Está aqui

Lite-Cultura - O seu blog sobre literatura e cultura - blog de Norberto Sousa

Espaços culturais acessíveis

por Norberto Sousa

A visita de uma pessoa cega a um museu, teatro ou qualquer outro espaço cultural, está sempre condicionada pelo nível de acessibilidade facultado nestes espaços. Quando uma pessoa normovisual se desloca a um destes locais, um simples olhar oferece-lhe um sem número de informações, as quais dificilmente se podem proporcionar a uma pessoa cega através de uma descrição, por mais pormenorizada que esta seja.

Felizmente, a sensibilidade para este assunto, por parte dos responsáveis de tais espaços, é cada vez maior, encontrando-se já muitos espaços com diversos tipos de informação acessível às pessoas cegas, bem como recursos humanos que orientam e esclarecem dúvidas, minimizando-se assim essa lacuna no acesso à informação.

De seguida encontra uma lista de Espaços culturais acessíveis, a qual será actualizada sempre que possível. Não se esqueça que também pode colaborar com a preciosa partilha de locais acessíveis que conheça!

Destaques

MCCB - Museu da Comunidade Concilía da Batalha

Espaços culturais acessíveis

Comentários

Olá Norberto

Realmente é importante que os espaços culturais estejam acessíveis a todos, porque assim serão de certeza muito mais frequentados.

Não sabia que esses dois espaços que enumeraste no teu texto estavam acessíveis, mas vou dizer-te mais um que pelo menos a 5 anos era acessível, o museu da Marinha. Quando lá fui, deram-me um caderno onde tinham os números dos objectos expostos e explicavam o que cada um era e a sua função.

Espero que esta informação seja útil.

Cumprimentos

Ana Andrade

Olá Marciel e todos os outros

Sim o caderno que me deram estava em Braille, e toda a informação que lá tinha, também se encontrava numas placas, para os normo-visuais.

Cumprimentos

Ana Andrade

Ana se é assim como dizes é uma boa ideia!

Obrigado por teres respondido.....

Cumprimentos
Marciel

Marciel.antonio@gmail.com

maciel