Está aqui

Blog de alves

CP Associa-se ao dia Mundial da defeciência com iniciativa

por alves

No próximo sábado comemora-se o Dia internacional das Pessoas com Deficiência. Para marcar esta data a CP vai oferecer viagens grátis a todos as pessoas com necessidades especiais. A oferta estende-se a todos os comboios, suburbanos, regionais ou de longo curso, isto é esta ação estende-se a todos os comboios da CP e a todas as linhas do país.

Num comunicado divulgado no seu site, a CP anuncia que vão ser disponibilizadas deslocações gratuitas a todos os cidadãos com algum tipo de deficiência durante todo o dia 3 de Dezembro. Além dos cidadãos com necessidades, também o respetivo acompanhante terá direito a uma viagem gratuita.

Para aceder ao serviço basta que apresente na hora da compra do bilhete a "Certidão Multiusos, o Cartão de Deficiente ou o Cartão de Deficiente das Forças Armadas", esclarece a nota.

A CP disponibiliza ainda acompanhamento no embarque e desembarque dos cidadãos que não se façam acompanhar por mais ninguém. Essa ajuda deve ser requisitada até 48 horas antes da viagem através do serviço SIM - Serviço Integrado de Mobilidade.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinala-se desde 1998, altura em que foi instituída pela ONU. O objetivo da data é promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência, assim como defender a dignidade e direitos destas pessoas.

O Comunicado da CP

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – Viaje gratuitamente
Dia 3 de Dezembro, associando-se ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a CP oferece a viagem a Clientes com Necessidades Especiais* e respectivo acompanhante, em todos os seus comboios.

Caso necessite de assistência especial durante o embarque, desembarque ou na viagem, terá de contactar com 48h de antecedência, o serviço SIM – Serviço Integrado de Mobilidade – 808 208 746 .

*É obrigatória a apresentação da Certidão Multiusos, do Cartão de Deficiente ou do Cartão de Deficiente das Forças Armadas.