Está aqui

Acrescentar um item no menu "enviar para"

por Fernando Nunes
Categoria do truque/dica:

ACRESCENTAR UM ITEM AO SUB-MENU ENVIAR PARA

O sub-menu enviar para

O item “enviar para”, é uma das opções que ficam disponíveis, no menu de contexto, quando uma janela de uma pasta está aberta, e que pelo menos um dos seus objectos está seleccionado.

Por exemplo se tivéssemos a janela da pasta “os meus documentos” aberta, e dentro da mesma o ficheiro “dicasdolerparaver.doc” seleccionado, ao pressionarmos a tecla de aplicações, (equivalente ao botão direito do rato), seria activado um pequeno menu de contexto, com várias opções, entre as quais “enviar para”. No referido item, “enviar para”, se pressionarmos seta direccional à direita, se abrirá mais uma lista de opções, já que se trata de um sub-menu. Algumas das opções que poderão estar presentes são:
• Ambiente de trabalho (criar atalho)
• Destinatário de correio
• Pasta comprimida (zipada)
• Disquete de 3½ (A:)
• Unidade de DVD/CD-RW (D:)
Todas estas opções podem variar, dependendo por exemplo dos programas instalados na máquina, assim como em função do próprio sistema operativo, ou ainda dos próprios items que o utilizador possa ter acrescentado ao sub-menu “enviar para”. Já quase todos nós alguma vez, utilizámos um dos recursos que nos oferece esse amigável sub-menu, por exemplo ao seleccionarmos ficheiros numa pasta, dos quais queríamos enviar uma cópia para a disquete, só teríamos de dar Enter, no item “Disquete de 3½ (A:)”.

Para quê acrescentar items ao sub-menu “enviar para” ?

Por exemplo se tivéssemos constantemente, a fazer cópias de ficheiros espalhados por várias pastas do nosso PC, para a pasta ”encomendas do mês”, mais um item no sub-menu “enviar para”, que nos permitisse enviar uma cópia dos ficheiros para a referida pasta, seria muito bem vindo, pois não teríamos a necessidade de ter a janela da pasta “encomendas do mês”, aberta e estar constantemente a pressionar Alt + Tab.
Para me facilitar o trabalho, criei em vários computadores na rede da Fundação Raquel e Martin Sain, um item, para fazer cópia de segurança de várias pastas, e assim ao dar Enter no item, lá vai uma cópia para a pasta “segurança” do computador “Apolo”. É mais rápido do que navegar pela rede.

Acrescentando um item

Vamos então passar à prática, e acrescentar um item ao sub-menu “enviar para”. A primeira etapa a efectuarmos é abrir a janela da pasta “Sendto”, que contém os atalhos que se encontram em “enviar para”. Para tal devemos aceder “ao meu computador”, por exemplo através do icone da área de trabalho, e navegarmos até à pasta, cujo o caminho é:
C:\Documents and Settings\nome do utilisador \SendTo
Em que “nome do utilizador”, será qualquer nome definido como utilizador. Por exemplo:
• Maria
• Carlos
• Fundação Raquel e Martin Sain
Ou qualquer outro nome.
Se a pasta “Sendto”, não tiver visível, teremos de efectuar as seguintes etapas:
Estando aberta a janela de uma pasta.
1. Pressionar Alt, para activar a barra de menus.
2. Pressionar seta à direita até: Ferramentas.
3. Pressionar seta a baixo até: Opções De Pastas… e teclar Enter para abrir a caixa de diálogo.
4. Pressionar Ctrl + Tab, para avançar para o próximo separador.
5. Pressionar Tab, até encontrar uma visualização
Hierática.
6. Utilizando as setas direccionais, (a baixo), deve de encontrar: Mostrar Ficheiros E Pastas Ocultos, pressione barra de espaços.
7. Pressione Tab até ao botão: Aplicar A todas As Pastas, pressione barra de espaços, e para confirmar volte a pressionar barra de espaços.
8. Pressione Tab até ao botão: OK, e novamente pressione barra de espaços. Nota: que os botões das caixas de diálogo podem ser activados com a barra de espaços ou com Enter.
Lembre-se que os passos apresentados a cima, só precisam de ser efectuados se a pasta “Sendto” tiver oculta na sua máquina, o que provavelmente não será o caso.

Com a janela da pasta “Sendto” aberta

Vamos realizar as seguintes etapas:
1. Pressionar Alt, para activar a barra de menus.
2. No menu Ficheiro escolher: Novo Sub-menu, e pressionar seta à direita, para abrir o Sub-menu.
3. Escolher e dar Enter, no item: Atalho.
4. O primeiro controlo é uma caixa de edição onde poderíamos digitar o caminho completo da pasta para onde desejávamos criar o atalho.
5. Dando mais um Tab, encontramos o botão Procurar, que nos facilita a tarefa, pois escusamos de escrever o caminho completo, pressionamos então barra de espaços.
6. Na visualização Hierática, com as setas direccionais escolhemos a pasta do nosso destino.
7. Pressionamos Tab, até ao botão: OK, e mais uma barra de espaços.
8. Pressionamos Tab, até: Seguinte (botão), e novamente barra de espaços.
9. Agora escrevemos o nome que queremos para o atalho.
10. Para terminar vamos com o Tab, até ao botão concluir, e barra de espaços.
E assim será acrescentado o novo atalho ao sub-menu “enviar para”

Eliminar um item

Para eliminar um item, dentro da pasta “Sendto”, escolha o objecto que deseja eliminar, e pressione a tecla Dhelete, claro que também o pode fazer através do menu ficheiro, o do menu de contexto, que se abre com a tecla de aplicações.

Aqui fica mais uma dica, bem simples mas que poderá ser útil.

Comentários

boa dica, mas como e k eu faço para por o coisito do ambiente de trabalho(criar atalho)?