Está aqui

- blog de Shirley Ferreira

Truques e toques de como não enfurecer um cego

por Shirley Ferreira

Depois que se perde a visao, deixamos para tras um mundo que conheciamos para nos aventurar em um outro totalmente desconhecido.
Toda mudança e dificil, mas gratificante, embora nesta fase de adaptaçao seja complicada tanto para nos quanto para os fazem parte do nosso convivio.
Mas passada esta fase tumultuada, ficam as experiencias desta nova etapa de nossas vidas.
Embora as minhas experiencias tenham se dado num curto prazo, posso lhes dizer que foram intensas e proveitosas.
E por achar que tudo que e bom dever ser compartilhado, irei faze-lo no proposito de orientar .
Deixarei aqui algumas dicas de como não enfurecer um cego.
Nao mexa nas coisas de um cego as escondidas , seja para pegar uma blusa ou uma simples bijuteria, nós cegos possuimos radares e seremos avisados no exato momento.
Não coma nada as escondidas so para nao repartir, lembre se de que possuimos um olfato apurado , alem do que isto e muito feio.
Quando um cego estiver no computador a meia hora ,procurando por aquela palavrinha "favorito", se quizer pode ajuda lo, mas nunca lhe diga: nossa mas esta aqui,voce nao viu?
Isto o deixaria cego de raiva e jogaria tudo pro alto literalmente.
Assistindo TV evite risinhos ou comentarios do tipo: nossa !como pode! nao acredito!mas o que é e isto,sem relatar a cena, isto irrita e gera discussões.
Nao faça gestos inadequados diante de um cego,você seria ridicularizado, pois neste exato momento podemos ver suas mãos gesticulando no ar.
Se precisar ir ao banco ou qualquer repartiçao publica onde a fila é grande, nao use da companhia de um cego, só para levar vantagens, isto daria a ele a sensaçao de estar sendo usado.
Se quizer perguntar alguma coisa a um cego, por favor , o faça diretamente a ele, nunca ao seu acompanhante, podemos esquecer as boas maneiras e responder a altura.
Ao tentarmos subir os quatro degraus do famigerado ônibus,que vão se estreitando a cada degrau, evite comentarios tipo, ele e cego, todos ja viram, so voce que nao .
Vamos a uma loja e a vendedora tenta nos vender uma mercadoria encalhada, como sendo o ultimo grito da moda. Querida, voce deveria saber que o cego de hoje e antenado e esta por dentro das ultimas tendencias.
E se puder inclua o em seus passeios e viagens, mas seja gentil e agradavel, sem fazer cara de que esta levando uma mala sem alça.
Lembre se que um cego pode ser uma otima companhia .
Um deficiente visual bem acessorado , pode se tornar , doutor, professor, cantor, ator, musico, atleta ou simplesmente um bom e grande amigo.

Comentários

Olá Shirley!

li mesmo agora o seu post!
São grandes dicas...mas infelizmente a maior parte dos ditos normovisuais ignoram-nas!

Eu sou amblíope, mas por vezes passo por algumas situações constrangedoras...como estas que referiu! Sou estrábica e por vezes, quem não me conhece, pensam que sou cega! Detesto quando as pessoas fazem insinuações pelas minhas costas e põem em causa as minhas capacidades...

Os meus amigos são na sua maioria cegos e o meu namorado é surdocego...
Não vejo onde está o problema, se considero esses amigos os melhores que já tive até hoje. E o meu namorado é fantástico...o homem que toda a mulher sonha ter!!!

Obrigada, Shirley...gostei mesmo muito!!!

Beijos

Olá Shirley,

Realmente nós, os que achamos que vemos, às vezes fazemos asneiras sem querer. Pelo menos eu faço. Mas conheço pessoas cegas que são para mim exemplos brilhantes e que me fazem perguntar muitas vezes "afinal quem é cego aqui?".

Agradeço muito ao Américo com quem partilhei muito tempo estas dúvidas e ansiedades e que me ensinou que não ver com os olhos do corpo abre mais os olhos da alma.

Obrigada, Shirley, obrigada, Américo
Altina

o tem do que agradecer Altina.
Voce me parece uma pessoa espiritualizada, compreende e admira os que exergam com os olhos da alma.
Eu que lhe agradeço.
Beijos.

Voce tem se mostrado uma pessoa especial, seu namorado e um homem de muita sorte.
Gostaria de saber como foi que voces se conheceram.
Beijos...

Olá, amiga Shirley!

O meu amor pelo Marco não tem limites...! Ele é muito especial, amigo, companheiro, carinhoso, culto...dá muito valor aos sentimentos! É também um grande poeta...É perfeito para mim...a surdocegueira não me assusta, aliás, estou a aprender muito com ele e pretendo aprender lingua gestual. Nem sempre ele está com o implante, por isso falo com ele por gestos!

Ó amiga, então não sabe???...
Eu conheci-o aqui no lerparaver! Assim que vi os primeiros comentários dele, senti algo de estranho...como se já o conhecesse...sei lá!

Achei que devia conhcê-lo melhor e começei a participar também. Ele deu-se conta do meu interesse por ele, tornámo-nos grandes amigos e agora somos namorados...eheheheheheh! Já fui casada, depois do divórcio jurei nunca mais casar...mas agora mudei de ideias...! Porque com o Marco, sei que posso ser feliz! Ele ama-me verdadeiramente!

Aliás, pode visitar os nossos blogues aqui no lerparaver! Vai adorar o Blog do Marco Poeta...é ele!
Obrigada pelos elogios...a Shirley também parece ser muito especial...
Beijos, Céu Coelho

Olá Shirley !

Bom artigo ! loool
Nossa, há cegos q se irritam com facilidade, por acaso já reparei nisso !
Claro q devemos ser frontais, e não só com os cegos, mas com toda a gente !
E não os devemos usar !
Já pra não falar na caridadezinha, e nas palavras proferidas pela maioria das pessoas ditas normais, q caem um bocado mal !

Eu tenho imensos amigos cegos e alguns surdocegos, e eles são mto gentis e agradáveis ! loool
Gosto imenso de falar com eles ! loool
Mas claro se não formos minimamente gentis e agradáveis, não seria possível criar relações de amizade tão profundas ! looool

Beijinhos

Apesar de nao conhece lo pessoalmente, te vejo sempre rodeado de amigos, nao e mesmo?
Espero que eles sejam tao amigos , quanto voce e para eles.
Beijos...

Olá Shirley !

Sim, é verdade, tou rodeado de amigos verdadeiros, e alguns graças ao lerparaver e outros graças à Fraternidade Cristã ! loool
Tb tb vais ter oportunidade para me veres ou sentires, ao vivo e a cores ! loool
Tou a falar do super 5, claro, a menos q não vás ! looool

Bjos