Está aqui

A primeira cidade a ter guias para os invisuais

por Lerparaver

Penafiel é a primeira cidade do país a ter uma marcação no pavimento de textura diferenciada para cegos, uma decisão política que deu ao município, em Janeiro passado, a possibilidade de hastear a primeira bandeira de prata atribuída a nível nacional, entre 80 autarquias aderentes da Rede Nacional das Cidades e Vilas Com Mobilidade Para Todos. A próxima fase passa pela entrada em vigor de um novo Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação (RUME), extensivo a todo o concelho, e de um plano estratégico de mobilidade total da cidade. Poucos se apercebem da importância das pedras colocadas, em forma de T, nos passeios da principal avenida de Penafiel, mas, graças a essas guias, um invisual consegue detectar a presença das passadeiras e atravessá-las em segurança.

As guias fazem parte de um novo conceito urbano e foram colocadas quando da última remodelação urbana, cujo objectivo foi eliminar barreiras e criar um espaço de mobilidade acessível para todos. "Uma cidade desenhada para uma pessoa com deficiência é uma cidade desenhada para toda a gente", afirma Paula Teles, professora universitária e especialista em mobilidade, responsável pelo Gabinete de Mobilidade da Câmara penafidelense.

Os primeiros passos para a eliminação de barreiras físicas no centro urbano começaram a ser dados há cerca de dois anos, quando, a 23 de Janeiro de 2004, Penafiel se constituiu numa das 30 autarquias fundadoras da Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos, por proposta da Associação Portuguesa de Planeadores do Território. Mais tarde, em Outubro desse ano, a Autarquia constituiu o Gabinete de Mobilidade destinado a planear uma nova concepção de cidade. Paula Teles diz que certos estudos apontam para 2030 um aumento de 25% da população europeia com mais de 65 anos, reforçando ainda mais o papel do turismo sénior como uma das principais receitas. José Vinha

Fonte: http://jn.sapo.pt/2007/04/28/porto/a_primeira_cidade_a_guias_para_invis....

Comentários

Caros amigos, penso que esta tomada de posição por parte dos responsáveis de Penafiel devería ser seguida pêlos autarcas da minha cidade.

Vejam voçês que ando à já uns largos meses a pedir dois sinais sonoros na avenida da boavista, pois considero um pouco perigoso a passagem nas passadeiras naqueles locais e fico sempre a depender de terceiros para efectuar tal travessia... e que acontece?

NADA!!!!

Das duas uma, ou fico a depender de terceiros para atravessar a avenida, ou ... mudo de residência para cidades mais inclusivas...

Deixo os meus parabéns à cidade de penafiel, sabendo que estas atitudes são umas gotas no oceâno!!!

Pedro Lima. LINCE

Pedro Lima

Nem só de coisas más podemos falar. aqui está umacidade que pensa nas acessibilidadespor isso tenho que dar os meus parabens.

Marciel

maciel

Até pode ser verdade, mas para uma Câmara que ganhou o prémio da mobilidade, veja-se a pérola:
O Gabinete da Mobilidade fica no sótão do edifício da Câmara que deve ter p'raí 100 escadas!
Isto é que é MOBILIDADE!
Parabéns senhores avaliadores, só é pena que os interessados, isto é, as pessoas com deficiência não tivessem participado na avaliação.
Parabéns pelas escadas de acesso às piscinas municipais, que têm "carregadores humanos" de cadeiras de rodas:
Parabéns pelas escadas de acesso ao edifício dos Recursos Humanos;
Parabéns enfim pelas escadas de acesso ao edifício da C.M.Penafiel.

Isto é que é trabalhar!