Está aqui

- blog de Shirley Ferreira

Acessibilidade um mito

por Shirley Ferreira

De acordo com o resutado das ultimas pesquisas realizadas por mim ,como moradora desta cidade

,por motivos obvios e contra a minha vontade ,nao sera citado o nome da mesma ,assim como o nome do prefeito e das demais autoridades responsaveis.

Acessibilidade e atualmente um assunto muito discutido .

O que seria acessibilidade ,seria a minha cidade acessivel .

Depois de ter perdido a visao ,comecei a me indagar ,sobre acessibilidade ,seria a minha cidade acessivel?

E cheguei a conclusao ,que a minha cidade me proporciona condiçoes para a pratica de esportes radicais .

Sempre adepta da boa forma ,resolvi que faria aquele que melhor me favorecesse . Poderia escolher queda livre ,corrida com obstaculos ,salto com vara ,ou um simples boliche ,sendo que este ultimo ja havia participado com sucesso , e mais ou menos assim ,ao tentar passar por de tras de um veiculo estacionado ,o motorista desatento tenta me acertar como sendo eu uma bola .

Na queda livre ao tentar atravessar uma ponte que liga uma a outra com poucos passos e com um pouco de concentraçao ,consiquirei cair numa altura de uns vinte metros de altura ,pura emoçao .

E o salto com vara é muito facil ,nao exigindo muito do atleta,proporcionando ao atleta pulos graciosos e gritos de euforia .

Mas e na corrida com obstaculos que encontrei tudo que precisava ,pois nas calçadas estreitas, colocados postes ,arvores, degraus e alguns portoes de garagem abertos para fora ,de forma que o deficiente com passos largos ,choque contra ele ,mas mesmo que eu caia ,nao devo desanimar ,pois ainda terao muitos obstaculos a serem atingidos ,e muita adrenalina.

Esqueci de mencionar o basquete ,e muito legal .andando normalmente ,mesmo com pouco estatura tento acertar com a bola ou seja a cabeça a caixa do correio e os orelhoes todos colocados em pontos estrategicos para facilitar a nossa performace .

E concluindo a minha pesquisa ,torno a me indagar .

Sera a minha cidade acessivel ou sera apenas um mito?

Depois de lerem com atençao ,respondam com sinceridade . Obrigada...

Comentários

Olá Shirley !

Não concordo contigo quando dizes q a acessibilidade é um mito !
Não. não é muito, quanto muito é ignorada, inadequada, aquém das espectactivas .... !
O próprio termo acessibilidade é mto amplo, pois engloba acessibilidade nas cidades, na web ... !

Agora, no diz respeito à acessibilidade nas cidades, concordo contigo !
Aliás e mais grave e q não referiste, é quando um DV passa por uma zona de obras sem qq fitas a sinalizar, e cai dentro do buraco, isso é bem mais grave, e pode provocar problemas sérios de saúde !
Claro q os outros, não deixam de serem relevantes !
Onde é q já se viu pessoas normais a ocupar lugares de estacionamento dedicados a deficientes ? Era mesmo dar uma multa na hora, essa gente não aprende !
E depois como eu já vi num video, um cadeirante, teve q passar por cima de 1 carro pq este tava mesmo encostado à parede, quer dizer há coisas inacreditáveis !!!

Agora, cabe a nós denunciar essas situações
Mas falar só não chega, é necessário agir
Como ? Através dos movimentos e obras / associações, fazendo parte delas !
Através de petições, acções de sensibilização ... !
E dando o nosso bom testemunho !
Beijinhos

Em resposta ao seu comentario e em relaçao as obras urbanas, nao corro risco, ja que nesta cidade a muito tempo nao se fazem obras, embora elas se façam necessarias.
No proximo amo teremos eleiçoes para prefeito e vereadores, quando entao aproveito para reivindicar os meus direitos de cidada.Cobrarei a falta de acssecibilidade , nao somente para os deficientes fisicos, mas tambem para os idosos.
Pelos comentarios feitos por voces de Portugal, ve logo que ha uma preicupaçao com a acssecibilidade, enquanto que o Brasil esta apenas enggatinhando.
Parabens Portugal.
Beijos...

Olá Shirley !

