Logótipo do portalLERPARAVER
  • Ir para as secções (Alt+1)
  • Publicar conteúdo
  • Iniciar sessão
Página de entrada › Blogues › do blogue Sérgio Gonçalves

Verdadeiro Olhar - blog de Sérgio Gonçalves

Grande Maia Novas esperanças para os cidadãos deficientes

Submetido em Sexta, 01/10/2010 - 14:21 por Sérgio Gonçalves
Com o tema:
  • Deficiência

Grande Maia
Novas esperanças para os cidadãos deficientes

No passado dia 10 de Setembro de 2010, reuniu pela primeira vez, o Conselho Municipal do Cidadão com Deficiência.
Este órgão constituído por um representante da Câmara Municipal da Maia, que preside ao mesmo, um representante da Assembleia Municipal, um representante das Juntas de Freguesia, um representante do Provedor Metropolitano (do Porto) do Cidadão com Deficiência, um representante do Instituto Nacional para a Reabilitação e um representante de cada Instituição Particular de Solidariedade Social do concelho com intervenção nesta área, pretende ser uma instância de diálogo e consulta, cujo objectivo é assegurar a participação da pessoa portadora de deficiência na construção da cidade e a realização de políticas e medidas com vista a facilitar a sua integração social.

CMM está a fazer levantamento de pessoas portadoras de deficiência.
Embora este órgão tenha sido criado em Junho de 2009 do ano passado, após aprovação do Executivo, Assembleia Municipal e publicação em Diário da República, o Executivo Municipal optou apenas pela sua instalação este ano visto a sua criação ser coincidente com o período eleitoral autárquico. Além disso, no seu Regulamento, prevê-se que a duração do mandato do mesmo seja igual ao mandato do Executivo Camarário.
Nesta primeira reunião além de se proceder à instalação deste Órgão, a vereadora do Pelouro da Habitação Social e Cooperativa – Acção Social da Câmara Municipal da Maia, Ana Miguel Vieira de Carvalho, aproveitou para apresentar aos restantes membros o Plano Municipal de Acessibilidades para Todos e deu nota que os Serviços Municipais estão a efectuar um levantamento freguesia a freguesia de pessoas portadoras de deficiência e qual o tipo de deficiência que possuem.

Reunião Bimensal
A vereadora estipulou ainda que este Conselho irá reunir bimensalmente, onde entre outros assuntos serão analisados «todas as questões relacionadas com esta temática, como por exemplo situações que envolvam a actividade camarária». A título de exemplo, refere uma medida simples e simbólica como é o caso de terem sido dadas instruções de não colocar objectos como vasos junto aos corrimões de escadas.
Ana Vieira de Carvalho assegura ainda que este Conselho, que conta com uma alargada composição, terá «uma visão multidisciplinar de cada um dos assuntos, salvaguardando assim os interesses das Pessoas Portadoras de Deficiência»

.

Partilhe no
  • Facebook
  •  Twitter
  • blogue de Sérgio Gonçalves
  • Adicionar novo comentário
  • 385 leituras
  • Envie a um amigo

Secções

  • Notícias
  • Eventos
  • Artigos interessantes
  • Legislação Portuguesa
  • Oftalmologias
  • Fóruns de discussão
  • Blogs pessoais
  • A escrita a branco
  • Orientação e mobilidade
  • Directório
  • Os nossos amigos
  • Publicações sobre deficiência visual
  • Página de informática
  • Truques & dicas
  • Downloads
  • Área de currículos
  • Off-topic

Conteúdos

  • Conteúdos temáticos
  • Últimas entradas
  • Últimos comentários
  • Agregador de notícias

Iniciar sessão

  • Criar uma nova conta
  • Pedir uma nova palavra passe

Nome do utilizador

  • A Minha conta
  • Agregador de feeds

Lerparaver

  • Ajude-nos a melhorar (questionário)
  • Quem somos
  • Contacte-nos!
  • Colabore connosco!
  • Como usar o portal?
  • Patrocínio e publicidade
  • Newsletter do Lerparaver
  • Serviço de redireccionamento
  • Livro de honra

Contador de visitas

© 1999-2012 lerparaver.com