A afirmação do nosso amor perante milhares de pessoas
No dia 8 de Agosto, eu e a Céu fomos convidados pelo programa “A Tarde é sua” da Fátima Lopes. O tema era “Amor sem barreiras” e o objectivo foi mostrar às pessoas, sobretudo com deficiência, que era possível namorar, formar uma família e ser feliz, contra tudo e todos.
Todos ficaram muito sensibilizados com a nossa história, porque em Portugal não há conhecimento de um surdocego como eu que tenha chegado tão longe a nível académico e pessoal. Ficaram também admirados pela nossa persistência no nosso amor, já que no início as nossas famílias não aceitavam muito bem a nossa relação por termos limitações sensoriais e achavam que seria muito difícil para nós vivermos como um casal.
No entanto, graças à nossa teimosia, hoje vivemos juntos e vamos superando aos poucos e poucos os obstáculos, principalmente os atitudinais, vivendo o presente e aproveitando os bons momentos que a vida nos vai proporcionando.
Aproveitamos aqui para agradecer ao pessoal da TVI pelo interesse que tiveram pelo nosso testemunho e lição de vida, que esperamos que sirva de inspiração àqueles que têm uma deficiência, mas que têm medo de mostrar o que querem ou que cedem perante as dificuldades ou as pressões externas.
Sugiro a todos aqueles que tenham mais do que uma limitação como eu que não tenham medo de amar e desvalorizem as atitudes ignorantes e discriminativas. Quando o amor vos bater à porta não tenham medo de ser felizes, custe o que custar! Acordem para a vida!
Marco e Céu
