Está aqui

Comentários efectuados por joana belarmino

  • joana belarmino comentou a entrada "O que é o chamado "viver na escuridão"?" à 16 anos 8 meses atrás

    Amigo querido, somente hoje pude descer da prateleira das ocupações, para ler seu post. Gostei, e queria também meter a minha colherzinha. Gostaria de dizer, que o "não ver", não é propriamente uma falta, mas, uma criação. Sim, porque o "não ver" está constantemente criando algo: uma imagem, um cheiro, um sabor, uma sensação de toque. O não ver, porque está cruscialmente dependente do tátil, cria um trabalho constante de aproximação, de recolha de fatias de mundo, para ir construindo sua própria visão do mundo. O não ver é assim um exercício de afeto, de ternura, e porque não dizer, muitas vezes é também um exercício de violência. Escuridão? Que bicho é esse para o não ver? Não passa de uma metáfora infeliz de poetas e literatos que não compreenderam ainda, a beleza e a paixão que também habita a realidade do ser cego.

  • joana belarmino comentou a entrada "Da leitura de Barriga à Aeróbica Braçal" à 16 anos 10 meses atrás

    Querida Madalena, será por isso que amamos tanto aos livros? Por que os compramos, e passamos horas tentando imaginar o que está ali dentro daquela caixinha cheirosa, cheia de traçados indecifráveis aos nossos dedos? Será que amamos tanto os livros por escanneá-los, desbravar a suor e luta o seu conteúdo? Ser cego é também um exercício de paciência, não é, minha cara? Um exercício de aprendizado. Um exercício de luta!
    Beijos a você, com carinho.

  • joana belarmino comentou a entrada "Interroptores iônicos p poderá restaurar problemas como a cegueira" à 16 anos 10 meses atrás

    Impressionante esta notícia. as neurociências, penso, irão muito longe ainda. Restaurarão a visão em pessoas cegas, povoarão o mundo com criaturas as mais inimagináveis, aliando a genética bio-molecular, as descobertas da física e da química, aliadas à matemática, assim como às importantes áreas da informática e tecnologia. O futuro promete-nos uma aventura assombrosa!

  • joana belarmino comentou a entrada "Sou Joana, Nascida na Fogueira de São João" à 16 anos 10 meses atrás

    Pode deixar, querido Marciel, a escrita é minha arma, meu descanso, meu desafogo!

  • joana belarmino comentou a entrada "Sou Joana, Nascida na Fogueira de São João" à 16 anos 10 meses atrás

    Obrigada, Madalena querida, pela carinhosa acolhida! Concordo contigo em relação ao braille! A nossa escrita pontilhada é o nosso maior legado cultural!
    Um beijo, vou visitar teu blog!

  • joana belarmino comentou a entrada " Mestrado - Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio" à 17 anos 8 meses atrás

    Encontrei os links desejados, porém, quando me dirigi ao da lusófona, recebi a mensagem de servidor não encontrado.

  • joana belarmino comentou a entrada " Mestrado - Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio" à 17 anos 8 meses atrás

    Gostei desta divulgação. gostaria de colaborar, fosse publicando artigos nas revistas, fosse encaminhando meu currículo. Como posso aceder a um contato via correio eletronico? Onde posso ler as revistas mencionadas na divulgação do mestrado?