso fazer o emparelhamento dos dispositivos. Esse processo é perfeitamente possível de reallizar com o jaws. Se for preciso, indicarei como. Mas, se você tiver pouca experiência em lidar com o computador, poderá considerar o processo um tanto complexo.

Se quiser,enviarei a você um e-mail com um documento com a configuração de um livro em doc ou em txt e você tenta abrir no e-mail com o telefone.

Por agora, fico por aqui.

Um abraço!

Jorge Teixeira

Olá meus amigos!!!

Bom, alem dessas opições que nosso amigo jorge falou, temos a opição de passar os arquivos pelo cartão de memória... alguns pcs já possuem a leitura do cartão de memória, mas os que ainda não possuem, há um pendriver que há a pocibilidade de conectar o cartão e espeta-lo ao pc... e passar os arquivos pela opição de enviar para ou copiar e colar...

Ah! O n95 tem o pacote que permite ler arquivos em doc, pdf, xls ppt e txt.

Então, esses livros são facilmentes carregados...

Abraços do WELL!!!

Jorge TeixeiraBem lembrado, Well, tinha-me esquecido dessa. Abraço a todos!

Jorge Teixeira

Olá

Ja havia tentado ler livros com o Nokia n73 music edition, mas não consegui. Descobri pois, que é problema do Talks antigo, e procurarei atualizar a versão, de forma a conseguir ler adequadamente.

Enquanto aos livros, fiquei muito interessado no site que disponibiliza tais livros. Conheço vários, mas os livros estão todos em PDF, e muitas vezes acabam sendo inacessíveis devido ao fato de possuir muitos erros quando salvo em DOC.
Se puder, envie-me tal site.
sky.net@terra.com.br

Abraços

Sidarta

Sidarta