Eu sempre pensei q o Brasil estivesse bem mais avançado q Portugal, no q toca a acessibilidadas .... agora dizes-me q tá gatinhar em relação a Portugal .... !
Parece q Portugal não tá mal em tudo, e q ainda há algumas coisas boas ! looool

Shirley, convence-te de uma coisa, não vais tar toda a vida à espera das novas eleições, para poderes denunciar inacessibilidades ... !
As inacessibilidades devem ser SEMPRE denunciadas, independentemente das eleições, dos políticos .... !
Não têm hora nem data, mas sempre q existirem, até q se tornem acessíveis !
Tu individualmente não consegues fazer mta força a esse respeito !
Mas se vos unir-des em tornos desses problemas, concerteza q terão bem força para denunciar essas situações !
E ainda mais força terás, se pertenceres a uma associação / movimento pra deficientes físicos, que se empenhe, todos juntos, a abolir as barreiras, e q faça coisas concretas nessa área !

Pensa nisso !
Beijinhos

Shirley,
Adorei a ironia e o humor do seu post. Afinal sempre se pode, a brincar, reflectir sobre coisas sérias.
Porém, as minhas palavras de hoje não têm como finalidade comentar a falta de acessibilidade. Esse é um facto que qualquer cidadão, deficiente ou não, constata todos os dias.
O meu comentário tem por finalidade parabenizar os seus nítidos progressos na perfeição que está colocando nos seus textos. Por exemplo, já desapareceram a troca de letras nas palavras ou a omissão de palavras no texto.
Os progressos alcançados devem-se seguramente a muito trabalho, persistência e força de vontade. Parabéns Shirley!
Permita-me uma pequena observação: coloque a vírgula e outros sinais de pontuação logo a seguir à última letra da palavra e não antes da palavra seguinte como por vezes acontece.
Um abraço, Shirley

Obrigada pelos elogios e pelas palavras de incentivo, estava mesmo precisando.
Quanto os sinais de pontuaçao, estava seguindo as instruçoes do curso de informatica pela internet.
Queria saber como fazer para achar o ponto certo para inserir ou tirar alguma letra.
Desde ja obrigada ,abraços.

Cara Shirley

Se bem entendi a sua dúvida, o que quer saber é onde colocar o cursor para inserir ou apagar alguma letra.

Ao inserir, as letras surgem antes da letra onde está o cursor. Ao inserir uma letra, o texto que está do cursor para a frente avança por forma a abrir espaço para a nova letra.

Por exemplo se pretende escrever a palavra cego mas esqueceu-se de por o G e ficou ceo, como pretende colocar a letra em falta antes da letra o, então com as setas desloca-se para a letra o e depois pode colocar o g.

Se detectar vírgulas em falta, como pretende colocá-las antes do espaço, então deve colocar-se com as setas no espaço e depois pressiona a vírgula.

Para apagar há duas hipóteses ., com a tecla Delete apaga a letra onde está o cursor. Ou seja, desloca-se para a letra que pretende apagar e pressiona delete. A outra hipótese é utilizar a tecla backspace que apaga a letra que está antes do cursor. A primeira hipótese é mais simples para iniciantes. Com a prática passará a usar a que for mais conveniente em cada altura.

Na verdade a minha dificuldade e de localizar a palavra com o mouse.Quando estou digitando no world, consigo localizar a palavra em questao, mas quando estou neste site, nao consigo localizar a palavra a ser corrigida.
MMas de qualquer forma,obrigada, se puder me responder lhe agradeço.

Olá Shirley,

Creio que não percebi bem o seu problema.

De todo o modo, se trabalha bem com o Word, então pode escrever o texto no Word, tem ainda a vantagem de poder usar o corrector ortográfico, e depois é só copiar e colar no corpo do comentário ou do conteúdo a submeter.

Tinha pensado nesta hipotese, so nao sabia se ficaria bom.
Da proxima vez usarei o Word.
Obrigada.
Abraço.

Olá Shirley,

Tenho andado afastado do meu computador há alguns dias. Por isso só agora vi a sua mensagem.

Creio que a questão que colocou já está respondida pelo Daniel. Há sempre um bom amigo disposto a ajudar-nos. Lembre-se disso e conte sempre connosco.

Um abraço.